Vianden - A mais bela residencia feudal da Europa.

Localizada no vale do Rio Our (divisa entre o Luxemburgo e a Alemanha), a cidade luxemburguesa de Vianden impressiona pela exuberante natureza e pelo majestoso castelo medieval. 
O local da atual cidade é habitada desda da época romana onde vestígios de uma fortificação foram encontrados no local do atual castelo. O Primeiro registro documentado da cidade remete ao ano de 698 quando Santa Irmina presenteou a Abadia de Echternach com uma vinha na região da atual cidade. 
Grão Ducado do Luxemburgo
Chegada a cidade de Vianden margeando o rio Our.
Como chegar:

Carro - A menos de 50 km de distancia da capital do Luxemburgo, é possível chegar a cidade pela autoestrada A7. Quem quiser curtir uma viagem "mais verde" passando pelas florestas e bosques da região, deve optar pelas estradas nacionais que N17, N14 e N11 oferecem uma caminho mais curto (porem mais demorado).

Trem - Saindo da estação de trem na cidade do Luxemburgo, os viajantes devem pegar o trem para a cidade de Ettelbruck e pegar o ônibus 570. O preço do trem para Ettelbruck não passa de 15 Euros e pode ser comprado via internet. Mais informações sobre horários e preços de trens no Luxemburgo Clique aqui.
Grão Ducado de Luxemburgo
Centro histórico de Vianden.
A cidade que possui uma das cartas de "Foral" mais antigas da Europa concedida em 1308 por Philip II (conde de Vianden) ficou conhecida na Europa durante o período da idade média pela grande quantidade de artesões (curtidores, tecelões, fabricantes de barris, pedreiros, serralheiros, ourives, etc) que aqui habitavam. Em 1490 esses artesões criaram associações que contribuirão com a prosperidade da região. Com o passar dos anos, a região focou sua mão de obra na indústria de couro e no inicio do século 19 dois grandes curtumes foram aberto na cidade que funcionaram até o ano de 1950. Hoje a economia da região se mantém principalmente por conta do turismo que explora o castelo e as belezas naturais com trilhas, arvorismos, etc. 
Grão Ducado de Luxemburgo
Capela medieval no centro de Vianden.
Até Victor Hugo se rendeu a beleza da região (Quer conhecer um pouco mais sobre o escritor de obras como Notre Dame de Paris e Os Miseráveis, clique aqui). No verão de 1871 após ser expulso da Bélgica, o escritor  passou uma temporada hospedado no castelo de Vianden.
Durante a 2º Guerra Mundial o Local sofreu com a invasão Alemã do dia 10 de Maio de 1940 e serviu como base da 2º Divisão de Panzers que posteriormente invadiria a cidade Sedan na França.
Grão Ducado de Luxemburgo
Praça no centro de Vianden.
Grão Ducado de Luxemburgo
Grand Rue as margens do Rio Our.
A cidade não é muito grande, dá pra visitar os principais ponto em algumas horas onde com certeza as duas maiores atrações da cidade são o teleférico Grão-Duque e o castelo medieval. Para acessar o site do escritório de turismo da cidade e obter informações sobre visitas guiadas clique aqui.

Teleférico Grão-Duque - O teleférico da cidade leva os turistas a ate 440 metros de altitude para poder contemplar a magnífica vista do vale do Our. O preço para usar o teleférico é de 4,80 Euros ida/volta.
Grão Ducado de Luxemburgo
Vista do teleférico Grão-Duque da cidade de Vianden.
O Castelo -  O castelo de Vianden construído sobre as ruínas de uma antiga fortificação romana é considerado uma das mais belas residências feudais da Europa. A construção do castelo no estilo romano e gótico foi iniciada no 11ª século e durou 3 séculos  para ser finalizada.
Vianden - Luxemburgo
Vista do castelo de Vianden.
Grão Ducado de Luxemburgo
Entrada do castelo de Vianden.
Até o início do século 15, o local foi residência dos condes de Vianden que tinham relações com a família real Francesa e com a corte do Império Alemão. A residência conheceu seu apogeu quando o conde Henri I (1220-1250) conhecido como "Conde Sol" e sua esposa (filha do imperador de Constantinopla, ligada a família real Francesa e cunhada o imperador da Hungria) habitavam o local.
Grão Ducado de Luxemburgo
Adega do Castelo de Vianden - Vai um vinho ai?
Após ser herdada pela família Nassau, o local deixou de ser a residência dos condes.A partir do ano de 1530 o castelos começou a entrar em deterioração até que Guilherme I da Holanda dividiu o castelo e vendeu suas partes o que levou o local as ruínas. Em 1977 o Grão Duque do Luxemburgo iniciou  as obras de restauração do castelo.
Grão Ducado de Luxemburgo
Sala com ilustrações/fotos de todos os Condes de Vianden e brasões de armas.
A visita ao castelo de Vianden custa 6 Euros mais informações sobre grupos e guias clique aqui. Quem não quiser um guia, segue algumas informações sobre os principais cômodos do castelo:

Adega - Ao entrar no castelo um dos primeiros locais que visitamos é a Adega do Castelo. Construída em duas naves e formato retangular a cave do castelo possui 300 mts² e recebe algumas festas temáticas ao longo do ano.

Ante-Sala dos Cavaleiros - Construído no estilo gótico do fim do século 14, a sala de 21 mts² abriga uma exposição de armas e armaduras medievais. A partir desta sala é possível acessar a sala dos cavaleiros.
Castelo de Vianden
Exposição de armas na sala dos cavaleiros.
Grão Ducado de luxemburgo
Armadura medieval exposta na sala dos cavaleiros.
Sala dos Cavaleiros - Uma das principais salas do castelo, a sala dos cavaleiros foi totalmente reconstruída e hoje expõe mobiliário medieval. Destaque para os candelabros de latão forjados a mão e a imponente lareira no fundo da sala.
Cidade de Vianden
Sala dos cavaleiros - Castelo de Vianden
Castelo de Vianden
Lareira da sala dos cavaleiros - Castelo de Vianden. [1]
Sala de Jantar e Cozinha medieval - Continuando o passeio dentro do castelo chegamos a Sala de Jantar que possui um acesso para a cozinha. A modesta sala decorada com moveis de diversas épocas da história (comparada com os outros cômodos do castelo) é o local onde os duques de Vianden faziam suas refeições. Passando pela pequena porta por onde os servos passavam, acessamos a cozinha do castelo onde um cena medieval foi reconstruída.
Grão Ducado de Luxemburgo
Sala de Jantar do castelo.
Grão Ducado de Luxemburgo
Cozinha medieval do Castelo de Vianden.
No segundo andar do castelo temos acesso ao a Capela dos Duques construída na base da torre do castelo, o quarto do duque que também apresenta mobiliário de diferentes épocas e a galeria Bizantina com suas seis janelas romanas finamente esculpidas.
Grão Ducado de Luxemburgo
Capela dos duques na base da torre do castelo.
Grão ducado de Luxemburgo
Quarto do Duque - Castelo de Vianden.
Grão Ducado de Luxemburgo
Janelas da galeria Bizantina vistas do terraço do Castelo.
O castelo ainda possui um 3º andar, mas infelizmente perdi as fotos que mostram as duas ultimas salas da visita. Quem quiser ver a planta do castelo e um pouco mais da descrição de cada lugar clique aqui.

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook