Etretat - As mais belas falésias da França

A pequena cidade de aproximadamente 1500 habitantes situada na Alta-Normandia é considerada a cidade com as mais belas falésias da França. A antiga vila de pescadores que se tornou um famoso balneário já foi habitada por romanos que construíram aqui um antigo porto. Posteriormente em 911 o local assim como toda a região passou para o domínio Viking por concessão do Rei Carlos, o simples.
Etretat França
Praia de pedras no Etretat.
Etretat
Vieux Marché - Mercado Central da cidade que já serviu de hospital durante as duas Guerras mundiais.
Desde inicio do século VIII os povos do norte conhecidos como Vikings assombrava a Europa continental e chegaram a controlar cidade e/ou regiões como Sicília, Kiev, Islândia, entre outras. O líder Viking Rollo o Andarilho (Hrolf Ganger em nórdico antigo) invadiu o território francês e navegou pelo Sena até Paris onde sitiou  a cidade por mais de 1 ano. Numa estratégia para cessar os constantes ataques e saques Vikings as cidades Francesas, o Rei Carlos cedeu territórios no norte da França ao líder Viking Rollo. Devido a essa influencia nórdica o local ficou conhecida como Normandia, nome que se manteve até hoje.
Etretat - França - France
Por do sol no Etretat - Vista Indescritível da capela de Nossa Senhora.

Como chegar:

Carro - A 200 km de Paris o acesso ao Etretat é feito pela autoestrada A13/E5 posteriormente os viajantes devem pegar a estrada nacional D39 e D81 até a cidade.

Trem - A cidade não possui Gare ferroviária, logo os viajantes que optarem por esse meio de transporte deve seguir para cidade de Le Havre e pegar um ônibus na Gare routièré. Mais informações sobre horário e preços de trens clique aqui.
Etretat
Vista da Praia do Etretat - Capela de Notre Dame ao alto.
Etretat
Falésias do Etretat vista d'Aval et l'Aiguille.
O que fazer/visitar:

Apesar de pequena, a cidade e seus arredores oferecem aos viajantes uma agradável estadia catalisada pela exuberante beleza natural tanto no verão quanto no inverno (Nesta postagem há fotos nas duas estações). Diante de tamanha generosidade da natureza, as principais atividades aqui são os circuitos Randonnée e circuitos VTT.

Circuitos Randonnées - Muito apreciado em toda a região norte e oeste da França, os circuitos de randonnées são tilhas abertas onde turista realizam caminhada para curtir a natureza e belas paisagens do local. Muitas vezes esses circuitos também são usados por amantes de Mountain Bike (VTT aqui na frança) Caso você curta esse tipo de atividade, clique aqui para acessar um site especializado nessas atividades que oferece os principais circuitos de randonnées no Etretat.
Etretat
Etretat - trilha com paisagens magnificas.
Golf Club - Outra atração da cidade do Etretat é o Golf Club que provavelmente possui a vista mais bonita do mundo. Para praticantes do esporte ou curiosos que desejam brincar (não foi o meu caso) é possível jogar uma corrida desembolsando 40 Euros. Para mais informações acesse o site do golf club clicando aqui.
Etretat - França
Circuito de caminha no Etretat passando ao lado de uma das pista de golf.
Capela e Nossa Senhora e monumento Nungesser et Coli - Quem optar por fazer o circuito de caminha partindo para o lado direito da praia, irá passar pela capela de Notre Dame de Garde. A Capela construída em 1854 foi destruída por bombardeios durante a 2º Guerra mundial em 1942 e reconstruída em 1950. 
Etretat
Capela de Nossa Senhora - Etretat.
Próximo a capela, é possivel avistar o monumento em formato de flecha. Erguido em 1963 o monumento foi uma homenagem a Nungesser et Coli dois aviadores que tentaram cruzar o Atlântico Norte abordo de um avião. O monumento simples foi construído num local onde a natureza se destaca. O por do sol deste local é magnifico.
Etretat
O monumento Nungesser et Coli - Etretat
A beleza do local serviu de inspiração para Claude Monet que passou um tempo por aqui e pintou o quadro Etretat: la plage et la porte d'Amont em 1883 (quer conhecer o quadro, clique aqui).

Etretat
Vista dos Arcos do Etretat a partir da Capela de Nossa Senhora.
Quem tiver um pouco mais de tempo há outras opções de visita no local como:

Museu da Cidra -  Localizado num edifício do século XVI o museu conta um pouco da historia da fabricação da cidra. Mais informações sobre o local clique aqui.

Casa de tradições Normandas -  Também localizado num edifício do século XVI o local mostra um pouco da tradições da Normandia. Mais informações clique aqui.

Fazenda e fabricação de Cidra -  A fazenda Pasquier apresenta a fabricação de produtos derivados de maça e pera como a famosa Cidra e o Poire. Para obter mais informações sobre o local clique aqui.

Mais informações sobre as opções de lazer da cidade, acesse o site do escritório de turismo clicando aqui.
Etretat
Praia ao longo do Etretat - Cuidado a maré aqui varia muito e você pode ficar ilhado em alguma praia.
O que comer:

A região é conhecida pela produção de bebidas derivadas de maças e peras onde destaca-se a Cidra. Também nesta região é fabricado o queijo que se tornou um sinônimo da França, o Camembert. Como a região não possui somente queijos e cidras ,segue algumas opções para uma refeição.

Moules frites à la normandie - Por ser uma região litorânea, é muito comum encontrar pratos baseados em frutos do mar. Moules frites são os nossos marisco (mexilhões em Portugal)  cozidos na cidra com creme de leite, muita cebola e tempero.

Coquille Saint-Jacques - Os moluscos "primos" dos mariscos são apreciados pelos chefes de cozinha por seu sabor. Em geral são usados como entradas.

Andouille de vire - Apesar de não ser minha preferencia, este prato é feito com uma salsicha (chamada de charcuterie  aqui na França) enchida com partes do intestino do porco. Não tive a oportunidade de provar um prato com essa salsicha.... :(

Queijos- Apesar dos mais de 300 tipos de queijos existentes na França, os queijos da Normandia tem um destaque todo especial principalmente por causa do mundialmente famoso Camembert que é talvez o queijo mais famoso da França. Alem do Camembert os viajantes devem provar Livarot e Pont-L'Êveque.

Bebidas- Já comentado anteriormente, a região da Normandia é conhecida por suas bebidas derivadas de maçã e pera, não perca a chance de comer uma comida tipica da região acompanhada de uma Cidra, mesmo quem não curte bebidas alcoólicas irá adorar a pedida(a cidra doux tem 2% de teor alcoólico). Um pouco mais forte que as cidras, a região oferece a famoso Brandy Calvados que também é fabricado da maçã e o Poire que tem como matéria prima Peras da região.
Queijo da Normandia
Camembert - O queijo mais conhecido da França é tipico da Normandia. [1]. 
Quem estiver na Normandia não deixe de visitar os Balnearios Deauville, Trouville e Honfleur e as cidades de  Caen (cidade de Guilherme I), as praias do desembarque (2º guerra mundial), Rouen onde nasce a heorína Joanna D'arc e o mundialmente famoso Mont Saint Michel.
Etretat - France
Vista das Falésias e da ponta da agulha - Um dos mirantes do circuito de caminhadas.

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

  1. Tudo ótimo! Adorei as dicas. Mas, atitulo de contribuição: Joana Darc morreu em Rouen enasceu na Lorraine! Em Dom-Re-Mi de lá Pucelle!😉

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook