Porto - A cidade Invicta

Segunda maior cidade de Portugal, o Porto é mundialmente conhecida por seu vinho. Cidade de grande importância para a criação do estado Português, o Porto presenciou fatos históricos como a expulsão dos mouros, o casamento de D. João I com a princesa inglesa D. Filipa de Lencastre e o nascimento do Infante Dom Henrique, o Navegador (mais informações sobre o infante clique aqui). Em 1832 a cidade foi palco da guerra civil portuguesa quando D Miguel sitiou a cidade por mais de 1 ano na tentativa de vencer seu irmão liberal Pedro IV  (D. Pedro I no Brasil). Devido a bravura de seus habitantes e dos soldados comandados pelo nosso D. Pedro I que resistiram fortemente a fome e aos bombardeios impostos por D. Miguel e seus mercenários (fato ficou conhecido como o cerco do Porto) e ao ato heroico que fez com que as tropas liberais expulsassem os sitiadores, a Rainha D. Maria II concedeu o titulo de Invicta à cidade do Porto.
Rio D'ouro
Cais de Gaia com barcos transportadores de barris.
Como chegar:

Avião - O aeroporto Sá Carneiro é o principal acesso para viajantes que estão fora de Portugal. Os principais pontos positivos desse aeroporto são: 
           - Acesso ao aeroporto que pode ser feito de ônibus ou de metro.
           - Empresas low cost como Ryan air e Easyjet operam neste aeroporto.

Ônibus - A cidade do Porto oferece opções de ônibus para vários destinos portugueses ou para outros paises. Para consultar os destinos, horários e preços dos trajetos nacionais acesse o site da rede expresso quanto aos destinos internacionais consulte a empresa Inter Norte.

Trem - A estação de trem do porto oferece opção de transporte para cidades como Lisboa, Coimbra, Guimarães, Aveiro e Braga. Os trens que fazem os trajetos mais distantes são chamados de intercidades. Para obter informações sobre preços e horários clique aqui  para acessar o site da Cia de trem portuguesa.

Carro - A principal rodovia de acesso ao Porto é a A1 para quem vem do sul ou A28 para quem vem do norte.

A cidade do Porto é um charme. Desde seu centro histórico com seus prédios de 4 ou 5 andares, passando pela sua catedral, as diversas igreja com suas fachadas de azulejos, a imponente torre dos clérigos e terminando no seu cais, cada rua e esquina é uma energia só. Não se assuste quando andar na rua e ver/ouvir duas pessoas falando alto (parece que estão brigando) esse é o normal do pessoal do Porto.

Visita a Ribeira

A cidade do Porto esta localizada a margem do rio Douro, fato que foi extramente importante para o desenvolvimento econômico da região. O rio que estabelece a fronteira entre a cidade do Porto e a cidade de Vila Nova de Gaia era usado para transportar o vinho que vinha da região conhecida do alto do Douro para ser estocado nas caves (adegas) localizadas na margen do rio em Vila Nova de Gaia. O vinho do porto foi "inventado" por um inglês que tentava conservar o sabor do vinho por mais tempo e assim exporta-lo para países mais distantes. Nessas experiências ele notou que a adição de conhaque ao vinho dava um excelente paladar a bebida e ainda à conservava por muito mais tempo. Estava ai criado o mundialmente famoso Vinho do Porto.
Porto
Vista da Ribeira do Porto e da Ponte Luis I.
Para quem quiser realizar um passeio ao longo do rio, no cais tanto do lado do Porto quanto do lado de Vila Nova de Gaia é possível contratar um passeio conhecido como "passeio das 6 pontes". Com aproximadamente 50 minutos de duração o passeio custa 10 Euros e passa por 6 pontes ao longo do Douro. Ao contratar o passeio, algumas empresas oferecem visitas gratuitas a uma cave de vinho do porto. Na minha opinião, se não fosse a visita a cave, não vale a pena o passeio.

Visitas as Caves do Vinho o Porto

Cave da Sandeman no cais de Gaia.
Turismo obrigatório para os turistas, os preços das visitas variam entre 5 e 20 Euros dependendo da Cave. Em todas as caves a visita segue mais ou menos o mesmo roteiro. Um guia explica sobre o processo de fabricação dos diferentes tipos de vinho do porto (Branco, Ruby e Tawny) enquanto visitamos o local onde o vinho é armazenado. Após as explicações os visitantes são convidados a realizar uma degustação dos vinhos produzidos pela casa.
Churchill's
Pipas com 45000 litos da Churchill's.

Churchill's,
Degustação do vinho Churchill's.
Calem
Visita a cave da Calem.
Eu já visitei 2 caves (Calem e Churchill's) em ambas eu ganhei o convite. A Calem é mais antiga e possui mais historia que é muito bem explorada pelos guias, mas ambas tem bons vinhos. Ao contrario do que os viajantes pensam, os vinhos nas caves podem custar mais caros que em mercados. Fique atento.

A Sé do Porto - a Catedral do Porto começou a ser construída no século XII sofrendo muitas alterações ao longo do tempo onde ouve uma variação de estilos como romântico (fachada principal) gótico (capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários) e barroca (fachada lateral).
Porto
Fachado da Catedral do Porto
Ao lado Sé há uma estatua de Vilmara Peres. Vilmara foi um conde Galego que foi responsável pela repovoação da região entre o Minho e o Douro e se tornou o primeiro conde de Portucale (antigo nome da cidade do Porto) condado que mais tarde originou o nome Portugal.
Vilmara também foi o fundador de uma pequena fortaleza/feudo chamada de Vimaranis que depois veio a se chamar Guimarães e foi a cidade onde posteriormente nasceria o primeiro Rei Português D. Afonso Henriques.
Porto
Estatua de Vilmara Peres.
Praça dos Leões- O nome oficial da praça é Praça Gomes Teixeira em homenagem ao primeiro reitor da Universidade do Porto o matemático Francisco Gomes Teixeira. Apesar da homenagem ao reitor, a praça é popularmente conhecida como praça dos leões. 
O motivo pelo qual a praça leva o nome do primeiro reitor da Universidade do Porto é que o prédio da reitoria também esta localizada nesta praça. Construído no estilo neoclássico o edifício que inicialmente foi construído para ser a sede da Academia Real de Marinha e Comércio que mais tarde se tornaria Academia Politécnica do Porto serviu como hospital durante o cerco do Porto (1832-33). Hoje alem da reitoria o edifício abriga o Museu de HISTÓRIA NATURAL do Porto. Com entrada gratuita, o Museu esta dividido em Museu de Ciência, e dos Museus de Zoologia, Ciências Geológicas e Arqueologia e Pré-História do Instituto de Antropologia.

Porto
Reitoria da Universidade do porto na praça dos leões.
O apelido de praça dos leões é devido à fonte localizada no centro da praça. Apesar da referencia aos leões as figuras representadas na fonte são grifos (figura mitológica 1/2 leão e 1/2 Águia que chocava ovos de ouro e protegia tesouros). Uma curiosidade sobre a fonte dos grifos é que a escritora de Harry Portter teve a ideia de criar a casa de Grifinória (Casa de Harry em Hogwarts) após uma visita a essa praça. Alem da casa de Harry, as escadarias da casa foram inspiradas nas escadas da livraria Lello e irmão que também esta localizada também na praça. Como não é permitido tirar fotos no interior da livraria deixo aqui o link de um blog com fotos do interior da livraria clique aqui.
Grifos
Fonte dos leões, quer dizer Grifos...
O lugar (livraria) esta em ótimo estado de conservação, com certeza vale muito a visita. Fiquei tão admirado com o local que comprei alguns livros como uma maneira de agradecer o "Sr. Lello e seu irmão" pela obra de arte aberta ao publico.
Porto
Lello e irmão tradicional livraria do Porto.
Nas proximidades da praça dos leões esta localizada a igreja do Carmo e dos Carmelitas.
Fonte dos leões vista para igreja do Carmo.
Igrejas - Em Portugal de maneira geral as igrejas são algo digno de visita independente de sua crença. Na cidade do porto não é diferente, alem da catedral da Sé temos vários exemplares que podem ser visitados onde em boa parte são mescladas a arte sacra e os famosos e tradicionais azulejos pintados em Portugal. Destaque para a igreja do Carmo e a Igreja das Carmelitas localizadas em frente a Reitoria da Universidade do Porto.
Porto
Fachada da igreja das Carmelitas (esquerda) e Igreja do Carmo (Direita).
Porto
Igreja das Carmelitas e Igreja do Carmo vista da praça da reitoria.
A igreja das carmelitas começou a ser construída em 1616 e foi finalizada em 1650. A igreja foi construída junto com o Convento da ordem dos frades Carmelitas descalços. Com a extinção da ordem o nome da igreja foi mantido e o edifico em anexo onde se localizava o convento foi cedido para a Guarda Nacional republicana (GNR). O interior da igreja em talhada dourada é construída em uma mescla do estilo barroco e rococó.
Porto
Interior da igreja das Carmelitas.
A igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de N.ª Sr.ª do Carmo foi construída entre 1755- 1768 no estilo barroco e rococó. Assim como as outras igrejas no estilo barroco/rococó a igreja é muito bela e rica no seu interior. No entanto o destaque dessa igreja fica no exterior do edifício. A fachada lateral da igreja possui um painel de azulejos que é considerada a maior cena em 1 único painel de azulejo de Portugal (e talvez do mundo) que representa a fundação da Ordem do Carmo.
Igreja do carmo
Fachada de azulejo da igreja do Carmo.
Porto
Dimensão da fachada de azulejo.
Torre dos Clérigos - Construída a pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres entre os anos de 1754 e 1763 a torre faz parte do edifico onde foi construída a enfermaria e a igreja dos clérigos. Sua igreja foi a primeira igreja em formato oval de Portugal e alguns historiadores dizem que esse formato foi inspirado na igreja de Santiago de Valeta, em Malta. A torre propriamente dita possui 75 metros de altura e já foi o edifício mais alto de Portugal. A visita à igreja é gratuita e a subida na torre com seus 240 degraus custa 3 Euros por pessoa.

Porto
Torre dos Clérigos. 
Igreja de São Francisco - Apesar da modesta fachada construída no estilo gótico, a igreja de São Francisco que começou a ser construída no ano de 1383 impressiona pelo seu interior. A exemplo da igreja de São Francisco no Pelourinho (caso queria conhecer clique aqui) a igreja da ordem dos franciscanos no Porto também possui o interior todo recoberto de ouro. Dizem que todo aquele ouro que impressiona qualquer visitante foi trazido do Brasil na época colonial.

Avenida dos Aliados - A avenida dos aliados é o local escolhido pelos os portugueses para suas celebrações. Com aproximadamente 250 metros de extensão a avenida é dividida ao meio por uma praça que vai desde a câmara municipal ate a praça da liberdade. Ao longo da avenida é possível ver alguns edifícios em granito do inicio do século XIX o que faz do conjunto arquitetônico um prato cheio para os amantes de arquitetura
Na praça da liberdade temos uma estatua equestre de nosso D. Pedro I de 10 metros de altura onde nosso imperador esta segurando a Carta Constitucional de 1826 (Constituição Portuguesa). Na base da estatua há uma placa que remete a entrega do coração de D. Pedro I aos padres da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa. Tamanho foi a identificação de nosso 1ª imperador com a cidade do Porto durante o cerco do Porto que ele pediu para deixarem seu coração na cidade após sua morte. Com o falecimento, seu desejo foi realizado por sua esposa e imortalizado nesta placa. Quem quiser ver a urna localizada na igreja da Lapa que contem coração de D. Pedro I clique aqui para assistir um vídeo no youtube.

Porto
Avenida dos Aliados - Praça da independência.
Porto
Câmara municipal do Porto.
Praias - A cidade do Porto ainda oferece algumas opções de praias. Evidente que raramente um Brasileiro irá entrar nas praias nesta região do Atlântico devido a temperatura da água pois mesmo no verão a água consegue ser fria que as praias de SP no inverno. Para acessar as praias basta seguir a avenida paralela ao Douro, apos a foz do rio já temos a primeira praia chamada praia da Foz do Douro.
Porto
Praia na saída da foz do Douro.
Na praia da Foz do Douro encontramos o Forte de São João Batista da Foz. Construído entre 1557-78 no reinado de D. Sebastião faziam parte da estrutura um mosteiro e a igreja dos beneditinos de Santo Tirso. Em 1640 o forte passou por uma modernização supervisionada pelo Engenheiro francês Charles Lassart que aumentou seu poder defensivo. Após o cerco do Porto onde o novo forte ajudou a defender navios que traziam alimentos para a cidade, o local foi perdendo sua a função defensiva e se tornou uma prisão politica.
Porto
Forte de São João Batista da Foz.
Gastronomia:

A cidade do Porto oferece ótimas opções em gastronomia. Segue aqui alguns pratos típicos do Porto:


Com certeza o prato com mais historia nesta rica gastronomia é as Tripas à moda do Porto. Esta especialidade é feita com carnes e tripas enchidas com feijão branco. Conta a lenda que quando o Infante D. Henrique foi invadir a cidade de Ceuta (atual Marrocos) pediu aos moradores do Porto todos os alimentos possíveis para carregar seus navios. Como toda a carne da cidade foi salgada e enviada nos navios restaram somente as tripas para os moradores da cidade. Com a necessidade e a fome, os moradores do Porto criaram esse prato para aproveitar essas tripas. Foi nesta época que os moradores do Porto ficaram conhecidos como Tripeiros.


Bacalhau à Gomes de Sá - Tipico prato do Porto com lascas de Bacalhau, azeitonas, alho, azeite e ovos cozidos este prato foi batizado com o nome do cozinheiro que inventou a combinação. Apesar de não ser o meu prato de bacalhau preferido, o Bacalhau à Gomes de Sá foi finalistas do concurso às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.

Francesinhas (Obrigado pela dica São)- O sanduíche é feito com diversas carnes como salsicha fresca, presunto, calabresa e bife e queijo derretido e é servido com um ovo estrelado, batata fritas e um molhe feito de cerveja tomate e piri-piri (molho de pimenta). Altamente recomendado, a francesinha da foto abaixo foi servido no restaurante Unipessoal (L. Sampaio Bruno, 25 V.N.Gaia- duas ruas após a cave Ramos Pinto) e custou 8,15 Euros (valor estava incluso 1 Francesinha +1 refrigerante + café após refeição).
Porto
Francesinha lanche tipico do porto.
Outra opção muito apreciada pelos tripeiros é comer um Chouriço Assado com vinho do porto nos bares situados na ribeira.....

Hospedagem:

Pessoalmente nunca me hospedei na cidade. Em todas minhas visitas à cidade ou fiz bate e volta ou fiquei na casa de parentes. No entanto selecionei algumas opções de hospedagem.

Porto Wine Hostel - Com preços variando entre R$ 40,00 nos quartos compartilhado e R$ 150,00 a suite o hostel fica próximo a praça dos Leões.

Yes! Porto Hostel - Com quartos compartilhados custando aproximadamente R$ 60,00 o hostel fica próximo a estação de trem que sempre é uma boa opção.

So Cool Hostel Porto - Localizado em uma das principais avenida do Porto (Av. Boa Vista) o locar possui quartos de R$ 140,00 (suite) e R$ 48,00 nos quartos compartilhados.

Porto
Ribeira do Porto- Vista para a Sé do Porto.

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

  1. Ficar em Hotéis no Porto é uma experiência magnífica para explorar a cidade. Recomendo a todos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook