Trier -De Karl Marx ao Santo Manto de Cristo

A modesta cidade localizada no vale do rio Mosela (Mosel) próximo a fronteira do Luxemburgo  é a cidade natal do pai do comunismo Karl Marx (fundador da doutrina do comunismo) e de Santo Ambrósio (Doutor da Igreja). Fundada no ano 16 a.C. pelo Imperador Romano Augusto com o nome de Augusta Treverorum a cidade mais antiga da Alemanha foi o centro administrativo do Império romano na região do vale do Mosela. A atual cidade com pouco mais de 100 mil habitantes possui 8 edificações considerados Patrimônio Mundial da UNESCO.
Hauptmarkt - Praça do mercado ou praça central de Trier- credito da imagem.
Assim como outras cidades da região, Trier cresceu em função do cruzamento de duas estradas romanas que serviam de rota de comercio. Essas rotas de comercio trouxeram prosperidade a cidade que em poucos anos chegou a população de 50 mil habitantes transformou-se em uma das cidades mais importantes do Império chegando a receber o titulo de segunda Roma. No início da era cristã, a cidade foi residência de alguns imperadores romanos incluindo o Imperador Constantino (Primeiro Imperador romano convertido ao cristianismo) que mandou construir uma termas na cidade e outros monumentos ainda visíveis. Com o declínio do Império Romano, a cidade foi pilhada e destruída por Vikings só retomando a prosperidade no século XVII.

Casas medievais  no centro de Trier.

Como chegar:

Trem - Utilizando o trem como meio de transporte é possível chegar a Trier saindo da cidade do Luxemburgo (17 Euros), Colônia (39 Euros),  Saarbrücken (17 Euros), Frankfurt (50 Euros) entre outras. Para mais informações ou compra de bilhetes clique aqui.

Carro - Essa foi a opção que utilizei quando visitei a cidade. Saindo da cidade do Luxemburgo é só seguir a autoestrada E44 por aproximadamente 50 km. Saindo de outras cidades alemãs segue uma lista de possíveis rotas estradas: Saarbrücken o acesso e feito pela E422, Colônia (187 km) acesso feito pela autoestrada B51 e a autoestrada E42 é a opção para os viajantes que vêm de Frankfurt.

Avião - Os aeroportos mais próximos a Trier são os da cidade do Luxemburgo e Frankfurt. Após chegar ao aeroporto o viajante deve escolher uma das opções acima.
Trier Alemanha
Porta Nigra vista da Hauptmarkt.

O que visitar:

Porta Nigra - A impressionante estrutura defensiva romana foi construída no século III e batizada de Porta Nigra (Porta Negra em Latin) na idade média devido a coloração das pedras usadas na construção foi construída entre 186 e 200 d.C. Este monumento que mais parece um forte romano era um quatro portões de entrada da cidade de Trier e servia com fortaleza defensiva. Infelizmente os outros 3 portões assim como o muro da cidade foram destruídos.
Porta Nigra joia romana em Trier- - credito da imagem
Em 1028 o então monge Simeão morou nas ruínas da porta Nigra como eremita. Após sua morte e santificação o local foi transformado em igreja (Igreja de São Simeão) abrigando essa função até século XIX quando a igreja foi transferida e o local foi aberto para visitação.
A visitação a Porta Nigra custa 3 Euros, infelizmente no dia que visite a cidade alem de muita chuva, vários pontos turísticos (incluindo a Porta Nigra) estavam fechados. Para evitar esse tipo de situação clique aqui para ver os horários de funcionamento da Porta Nigra.
Porta Nigra -Antigos portões de acesso a cidade de Trier.
Hauptmarkt  - Centro nervoso da cidade de Trier, a Hauptmarkt é uma imponente praça que servia de mercado no século X. Alem dos belos edifícios medievais e barrocos ao redor da praça, ao centro temos a Marktkreuz (Cruz que simbolizava o direito do local de sediar feiras) e da fonte de São Pedro rodeada pelas quatro virtudes (Petrusbrunnen). Alem de varias lojas que são excelentes opções de compras, o local possui vários restaurantes.
Hauptmarkt - 
Nesta praça ainda é podemos ver belos edifícios como Rotes Haus a casa vermelha construida em 1680 e a Löwenapotheke que é a farmácia mais antiga da Alemanha ainda em funcionamento.
Trier - Alemanha
Petrusbrunnen  representando São  Pedro e as quatro virtudes.
Karl Marx House Museum- Essa modesta casa no centro de Trier foi a casa onde em 1818 nasceu o pai do comunismo Karl Marx (Não sabe quem foi Karl Marx clique aqui). A casa que foi comprada pelo Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) em 1928, confiscada pelo partido nazista e transformada em gráfica até 1947 quando voltou para o SPD.  Em 1983 no 100 º aniversário da morte de Marx, o museu foi aberto com uma exposição que contava a vida o fundamentalista do comunismo assim como a historia do comunismo pelo mundo. Para mais informações acesse a pagina oficial do museu clicando aqui.
Trier - Alemanha
Karl Mark House Museum - Casa onde nasceu Karl Mark e o comunismo.
Dom St. Peter - A história da catedral mais antiga da Alemanha e dedicada a São Pedro começa em 325 d.C. quando o Imperador Constantino mandou ergue uma fabulosa igreja (a igreja atual é 4 vezes menor que a Igreja construída por Constantino) sobre o palácio de sua mãe (Santa Helena) para comemorar o aniversario de 20 anos do seu império. 
Nos séculos seguintes a Igreja foi quase que inteiramente destruída durante as invasões Vikings (que conhecer a terra dos vikings clique aqui), reconstruída parcialmente e em 1945 voltou a sofrer enormes danos durante as batalhas da segunda guerra mundial. Após o período de guerra a Igreja foi fechada para restauração e reaberta ao publico em 1974.
Essa história contada acima é uma versão bem resumida da história da igreja, quem quiser saber mais detalhes dessa história clique aqui.
Trier Alemanha
Dom St. Peter - Igreja mais antiga da Alemanha.
Trier Alemanha
Interior da Dom St. Peter.
Devido às inúmeras reconstruções realizadas no local, o interior da igreja apresenta vários estilos arquitetônicos dentre os quais podemos citar o romântico, o barroco e o gótico. Alem da beleza arquitetônica e grandeza do local, a Igreja de São Pedro possui algumas relinquias históricas como o órgão de 30 toneladas, 16 mts e mais de 5602 tubos, o estuque Barroco do coro oeste e a capela do Manto Sagrado.
Trier Alemanha
Coro Oeste da Igreja de São Pedro
Durante uma das restaurações da Catedral de Trier algumas relíquias católicas foram achadas no local dentre as quais se destacam o suposto prego usado na crucificação de Jesus e a túnica usada por Jesus Cristo no dia de sua crucificação chamado de Manto Sagrado
O Manto Sagrado foi trazido da Terra Santa em uma das peregrinações de Santa Isabel (mãe do Imperador Constantino). Ao retornar a Trier Santa Isabel decidiu guardar a túnica na recém construída igreja da cidade. Durante anos, o paradeiro da túnica era desconhecido até que 1512 restauradores que trabalhavam no altar mor da Igreja acharam a túnica e o prego da crucificação. Atualmente o Manto esta guardado dentro de um belíssimo santuário e excepcionalmente é exposto aos fieis. Quem quiser ver uma foto do manto clique aqui.
Catedral de Trier - Alemanha
Santuário onde esta guardado o Santo Manto de Cristo.
Alem das relíquias sagradas quem visitar o local pode passear pelo claustro da catedral construído entre 1235 e 1270. Por aqui é possível acessar a Liebfrauenkirche (Igreja de Nossa Senhora) construída entre 1235 e 1260 no estilo gótico alemão.
Trier - Alemanha
Claustro da Catedral de São Pedro - Trier Alemanha
Kaiserthermen - Termas romanas- Construída durante o Império de Constantino no século IV o complexo de termal de Trier era o 3º maior do mundo. Após a destruição promovida pelos vikings ainda é possível ver as paredes originais do local onde ficavam as piscinas aquecidas, as fornalhas, os dutos do sistema de aquecimento e as fundações do setor de piscinas mornas e frias. O preço para visitar o local é de 3 Euros. 
Trier Alemanha
Kaiserthermen antigas termas romanas de Trier.
Outros pontos interessantes - Infelizmente não consegui visitar todos os principais pontos da cidade ou por falta de tempo, ou porque estavam fechados. Dentre os pontos turísticos que não visitei se destacam o Kurfürstliches Palais (Palácio eleitoral dos bispos de Trier) com sua fachada rococó a  Aula Palatin que abrigava o trono do Imperador Constantino, o teatro romano conhecido como Amphitheater e a ponte romana sobre o Rio Mosela. Quem quiser acessar o site oficial de turismo da cidade clique aqui e conheça todos os pontos turísticos da cidade..
Trier Alemanha
Fonte no centro da cidade de Trier.

O que comer:

Wurts - Wurts é salsicha em alemão. Há vários tipos de salsichas como Knacker que tem uma pele mais grossa tornando a salsicha mais crocante e a Bratwurst (minha preferida) feita de porco e vitela. São varias as opções de pratos de salsichas onde uma dessa opções é o lanche de salsicha que custa aproximadamente 4 Euros.
Trier Alemanha
Sandwich de Bratwurst na Hauptmarkt - Trier.

Kartoffelklöße- São uma espécie de bolinhos de batata cujo sabor lembra muito um Nhoque. Normalmente servidos com molhos e Bratwurst ou Sauerbraten, o preço do prato pode variar de 9 Euros a 20 Euros.



Sauerbraten - É um assado de carne de veado que foi marinado em vinagre, vinho e legumes. O sabor acido da carne é equilibrado por um molho adocicado. Esse prato que originalmente era feito de carne de cavalo é acompanhado de batatas ou Kartoffelklöße.

Bienenstich - Delicioso bolo alemão com massa e recheio de amêndoas. O preço do bolo pode variar de 1 Euro a 5 Euros dependendo do local e tamanho. Se quiser ficar com água na boca, clique aqui para ver uma foto do doce.

Vinhos - A Alemanha é um pais que tem muita tradição em vinho, mas duvido mundo que voce nunca foi num casamento que serviu um Rieslings (Aquele vinho branco de garrafa azul). As vinicolas que fazem esse tipo de vinho ficam na região do rio Mosela.....

Cervejas - Cada região na Alemanha possui uma cerveja. A região de Trier a cerveja mais famosa é a Bitburger. Fundada em 1917 na cidade de Kyllburg (60 km de Trier) Bitburger é a terceira maior cervejaria da Alemanha. Quem quiser visitar a cervejaria a entrada custa 8 Euros. Mais informações clique aqui.
Trier alemanha
Sauerbraten com Kartoffelklöße - credito da imagem

Onde se hospedar:

Infelizmente não vou poder indicar nenhum hotel para os viajantes que quiserem visitar Trier porque não fiquei hospedado na cidade. Durante minha passagem pela cidade eu fiquei no Luxemburgo na casa de familiares e depois segui de carro para a cidade de Colonia, no entanto, irei deixar algumas opções de hospedagem que achei na net.

Hostelling International- Uma das melhores opções de hostel a rede HI possui um albergue na cidade onde viajantes sozinhos pode dormir por 29 Euros com café da manha includo. Reservas clique aqui.

Hotel Constantin - Localizado a 1km da Porta Nigra o Hotel constantin possui opções de acomodações em quarto duplo por 60 Euros. mais informações clique aqui.


Infelizmente minha passagem por Trier foi rápida e não me preparei o suficiente para essa visita deixando alguns pontos interessantes de lado. Fica a dica para os viajantes, não queiram visitar muitas cidades em curto espaço de tempo, é melhor ver menos cidades mas para aproveitar melhor cada local... Se programar é essencial....
Quem quiser ver o relato de um blog parceiro sobre Trier clique aqui para acessar o blog.

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

  1. Santa Isabel (mãe do Imperador Constantino). Aqui houve um cochilo: a mãe de cosntantibo se chamava Helena (Santa Helena).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook