Los Penitentes - A mais bela estação de Esqui do Andes

Localizado no coração da Cordilheira do Andes na província de Mendoza - Argentina, a estação de esqui de Los Penitentes esta localizada entre as cidades de Santiago do Chile e de Mendoza de onde partir para esse passeio. Confesso que quando visitei o lugar pela primeira vez, não tinha muita ideia do que iria ver mas posso garantir que aventureiros que gostam de montanha irão se admirar com a beleza deste trecho da Cordilheira...
A primeira parte do trajeto até o alto da montanha é uma paisagem desértica que mais parece um cenários de filmes com pouca vegetação e vilarejos que parecem abandonados. Após alguns quilômetros surgem as primeiras formações rochosas e podemos contemplar a chamada de pré-cordilheira formada por montanhas menores e canyons com 70 ou 80 metros de altura. 
Mendoza - Argentina
Vista da Cordilheira dos Andes - Caminho para Los Penitentes.
Mendoza - Argentina
Vilarejo perdido próxima a pré-cordilheira.
Mendoza - Argentina
Pré-cordilheira dos Andes - Natureza em sua magnitude. 
Quanto mais nos aproximamos da cordilheira, mais belo o cenário fica. A cordilheira é a maior reserva de Cobre do mundo e um grande deposito natural de elementos como Enxofre, Zinco, Ferro, Zinco, entre outros. Toda essa riqueza mineral da cordilheira transforma as montanhas em uma mistura de cores que deixam os visitantes deslumbrados.



Vale das montanhas coloridas, Pré-Cordilheira dos Andes.
Mendoza - Argentina
Cânions na pré-cordilheira com mais de 70 metros de altura e montanhas coloridas.
Como visitei a região no inverno (mês Julho) após passar a Pré-cordilheira e chegar a aproximadamente 2000 mts de altitude a variedade de cores das montanhas vai sendo substituída pelo branco da neve.
Mendoza - Argentina
Transformação da paisagem no alto da montanha

Como chegar:

Normalmente as pessoas que visitam a região contratam em Mendoza a excursão chamada de "Alto da Montanha" que vai até a fronteira Argentina-Chile passando pelo mirante do Aconcágua, a Ponte Inca e a estação de Esqui de Los Penitentes. Vamos as opções de acesso a Los Penitentes.
Excursões - Essas excursões são vendidas em qualquer agencia de turismo e/ou no próprio hotel em Mendoza. Com duração de aproximadamente 11 horas os viajantes embarcam cedinho em micro-onibus e são levados para o passeio gastando aproximadamente 50 US$.
Carro - Para os viajantes que estão de carro, não tem o que errar. Saindo de Mendoza basta seguir pela estrada RN 7 sentido Santiago do Chile até Los Penitentes. Quem estiver em Santiago é só fazer o caminho inverso, no entanto a estrada no lado Chileno a estrada é chamada de R60.
ATENÇÃO - se optar pelo carro para chegar a Los Penitentes, procure se informar sobre as condições climáticas, tempestades de neve são comuns nessa região e dirigir na neve não é tão simples.

Ônibus - Há algumas cias de ônibus que realizam o trajeto de Mendoza - Los Penitentes/Uspallata saindo do terminal de ônibus de Mendoza.Apesar de não achar o site do terminal rodoviário, o preço do ônibus custa em torno de 15 Pesos e dura aproximadamente 4 horas. Para mais informações segue o telefone do terminal de onibus é 431-5000 ou 431-3001.
Cordilheira dos Andes
Alto da montanha - Cordilheira dos Andes.
A excursão Alto da Montanha realiza o seguinte itinerário: mirante do Monte Aconcágua, Fronteira Argentina-Chile, Ponte Inca e a estação de Los Penitentes. No dia que fiz esse passeio, não foi possível chegar a fronteira Argentina-Chile devido a forte nevasca que esta se formando.

Monte Aconcágua - Também conhecido como o Teto da América, os 6961 metros de altitude que garante ao Aconcágua os títulos de montanha mais alta da America, Hemisfério Sul e a maior montanha do mundo fora da Asia (Impossível competir com a Cordilheira do Himalaia). O monte esta localizado no Parque Nacional do Aconcágua que oferece varias opções de passeios para os viajantes. Mais informações sobre o parque e os passeios clique aqui.
Argentina
Acreditem, aqui é o mirante do Monte Aconcágua.
Ponte Inca - Próximo ao mirante do Aconcágua, temos a chamada Ponte Inca. O local é chamado assim devido a lenda que conta que uma tribo inca precisava salvar um integrante de uma doença rara e para isso tinham de atravessar uma ponte que nunca havia atravessada antes. Ao localizar esta formação criada naturalmente pelo acumulo de sais e minerais, os incas atravessaram a ponte e curaram o enfermo. Quer conhecer mais sobre os Incas e seu império, não percam nossas postagens sobre o Peru clicando aqui.
O local da ponte também é uma termas com águas famosas pelo seu poder de cura. Um empresario construiu um hotel ao lado da ponte que foi parcialmente destruído durante uma avalanche. Deste hotel só restou a construção que abrigava os banhos quentes e as saunas naturais.
Alto da Montanha - Argentina
Ponte Inca e edifício das antigas termas.
Los Penitentes- A ultima parada no passeio chamado alto da montanha é na estação de esqui de Los Penitentes. Menos famosa que a sua "concorrente" Bariloche ou Las Penas (que fica aqui próximo), Los Penitentes oferece uma estrutura hoteleira razoável onde um dos hotéis possui um cassino, maravilhosas paisagens, boas pistas para a pratica de esqui e diversão garantida.
Pausa para o Descanso em Los Penitentes.
Alto da Montanha - Argentina
Los Penitentes - Uma joia da natureza no meio dos Andes

A estação de esqui de Los Penitentes oferece uma variação de altitude de 615 metros (altitude na base da estação 2579 metros -  ponto mais alto da estação 3194 metros) e 27 km de pistas (9,7 km de descidas fáceis , 10 km de descidas intermediarias e 8 km com grande dificuldade). O preço para o passe de um dia custa entre 180 a 250 Pesos dependendo da estação. Esquiadores de primeira viagem como eu podem contratar um professor no local por aproximadamente 260 Pesos. Como a grana estava curta, não contratei o professor o que tornou minha primeira experiência com esqui um pouco traumática nos vários sentidos da palavra. 
Aulas de esqui
Minhas primeiras tentativas no novo esporte não foram muito boas.

Ski Los Penitentes
Pistas de Esqui de los Penitentes. Imagem de guiaturismo.
Argentina
Teleférico para El Lomo em Los Penitentes.
Após algumas tentativas de praticar esqui nas pistas fáceis e um pouco de dor no pé por conta do meu pé chato e da bota de esqui, deixei o esporte de lado e aproveitei para apreciar a vista subindo de teleférico até o ponto conhecido como El Lomo onde do local a vista é ainda mais bela.
Argentina
Outra pausa para o descanso em El Lomo.
Cordilheira dos Andes - Argentina
Vista do centro hoteleiro de Los Penitentes.
A quase 3000 metros de altitude este é máximo que uma pessoa que não sabe esquiar pode subir pois até este ponto é possível e descer de teleférico, quem quiser chegar ao cume da montanha deve obrigatoriamente descer esquiando. Já que esquiar que é bom nada, bora brincar na neve.....
Cordilheira dos Andes - Argentina
Precisão na bola de neve.
Los Penitentes
Foto qualquer na montanha

Hospedagens:

Eu não fiquei hospedado em Los Penitentes, no entanto o hostel (Hostel Campo Base) que me hospedei em Mendoza também possui uma unidade aqui em Los Penitentes. Me abriguei no local durante uma tempestade de neve que aconteceu durante nosso passeio (por isso não chegamos na fronteira com o Chile) e achei o lugar super bacana. Se isso ajudar voce na tomada de uma decisão, O Campo Base de Mendoza foi um dos Hostels mais animados que já fiquei, só tenho boas recordações. Para mais informações sobre o Hostel Campo Base clique aqui.
Entrada do Hostel Campo Base na estação de Los Penitentes.
Pausa para o chocolate-quente no hostel Campo-base.
Na volta para Mendoza ainda deu tempo para ver um Condor (que conhecer essa que é uma das maiores aves do mundo clique aqui) que deu um rasante em nosso ônibus e fizemos uma ultima parada na represa de Potrerillos. A belíssima lagoa formada pela represa é a principal fonte de água potável para a cidade de Mendoza. Considerado o deserto ao redor de Mendoza podemos dizer que essa lago é fundamental no desenvolvimento da região.
Mendoza - Argentina
Lagoa de Potrerillos - principal reserva de água de Mendoza.
Cordilheira dos Andes
Guias do Campo base fazendo pose para fotos....

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook