Qoricancha - Cusco - Peru

Outra atração muito famosa na cidade de Cusco, é o Mosteiro dos Dominicanos. Construído em 1534, o mosteiro foi construído sobre o antigo tempo Inca de Qoricancha.
Qoricancha era o templo mais importante do império inca templo dedicado ao deus sol e seu nome significa cercado de ouro.
O templo recebeu esse nome por ter seus muros revestidos por folhas de ouro. Alem do revestimento do muro, aqui havia um jardim formado por flores, arvores, pés de  milho e animais em tamanho natural de ouro maciço. Infelizmente sobraram poucas peças de ouro desse jardim, a maioria foi roubada por Pizarro e seus homens na conquista de Cusco. Ainda é possível ver um espiga de milho em ouro exposta no museu Inka.

templo do sol
Entrada para o mosteiro.
Na lateral do convento, onde hoje existe um gramado, era o local onde se localiza o jardim de ouro. Neste local é possível ver 3 estilos de construção:
Pré-inca - parte inferior do templo (próximo ao gramado) onde é possível ver pedras sobrepostas sem grande polimento e com espaços entre os encaixes.
Inca - na parte intermediaria do templo é bem destacada pelo cor das pedras (cinza escuro) e pela perfeição no encaixe das pedras. 
Barroco espanhol- Parte superior da construção onde foram usadas pedras retiradas de outros templos.
koricancha
Vista lateral do mosteiro local do antigo jardim de ouro.
No interior do mosteiro (entradas 10 soles), a visita começa na igreja do mosteiro onde não é permitido tirar fotos e em seguida passamos para o claustro do convento.
Santa Catalina
Claustro do mosteiro dos dominicanos.
Corredores do claustro do mosteiro de São Domingos.
No claustro do mosteiro, alem de obras de arte da escola cusquenha ainda há vestígios das construções que faziam parte do antigo tempo de Qoricancha. Alguns detalhes detalhes da construção do são impressionantes, a primeira delas, como já citando em outras postagens é a perfeição com que as pedras são encaixadas. Não é possível colocar uma agulha entre as pedras dessas construções.
Os principais templos como os templos dedicados ao raio e ao arco-iris tem um alinhamento perfeito de suas janelas e todas as paredes dos templos eram inclinadas o deve dificultar muito a construção.
Construções com janelas alinhadas.
Muros inca
Antigos muros do templo incas
Runas Inca
Acabamento perfeito entre as pedras
Assim como aconteceu com a igreja dos jesuítas, o mosteiro sofre bastante com o terremoto 1650, terremoto que não abalou as construções incas no interior do mosteiro. As pedras usadas nos templos, alem de extramente polidas, possuíam algumas travas (que não ficavam visíveis) e estabilizavam os muros mesmo durante os terremotos. Ao ver a pedra abaixo lembrei dos Legos que tinha quando criança. 
muros inca
Pedra "LEGO" usada nas paredes dos templos incas 
Encaixe das pedras do templo do sol
Dos poucos objetos de ouro do templo só sobrou essa placa com aproximadamente 1 metro com a representação dos principais elementos da cultura Inca como inti (sol), pachamama (terra), o cruzeiro do sul, a trilogia inca, etc....
ouro inca
Placa de ouro com principais deuses incas
Qoricancha com certeza é a visita imperdível na cidade de Cusco. O ideal nesse passeio é ir com um guia, normalmente na entrada do mosteiro há guias credenciados que não cobram caro para acompanhar a sua visita e irão mostrar detalhes que para visitantes sem guia passam despercebidas.....
Ultima foto de Qoricancha antes do retorno ao Brasil!!!!!!
templo do sol
Adeus a Qoricancha .

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!

Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook