Pisac - Peru

Um dos dias em que que estivemos no Peru, fizemos um passeio pelo vale Sagrado. Para realizar esse passeio contratamos novamente o Jaime por 80 dólares (uma van para 10 pessoas, quem quiser o contato do Jamie veja a postagem sobre ruínas incas). Passamos o dia todo com o guia(das 8h30 ate 20h30).
Incas
Mirante no vale sagrado dos incas
Neste passeio, visitamos as cidades de Ollantaytambo, Chinchero, Moray e a cidade de Pisac. Nesta postagem, irei somente falar sobre Pisac, as outras cidade serão mostradas em outras postagens.
A visita à cidade de Pisac pode ser divida em duas partes: o povoado na base da montanha e as ruínas incas na parte superior. 
O povoado de Pisac construído em estilo colonial tem como principal atração uma feira livre (acredito que seja a maior da região e com certeza a mais famosa), as coisas encontradas aqui nessa feira são mais ou menos as mesmas que as encontradas em Cusco com exceção a grandes peças de tapeçaria com imagens que dão a impressão de serem 3D. os preço variam bastante, mas tudo é negociável, não se preocupe e tentar pagar o mínimo.... O Jaime também ajudou muito, se uma coisa era cara ele avisava e muitas vezes ele olhava o produto que a gente tinha se interessado e levava a gente em outra loja mais barata para compra-lo.
Mercado de Pisac
O acesso ao sitio arqueológico de Pisac pode ser feito de duas maneiras: pela antiga trilha inca ou de carro onde é possível estacionar bem próximo das ruínas. Em ambos os caminhos é necessário possuir o boleto turístico ou pagar 70 soles para visitar o sitio. Como estávamos com uma criança de 3 anos optamos por subir ate o sitio arqueológico de carro.
Logo próximo ao estacionamento é possível ver os terraços construídos pelos incas usados para o plantio. A visita a esses terraços contornando as montanhas  já valem à visita.
Terraços para plantio em Pisac
Pisac
Outra  fotos dos terraços de plantio inca
A construção de Pisac assim como outras cidades importantes dos incas estão em harmonia com a natureza e remetem a trilogia inca(puma, condor e serpente) onde nesse caso a região tem um formato de Condor. O condor na trilogia inca representa o plano espiritual, os incas acreditavam que era o condor que levava as almas dos mortos para "o lado de lá"......
Em razão dessa crença no sitio arquelógico de Pisac há um cemitério bem no local onde se encontra a asa do condor da ilustração abaixo.

Condor
Ilustração representando o condor da cidade de Pisac [1]
Talvez sendo o 2º sitio arqueológico mais importante do vale sagrado depois de Ollantaytambo, historiadores divergem quanto o real motivo da construção da cidade. Grande parte dos historiadores acreditam que essa cidade construída à mando de Pachacuti para proteger a entrada do vale sagrado de invasores, tese que tem como base os muros da cidade e os pontos de observação. No entanto, assim como mostrado na foto anterior, no local havia um cemitério inca assim como templos e locais para rituais religiosos.
Vista das primeiras ruínas de Pisac
Como citei no inicio do post, é possível acessar as ruínas de Pisac pela trilha inca. Essa trilha tem aproximadamente 5 km (+ ou- 2 horas de caminhada lembrando que estamos a mais de 3000 metros de altitude e o caminho é uma grande subida). 
Antigo portão de entrada da fortaleza de Pisac
Apesar de subir a cidade de carro, fizemos uma parte da trilha para contemplar o vale sagrado. Apesar de vistas fantásticas, a trilha é perigosa com muitos penhascos e escadas construídas pelos incas. Aconselho somente pessoas com um mínimo de forma trilhar esse caminho.
Antigo caminho inca de acesso a fortaleza de Pisac.
Trilha inca para acesso à Pisac
Pisac
Caverna construída pelos incas para acessar Pisac.
Mais uma foto da Trilha inca com vista para o vale.
Escadaria na trilha inca de Pisac
Ponto de observação do Vale onde havia um posto de controle inca impedindo o acesso a Pisac.
Antigo posto de observação de Pisac (Esse é o Jaime, nosso guia).
Foto das ruínas de Pisac ao fundo.
[1] Cusco y el valle Sagrado de los incas- Fernando Salazar - Ausonia - ISBN 978-603-45091-0-8

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook