Morro Branco - Praia das falésias coloridas

Continuando nossa Série sobre o Ceará (outras postagens sobre o Ceará clique aqui) irei mostrar 2 praias e uma lagoa: Morro Branco, Praia das Fontes e a lagoa do Uruaú, todas 3 localizadas no município de Beberibe e a 90 km de Fortaleza. O acesso a cidade pode ser feitos das mesmas maneiras citadas na postagem de Canoa Quebrada
Inicialmente, região de Beberibe foi habitada por índios Potiguaras. Durante o século XVII, as primeiras missões militares de religiosas chegaram a região para catequização dos indígenas. Em 1961 o governo português concedeu terras na região para o plantio da cana de açúcar. Nesta época um pescador (Luis Gama) vindo da região de Canoa Quebrada "fundou" uma vila de pescadores próxima à praia de Morro Branco.
Morro Branco
Capela de São Pedro - Padroeiro dos pescadores
Com estrutura razoável (quiosques, bares, e pousadas), a grande atração de Morro Branco não é sua bela praia, mas sim um patrimônio natural do Ceará conhecido como labirinto de falésias. 
Morro Branco
Vista da praia de Morro Branco
A origem no nome Morro Branco é devido a uma grande duna de areia branca que havia na região. No entanto, nesta praia é possível encontrar areias com 12 cores diferentes. Devido a essa diversidade de cores, a região de Beberibe é conhecida pela silicografia (arte de desenhar com areia).
Artesanato areias coloridas
Artesantado em com areias coloridas
As areias coloridas podem ser encontradas no chamado labirinto de falésias. É bem fácil acessar as falésias sem um guia, pois a partir da praia há placas indicando o caminho. O nome labirinto de Falésias é devido ao grande numero de caminhos entre as falésias. Vou deixar as fotos "falarem" do local.
Morro Branco
Placas indicativas do labirinto.
Morro Branco
Algumas amostras de areia retiradas no labirinto.
Morro Branco
Caminhada entre as falésias.
Morro Branco
De noite o hotel se transforma no motel Kalando... :)
Morro Branco
Diferentes tons visíveis de areia.
Morro Branco
Fim do labirinto na praia.
 Quem optar por contratar um passeio de Buggy, pegará o buggy na praia (após sair do labirinto) com destino a chamada Praia das Fontes. A praia das fontes é bem parecida com a praia de Morro Branco, tirando uma gruta que nem sempre esta acessível devido à maré. Sinceramente não acho que esse passeio é indispensável para os viajantes.
Praia das fontes
Chegada a Praia das Fontes
Falésias
Passeio de buggy na praia das Fontes.
 Não conseguimos entrar na gruta (maré alta) e o próprio bugueiro não parou nas fontes devido ao grande numero de turistas. Quem quiser ver como são as fontes, clique aqui. Após a passagem pela praia das fontes, fomos ate a lagoa do Uruaú. Com o titulo de maior lagoa entre dunas do Ceará (12 km de extensão) o acesso à lagoa também pode ser feita de carro.
buggy
Lagoa do Uruaú
Lagoa do Uruaú
Quiosques rústicos na lagoa do Uruaú
Quem comprar o passeio das 3 praias em 1 dia, sairá da lagoa e seguirá para Canoa Quebrada, mas como comentei em outro post (caso não tenha lido, clique aqui) eu não recomendo esse passeio a não ser que você não tenha mais tempo para visitar essas praias em dias diferentes....
Essa é uma opinião pessoal, com certeza deve ter gente que fez o passeio das 3 praias em 1 dia e adorou, mas pense bem...... :)

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook