Lille - Bienvenu Chez le Ch'tis

Quarta maior região metropolitana da França (perde para Paris, Lyon e Marseille) a cidade de Lille esta localizada na fronteira com a Bélgica (norte da França) na região chamada Nord-Pas de Calais. Devido sua localização, a cidade de Lille sofre muito com as chuvas e com as baixas temperaturas durante a maior parte do ano (raramente passa de 28 ºC no verão) fato que faz com que a maioria dos franceses não se sintam muito atraídos pela região. 
A lenda da fundação da cidade começa em 620 quando o príncipe de Dijon Salvaert e sua esposa grávida Ermengaert cruzavam a região a caminha da Inglaterra. No trajeto o casal foi atacado por Phinaert o gigante. Salvaert  foi morto e sua esposa fugiu para a floresta conseguindo abrigo na casa de um eremita onde teve seu filho. Após a morte de Ermengaert(em outra versão Ermengaert foi presa por Phinaert), o velho eremita criou e batizou a criança com o nome: Lydéric. Ao saber de suas origens e dos motivos da morte de seu pai, Lydéric saiu a procura do algoz de sua família encontro-o na corte de  Dagoberto I em Soissone. Lydéric desafia Phinaert a um duelo onde que resulto na morte do "vilão". Após o duelo todas suas terras de Phinaert  foram herdadas por Lydéric que funda a cidade de Lille em 640.
Lille
Grand Place de Lille destaque para o edifício da Vieux Bourse.
Já no inicio do século IX a região conquistada por Lydéric se tornou parte do condado de Flandres que teve seu ápice econômico no século XIV com o comercio de manufaturas têxteis. No século XV, o condado foi anexado ao ducado de Borgonha e no século seguinte, passou para domínio dos Habsburgos espanhóis.
A cultura do Flandres ainda é muito intensa na região e é facilmente notada no sotaque das pessoas e nos hábitos, um exemplo: Em Lille não procure um bom vinho e sim uma boa cerveja. A diferença cultural é tão grande entre as pessoas da região Nord-Pas de Calais e o resto da França que rendeu até um filme sobre isso( A Riviera não é aqui). Quem quiser ver o trailer do filme no YouTube clique aqui.
Durante a 1º e 2º Guerra mundial a cidade foi invadida por alemães mas no entanto não achei nenhuma referencia a batalhas importantes na cidade. Os fatos mais importante relacionada a esse período foi que o General Chalrles De Gaulle nasceu em Lille em 1890 (Quer saber mais sobre a historia do General De Gaulle, clique aqui) e o apelido de Ch'ti que os habitantes receberam devido ao sotaque engraçado.
Lille
Edifício da Mairie de Lille.

Como chegar:

Trem - a cidade de Lille possui duas estações de trem: Lille Frandres e Lille Europe. A partir destas estações é possível chegar à cidade assim como sair da França. As principais opções de destinos a partir de Lille são Bruxelas (30 min), Amsterdan (3 horas) e Londres de Eurostar (1h30). Mais informações sobre preços e horários de trens clique aqui.
Lille
Estação de Lille Flandres.
Avião - Lille possui um aeroporto internacional onde empresas como Ryanair e Easyjet operam. Neste aeroporto também é possível encontrar muitos voos para a África. Para acessar o site do aeroporto e conhecer as empresas que operam aqui clique aqui.
lille
Aquecedores no interior da estação Lille Europe
Carro - Em geral independente da cidade de origem em território Frances, em algum momento os motorista terão que passar pela autoestrada A1.
Lille
Painel gigante dentro da estação Lille Europe.

Gastronomia:

Welsh - Esse apreciado prato do norte é servido com batatas fritas (tudo aqui é com fritas) e possui uma fatia de pão torrado, presunto, ovo e queijo cheddar derretido com cerveja. O preço do prato varia de 12 a 20 Euros.

Carbonade Flammande - Neste prato cubos de carne são cozidos em cerveja escura e muita cebola, alho, tomilho, louro e açúcar mascavo. Mesma faixa de preço do Welsh.

Waffles - Quem curte doce, não deixe de provar esse doce típico da região do flandres. Feito de massa com ovos prensada esta "bolacha" é coberta com chocolate ou Nutella como a da foto abaixo.
Lille
Comendo um waffles de Nutella.
Moules Frites - Um dos principais pratos Belga, as Batata frita com Marisco também são muito apreciado aqui em Lille onde recebem o nome de Moules frites. Em geral os mariscos são cozidos no vinho com muita cebola, mas há outras opções de preparo. O preço do prato pode variar de 8 a 18 Euros.
Lille
Porção de Moules Frites.
Queijos - Assim como em toda França, Lille tem uma grande tradição em Queijos. Não deixe de provar o famoso Maroille, apesar de muito bom,o cheiro é especial..rssss. Caso queira ver uma lista mais completa de queijos da região clique aqui.
Lille
Queijaria de Lille - O primeiro Maroille a gente nunca esquece.
Cervejas - Já deu para perceber que vários partos típicos de Lille são preparados com cerveja. Essa cultura cervejeira se estende também aos títulos da bebida disponíveis para consumo. Alem das cervejas que já começam a serem conhecidas aqui no Brasil como Kwak, Stella, Karmeliet e Leffe, é obrigatório para os viajantes provar a Goudale que em minha opinião é a melhor de todas e a Ch'ti que só pode ser encontrada nessa região. Tenho um amigo que morou em Lille e fez uma postagem sobre as principais cervejas de flandres. Para ler esse post clique aqui.
Lille
Resultado após algumas Ch'ti blonde.
Lille foi uma das cidades que mais gostei de visitar na França. Muito animada provavelmente por sua Universidade receber alunos de toda a França a cidade possui muitos bares onde podemos destacar La Boucherie e o Latina, excelentes cervejas, um boa quantidade de museus e opções simpáticas de visitação:

O que visitar:

O bairro conhecido como Vieolle Lille  (Velha Lille) com sua tradicional Grand place é onde se concentra a maior parte dos museus e pontos interessantes de visitação. Segue algumas opções de visitação e um pouco de história.

Grand Place - Oficialmente chamada de Praça do General De Gaulle (nome a partir de 1944), a Praça é principal ponto de encontro de Lille desde idade média onde no local funcionava o mercado da cidade. Atualmente, é possível contemplar vários edifícios do século XVII dentre os quais, destaque para o prédio da bolsa de Lille (Vieille Bourse).
Construído em 1653 a mando dos banqueiros e comerciantes da cidade, o edifício da Vieille Bourse foi edificado para mostrar o poder o comercio na região. Verdadeira Joia da Renascença flamenga a fachada do edifício possui várias esculturas de dorsos semi-nus talhados em madeira. No interior do edifico há um pátio onde ambulantes vendem livros usados.

Lille
Edifício da Vieille Bourse.
No centro da Praça temos a "Colonne de La Grande Déesse" (Coluna da Grande Deusa). Essa estatua situada na praça desde 1842 celebra a resistência do povo de Lille ao cerco de 35.000 soldados austríacos no ano de 1792 durante as  Guerras Revolucionárias Francesas. A Deusa está com uma coroa que representa as muralhas de Lille, em sua mão direita ela segura estopim que serviu para disparar os canhões contra os austriacos e sua mão direita aponta para a inscrição que diz "À recusa corajosa do presidente da câmara (prefeito) André de Lille de entregar a cidade".
Marché de Noel
Grand place e Colonne de La Grande Déesse.
Lille
Colonne de La Grande Déesse e edificio de La Voix du Nord.
Próximo a coluna da Deusa e a Vieux Bourse, temos o edifício da antigo Jornal "La Voix du Nord". Este jornal foi criado como uma voz de resistência contra a republica de Vichy (Mais informações sobre a republica de Vichy clique aqui). A fachada do edifício possui 28 janelas com os brasões das cidades onde o jornal era publicado. No alto do prédio há uma estatua das três graças que representam as três províncias da região: Flandres, Artois e Hainaut.
Lille
Edifício da La Voix du Nord.
Lille
La Voix du Nord e roda gigante montada para as festividades de natal.
Durante o mês de Dezembro a Grand Place e as ruas próximas recebem o Marché de Noel (feira de Natal) que é considerado um dos maiores da França. No marché de Noel é montada a arvore de natal da cidade, uma roda gigante para diversão dos visitantes, alem de barraquinhas de artesanato, produtos natalinos e comidas..... 
Lille
Arvore de natal e roda gigante do marché de noel.
Lille
Barraca de ovos decorados e matriokas russas.
Opera de Lille - Próxima a Grand Place temos a Praça da Opera. Como o próprio nome já diz, nesta praça esta localizada a Opera de Lille. Construído no estilo Neo-Clássico entre 1907 e 1913 dizem que a fachada foi insperada na Opera de Paris (sei la, mas toda opera falam que foi inspirada na de Paris). No alto da fachada temos a estatua de Apolo Deus das Artes cercado por 9 musas que representam a poesia, a comédia, a tragedia, a musica e outras artes. Nas laterais da fachada há duas estatuas representado a musica (Mulher com a arpa) e a tragédia (mulher com a espada). Quem tiver passando em Lille e quiser visitar ou curti um espetáculo, clique aqui para obter mais informações. 
Lille
Fachada da Opera de Lille.
Grand Place
Opera de Lille e torre da associação comercial
Musée des Beaux-arts - Criado em 1792 pelo pintor francês Louis Joseph Watteau o museus de belas artes de Lille foi um dos primeiros museus da França. Alguns anos depois da criação do museu (1801) Napoleão criou um projeto de vulgarização da Arte onde o museu de belas artes de Lille recebeu obras de artistas como Monet, Goya, Van Gogh, Rodin, Donatelo e Rafael vindas do museu do Louvre e do Palácio de Versailles. Com entrada custando 6,50 Euros o museu é uma ótima opção para uma tarde cultural. Casa queira obter mais informações sobre o museu de belas artes de Lille clique aqui.
Lille
Museu de belas artes de Lille.
Alem do museu de Belas artes, Lille oferece outras opções de museus e seus respectivos preços:

Museu do Hospício da Condessa -Fundada pela Condessa Jeanne de Flandre em 1237, o antigo hospital da cidade é um excelente exemplar da arquitetura do Flandres. No primeiro andar do edifício foi recriada uma tipica casa da região do flandres dos séculos XVII e XVIII. O segundo andar do edifício abriga uma exposição de arte com pinturas e esculturas. Localizado em Vieux Lille o preço da entrada é 3,50 Euros (gratuito 1º domingo do mês). Mais informações clique aqui.

Museu de historia de Natural - Apesar de não ser muito grande, esse é o único museu do tipo no norte da França. Localizado próximo ao metro republique, o preço da entrada é 4,00 Euros (gratuito 1º domingo do mês). Mais informações clique aqui.

Casa de Challes de Gaulle - Este museu é a casa onde nasceu o General De Gaulle. Com preço de 6,00 Euros é possível obter informações sobre o museu no site da fundação De Gaulle. Mais informações clique aqui.

Museu de artilharia - Situado no antigo convento dos urbanistas, este museu conta a historia da defesa da cidade através de documentos, cartas, gravuras e fotos o museu também abriga uma ala com armas, facas de uniformes militares. Próximo ao metro Lille Flandres (Rue des Urbanistes) a entrada custa 6 Euros.

Porte de Paris- Localizada no local onde ficava a porta dos doentes, este acesso à cidade foi usada por Luis XIV em sua visita a cidade quando recebeu do magistrado local a chave da cidade. Após um ano, o tratado de d'Aix-la-Chapelle anexou a cidade a França. Para celebrar o fato, em 1685 Luis XIV ordenou a construção da Porta de Paris no local da antiga porta dos doentes para celebrar a anexação de Lille ao território Frances.
Lille
Porte de Paris e Mairie de Lille.
Citadelle de Lille - Localizado entre os rios Deûle e Bucquet  esta fortaleza militar foi construída pelo arquiteto militar de Louis XIV Sébastien Vauban no século XVII para defender a cidade de Lille. Vauban foi responsável pela criação da arquitetura de defesa onde as fortificações eram defendidas por trincheiras e os fortes tinham formato de estrela. No caso da fortaleza de Lille a estrutura possui 5 balaustres (formando uma estrela de 5 pontas).
Lille
Trincheiras ao redor da fortaleza.
Considerada por Vauban a rainha da fortaleza, hoje a citadelle é ocupada pelo 43º regimento de infantaria leve fato que limita a visitação do interior da fortaleza. A visitação só pode ser realizada os domingos de Maio à Agosto e no mês de outubro das 15hs até 16h30 com custo de 7 Euros. No interior da fortaleza é possível visitar alguns alojamentos, o arsenal, o paiol e a capela real. Quem estiver em Lille nestas datas e quiser visitar a fortaleza é necessário reservar sua visita nos escritório de turismo de Lille e estar as 15hs na Porta Real que foi construída em homenagem a Louis XIV.  
Citadelle de Lille
Porte Royal da Citadelle de Lille.
Ao redor da citadelle há um parque com 60 hectares de florestas conhecida como Bois de Boulogne que serve como opção de lazer para os moradores de Lille. Mesmo no inverno o parque é muito visitado principalmente por corredores e pessoas praticando esportes náuticos. Dentro do Bois de Boulogne há um pequeno zoológico.
Lille
 Monumento aux pigeons voyageurs - Memorial da primeira guerra mundial.


Lille
Passeio com os amigos Antonio de André na noite de Lille.

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook