Estocolmo - Capital Viking

Na próxima viagem meu destino foi a Suécia, mais especificamente a cidade fundada por Birger Jarl, Estocolmo. A Suécia é um país da Escandinávia que possui fronteira com a Noruega, a Finlândia e Dinamarca alem de ser banhada pelo Mar Báltico e o mar do norte. Dentre os países Nórdicos, a Suécia é o país mais visitado.
Meu passeio em Estocolmo começou pelo parque de Skansen. Skansen é um museu ao ar livre onde há uma reprodução da Suécia de diferentes épocas históricas e zonas geográficas com mais de 150 casas e fazendas. A entrada do parque custa 110 SEK (coroas suecas) ou o equivalente a R$ 35,00. Além do museu, no Skansen também funciona como um parque zoológico, dando abrigo a vários animais da fauna sueca.
Dinheiro sueco
Coroa Suecas, dinheiro local
Skansen
Alce no zoo de Skansen 
Skansen
Família de ursos
Cabanas
Casas rustica da região norte do país
Casa
Casa de madeira trabalhada.
Coelho
Coelho de Itu
torreHá indícios que a Suécia já era povoada durante a Idade da Pedra. Durante os seculos IX e X a cultura Viking prosperou na terra de Odin com o comércio. Excelentes navegadores, os Vikings navegaram para locais como Constantinopla, Islândia e Groenlândia e chegaram a invadir a França e a Inglaterra. 
A cidade de Estocolmo tem sido o centro cultural, político e econômico da Suécia desde o século XIII. A capital sueca é formada por 14 ilhas o que da um charme todo especial a cidade.
Ilhas
Vista de uma das ilhas de Estocolmo
A Suécia é também a terra do sol da meia-noite, fenômeno que ocorre em localidades além do círculo polar ártico ou do círculo polar antártico onde o Sol não se põe durante pelo menos 95 horas seguidas.  Durante os meses de verão, no extremo norte do país não anoitece durante 2 meses. A capital Estocolmo não esta acima do círculo polar ártico, mas não mesmo assim não chega a escurecer completamente durante a noite, nessa foto abaixo temos uma vista da cidade as 1h30 da madrugada....
Estocolmo
Sol da meia-noite em Estocolmo
Estocolmo
Opera de Estocolmo
Metro
Estação de metro = galeria de arte 
Estocolmo
Palácio Real de Estocolmo.
O Palácio Real de Estocolmo (Stockholms slott, em sueco) é a residência oficial da realeza sueca e está localizado na ilha de Stadsholmen, em Gamla Stan (a cidade velha), o edifício é vizinho do Riksdag, o parlamento da Suécia.
A próxima parada na capital sueca foi o museu Vasa localizado na ilha de Djurgården. O Vasa foi um navio de guerra sueco do início do século XVII que naufragou em sua primeira viagem quando deixava o porto. Este navio foi construído a mando do rei da Suécia, sendo projetado para transportar 64 peças de artilharia de diversos calibres e 150 homens o que seria o maior navio de guerra daquela época . Trezentos e trinta e três anos mais tarde, o navio ainda estava no fundo do porto quase que intacto, fato que motivou o resgate do navio e a criação do museu vasa para expô-lo. O preço para visitar o museu é de 130 SEK.
Estocolmo
Museu Vasa
Estocolmo
Detalhes do casco do Vasa
Estocolmo
Lateral do casco do Vasa
Outro ponto que parece interessante é o Nordiska museet (Museu Nórdico),situado próximo ao Vasa. Este museu é dedicado à história do povo sueco e à sua cultura desde da Idade Média até à época contemporânea. Por falta de tempo não visitei esse museu.
Estocolmo
Nordiska Museet - Museu Nórdico
Andando pela cidade, como em quase todos os países que visitei, claro que conheci alguns brasileiros que viviam na cidade. Os dois cariocas trabalhavam vendendo ticket para passeios de barcos na região central de Estocolmo chamado hop on hop off. Conclusão ganhei um ticket na faixa para esse passeio e economizei 260 SEK.
Estocolmo
Vista do Nordiska Museet e do Vasa do Hop on hop off.
Estocolmo
Gamla stan do  Hop on hop off
O Gamla stan, a cidade velha de Estocolmo é o núcleo histórico da capital sueca, construído sobre a ilha de Stadsholmen. Na Gamla stan está localizado o museu Nobel que conta a historia da premiação. Criado por Alfred Nobel o evento premia destaques da sociedade mundial como cientista e políticos  O lado irônico do premio é um homem que fez boa parte de sua fortuna pesquisando e trabalhando com explosivos dar um premio promovendo a paz.....
Museu Nobel
A catedral de Estocolmo (Storkyrkan), local onde o Rei Carlos Gustavo se casou com a Rainha Silvia de descendência brasileira foi fundada há mais de 700 anos.
Lateral da catedral
Estatua de St. Goran - O nosso São Jorge do seculo XV
A prefeitura da cidade de Estocolmo (Stadshuset), construída no começo da década de 1920 em estilo gótico escandinavo é o local onde esta enterrado do fundador da cidade e onde é anualmente realizada a entrega do premio Nobel. Uma das melhores vista da cidade é da torre ali da esquerda.
Prefeitura de Estocolmo
Vista de Gamla Stan da torre da prefeitura
Até meados do século XIX, a gamla stan era referida somente como själva staden ("a cidade propriamente dita"), o que pode ter feito sentido, uma vez que as áreas circundantes eram essencialmente rurais. A partir de meados do século XIX  a gamla stan teve seu nome mudado para nstaden mellan broarna ("a cidade entre as pontes") ou staden inom broarna (" a cidade dentro das pontes"), nome que permaneceu oficial até 1980. O nome gamla stan data provavelmente do início do século XX, altura em que era usado informalmente. Mesmo tendo tido o nome alterado para gamla stan em 1980, a Estocolmo moderna é chamada ocasionalmente "a cidade entre as pontes".
Vista do Gamla stan da torre da prefeitura
Fachada da prefeitura
Gamla Stan ao fundo.
Outro ponto onde é possível apreciar a cidade é o elevador Lacerdansen, infelizmente não lembro o preço para subir no elevador.
Prédios históricos em Estocolmo
Vista do elevador Lacerdansen
Tenho uma Amiga que esta morando em Estocolmo e iniciou seu blog, quem quiser entrar em contato com ela ou curtir suas postagens clique aqui.


Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

  1. Massa! Deu vontade de conhecer Estocolmo!
    Grande Birger Jarl!
    Rpz, você tava rico lá hein?
    A casa de Madeira é muito linda!
    Coelho de Itu... ehauheahuehauehuahuehae O coelho e a pilastra também né?

    Quero ver você agora postar um vídeo pronunciando todas essas palavras em sueco que estão no texto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook