São Petersburgo - A capital cultural da Russia

Localizada as margens do Rio Neva bela e histórica São Petersburgo que já foi chamada de Petrogrado e Leningrado foi escolhida pela imperatriz Elisabeth em 1757 para sediar a então fundada Academia de Artes da Rússia. Cidade sede de um dos museus mais importantes do mundo (Hermitage) e conhecida por suas operas e balés foi berço ou a cidade de coração de personalidades como Dmitri Shostakovitch (compositor que dedicou sua 7º sinfonia a cidade),Vaslav Nijinski, Rudolf Nureev e Anna Pavlova (maiores bailarinos russos), o escritores Alexandre Pushkin, Fiódor Dostoievski (baixe seus livros aqui) e Leon Tolstoi que escreveu clássicos mundiais como Guerra e Paz e Anna Karenina. Como diz o ditado popular, o conjunto da obra descrito acima garante a São Petersburgo o titulo de capital cultural da Rússia.
São Petersburgo - Russia
Estátua equestre de Pedro - O Grande em São Petersburgo.
A cidade cujo nome homenageia São Pedro foi fundada por Pedro - O grande (1º imperador do Império Russo) em 1703 após a conquista de uma fortaleza construída pelos suecos chamada de Nyenskans (durante a grande guerra do norte). Devido à necessidade de consolidar a posição conquistada somada a necessidade de construir um novo porto para marinha real, no dia 27 de Maio de 1703 Pedro- O Grande manda construir o Forte de Pedro e Paulo que se transformou na sede de seu império quando a capital russa foi transferida de Moscou para São Petersburgo em 1712.
Por volta de 1860 a revolução industrial chegou a Rússia e São Petersburgo passou a receber vários camponeses que vinham atrás de oportunidades de emprego. Nesta época as ideias de Karl Marx (nascido em Trier - Alemanha) que estavam em evidencia na Europa inflamaram os operários de são Petersburgo que formaram dois partidos políticos: os mencheviques e os bolcheviques comandados por Trotsky e Vladimir Lenin.
São Petersburgo - Russia
O Forte de Pedro e Paulo e a Ponte do Palácio - crédito da imagem.
Em 1917 a insatisfação popular devido à autocracia imposta por Nicolau II e o fracasso russo na 1º Guerra mundial resultaram na chamada Revolução de Fevereiro onde o palácio de inverno (atual  museu Hermitage) foi invadido e destruído. Essa invasão foi a primeira de uma sequencia de revoluções que levaria o Czar Nicolau II a abdicar do trono. Neste período os bolcheviques (que significa maioria em russo) assumiram o controle do país, nacionalizaram/estatizaram as industrias, implantaram seu sistema socialista criando assim a União Soviética que se manteve "unida" até 1991. Durante os anos que os bolcheviques ficaram no poder São Petersburgo passou a ser chamada de Leningrado (cidade do Lenin) em homenagem ao líder Russo e por questão estratégica a capital retornou para Moscou. Durante a 2º Guerra mundial São Petersburgo/Leningrado foi palco de uma das mais sangrentas batalhas da história das guerras.  
São petersburgo - Rússia
Vendedor de Matrioskas - Souvenir tipico em São Petersburgo.

Como chegar:

Apesar de não ser mais aquele país fechado para o resto do mundo como ocorria na antiga URSS, a Rússia ainda esta longe de ser o pais mais sossegado para visitar, para se ter uma ideia, somente brasileiros e cubanos não precisam de visto para entrar no país. Apesar de brasileiros não precisarem de visto, é necessário reservar um hotel antes da entrada no país e não esqueça de andar sempre com seu passaporte para evitar problemas com a policia.

Avião- Com certeza a opção mais usada por brasileiros, o aeroporto de São Petersburgo liga a Russia com as principais capitais europeias. Para mais informações sobre o aeroporto clique aqui.
Para sair do aeroporto, vá para terminal 1 e procure as van's ou ônibus com a indicação k39 ou 39 que levará os visitantes até a estação Moskovskaia de metro (azul).

Trem- A cidade possui 5 estações de trem as duas principais são: Finliandski que liga a cidade a Helsinque na Finlândia (Ler sobre a historia da estação abaixo) e a estação Moscovskii que liga São Petersburgo à Moscou. É possível comprar seus tickets de trem pela internet, mas não esqueça de valida-los na estação. Para mais informações clique aqui e boa sorte com o translator.
São Petersburgo - Russia
Aeroporto internacional de São Petersburgo no inverno

O que visitar:

Museu Hermitage - Localizado ao longo do Rio Neva no final da Av, Nevsky Prospekt o conjunto de edifícios conhecidos como museu Hermitage abriga uma das mais importantes e valiosas coleções de artes do mundo. Sua coleção que devido seu valor é constantemente comparada a coleção do Louvre expõe obras de Picasso, Monet, Rembrandt, Renoir e Leonardo da Vinci alem itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, europeia, oriental, egípcia assim como do norte da África. 
São Petersburgo - Russia
Palácio de Inverno - Residência oficial dos Czares russo
São Petersburgo - Russia
Palácio do Estado Maior - Ministérios das Relações Exteriores e das Finanças.
O complexo Hermitage é distribuído em dez prédios que mesmo sem nenhuma obra em seu interior já mereceriam uma visita. Neste conjunto arquitetônico podemos destacar a praça do museu (uma das maiores do mundo) onde temos o Palácio de Inverno, que foi a residência oficial dos Czares ininterruptamente desde sua construção(que durou de 1754 ate 1762) até a queda da monarquia russa. Em face ao palácio de inverno temos o imponente Palácio do Estado Maior que serviu como Ministérios das Relações Exteriores e das Finanças até 1993.
O museu é tão imenso e magnífico que algumas pessoas falam que 10 anos não seriam suficiente para apreciar todas suas obras, devido a grande quantidade de obras de arte, vou deixar o link do site oficial do Hermitage para você acessar e fazer um tour virtual. Os bilhetes para entrar no museu custam 400 Rublos.
Compilação de imagens do Hermitge.
Bela iluminação do Hermitge.
Fortaleza de Pedro e Paulo- Situada na ilha de Zaichy Ostrov, esta que foi a primeira edificação de tijolos da cidade de São Petersburgo. Este forte que impressiona pelo tamanho é ainda mais linda no inverno quando seus muros avermelhados contrastam a imensidão branca ao seu redor.
A cidadela construída por Pedro O Grande para evitar as invasões suecas na região abriga uma série de museus dentre os quais podemos destacar a prisão de Trubetskoy (fundador da morfofonologia) e o Museu da Exploração Espacial.
São Petersburgo - Russia
Exterior da fortaleza de Pedro e Paulo - Deveria haver um braço de rio atras de mim.
O destaque da fortaleza é a catedral ortodoxa russa erguida entre 1712 e 1733 onde estão enterrados os czares russos desde Pedro - O Grande passando por Ivan - O Terrível até Nicolau II. A torre da igreja que por muito tempo foi o edifício mais alto de São Petersburgo abriga uma coleção de sinos que tocava o hino soviético durante o período comunista. O preço para visitar a catedral no interior da fortaleza é de 550 Rublos.
Vista aérea da Fortaleza de Pedro e Paulo no Verão - crédito da imagem.
Museu militar de artilharia- Localizado em frente a fortaleza de Pedro e Paulo o museu de artilharia é imperdível para quem curte história de guerra. Já visitei vários museus do gênero, mas confesso que fiquei impressionado com a quantidade e qualidade de peças aqui expostas. Este museu fundado por Pedro O Grande em 1703 possui no seu exterior na qual não é preciso pagar para visitar uma grande quantidade de tanques, canhões, lançadores de veículos de engenharia. Quem quiser visitar o interior do museu onde são expostas armas uniformes e artefatos que contam a historia militar russa irá desembolsar 300 Rublos. Para conhecer mais sobre o museu e sua coleção clique aqui e acesse o site oficial do museu.
São Petersburgo - Russia
Antigo arsenal armamentista - Atualmente um museu de guerra russo
São Petersburgo - Russia
Lançadores de foguete - Arsenal da fortaleza de Pedro e Paulo
Igreja da Ressurreição - Talvez um dos lugares mais conhecidos da Rússia (perde para praça vermelha e a catedral de Moscou) a Igreja da ressurreição alem da belíssima arquitetura ortodoxa russa
que mais parece com construções relatadas em conto de fadas tem o interior decorado com 380 painéis com temas relativos ao novo testamento que ocupam uma área maior a 7000 m² e impressionam qualquer viajante.
São Petersburgo - Russia
 Igreja da Ressurreição - Belo exemplar da arquitetura ortodoxa Russa.
São Petersburgo - Russia
Baldaquino construído no local onde Alexandre II caiu após o atendado.
Conhecida como a "igreja do sangue derramado", a igreja da ressurreição foi construída no local em que o Czar Alexandre II foi mortalmente ferido por um ataque a bomba em 1881. A igreja financiada pela família real foi construída entre 1883 e 1907 preservando o local onde o corpo do imperado ficou deitado. Durante o cerco de Leningrado o local foi transforma em paiol pelos nazistas e quase foi destruído durante o período comunista. Após uma restauração de quase 30 anos ,a igreja foi reaberta a visitação com bilhetes custando 250 Rublos. Para mais informações, acesse o site oficial do complexo de museus sacros de São Petersburgo clicando aqui.
São Petersburgo - Russia
Compilação de imagens da Igreja da Ressurreição.
São Petersburgo - Russia
Mosaicos no interior da igreja da ressurreição
Catedral de Saint Isaac - Construída entre 1818 e 1858 a mando do Czar Alexander I, a Catedral neoclássica com adornos bizantinos impressiona desde suas portas com detalhes em alto relevo até a sua imponente cúpula dourada visível em boa parte da cidade. O local é tão belo que durante o cerco de Leningrado Hitler ordenou que o local não fosse bombardeado, pois ele queria usar a estrutura da Catedral como Quartel general.
São Petersburgo - Russia
Catedral de Saint Isaac - Estilo Neoclássico projetado pelo francês Auguste Montferrand.
O interior da igreja é tão belo quanto seu exterior. Em sua decoração foram usados mais de 43 tipos de minerais diferentes onde podemos destacar os mais de 100 kg de ouro usados na cúpula, as paredes e chão de mármores russos, italianos e franceses e as colunas do retábulo revestidas de malaquita e lápis-lazúli. Durante o regime comunista (regime Ateu) o catedral que tem capacidade para 14 mil pessoas e possui mais de 400 obras de arte entre esculturas, pinturas e mosaicos foi transformada num museu sobre religiões e ateísmo. Atualmente a catedral continua aberta a visitação por um preço de 250 Rublos. Quem quiser saber preços de audioguia, ou visitas guiadas clique aqui e acesse o site oficial da catedral.
São Petersburgo - Russia
Teto da catedral de Saint Isaac.
São Petersburgo - Russia
Mosaicos, estatuas e vitrais - Algumas jóias dentro da catedral
Cruzador Aurora - O cruzador construído em 1900 foi transformado em museu por ser considerado um dos maiores símbolos da extinta União Soviética. As revoluções comandadas pelos bolcheviques tinha apoio de uma parte da marinha real incluindo todos os tripulantes do Cruzador Aurora. 
Como os oficiais do Aurora participavam das decisões do partido, em 25 de Outubro as dez da noite foi um projetíl atirado pelo canhão da proa do cruzador que sinalizou a invasão do palácio de inverno iniciando assim a Revolução de Fevereiro. Quem quiser visitar o navio irá pagar 300 Rublos. Para mais informações sobre o navio/museu clique aqui,
São Petersburgo - Russia
Cruzador Aurora - Simbolo da Revolução de Fevereiro.
São Petersburgo - Russia
O frio era tanto que a sobrancelha congelou.
Memorial do cerco de Leningrado - Durante a 2º guerra mundial os nazistas decidiram invadir a então União Soviética. Devido a grande rivalidade entre o regime Nazista e o Bolchevique, Hitler decidiu invadir e dominar a cidade símbolo do comunismo - Leningrado, a cidade de Lenin. Nos planos de Hitler, Leningrado seria subjugada em 3 dias, fato que levou seu ministro de propaganda, Joseph Goebbels a distribuir com antecedência convites para seus oficiais com a data da festa (que seria  em um hotel no centro de São Petersburgo) que comemoraria a conquista da cidade , mas o que aconteceu a em Leningrado não estava nos planos dos Alemães......
São Petersburgo - Russia
Memorial do cerco de Leningrado
A invasão que deveria ter ocorrido em 3 dias não aconteceu devido a grande resistência imposta pelos moradores de São Petersburgo que estavam dispostos a defender a cidade a qualquer custo. Devido a resistência, o cerco durou por 875 dias, durante todo esse tempo os acessos da cidade foram dominados pelos Alemães que impediam a chegada de alimentos a cidade. As reservas de comida que acabaram nos primeiros meses de cerco levaram a população a se alimenta de pão e sopa feita de celulose e cola. Todos os animais (cavalos, cães, gatos, etc) da cidade foram sacrificados para servir de alimento, muitas pessoas tiveram que cometer canibalismo, comendo a carne de seus próprios parentes. O desespero era tanto que soldados foram deslocados para os cemitérios para evitar a violação de túmulos. 
O mais brutal cerco da história que ceifou a vida de mais de 1 milhão de pessoas terminou após quase 3 anos quando as tropas nazista com o moral baixíssimo receberam ordens de terminar o cerco e retornar para a Alemanha. Quem quiser ler o relato de uma testemunha ocular do clique aqui.
São Petersburgo - Russia
Escultura mostrando mães russas segurando seus filhos mortos no cerco - Soldado russo amparando uma mãe
Para homenagear e manter viva as lembranças dos tempos do cerco, um imenso memorial foi criado próxima a estação de metro Moskovskaya. Alem das imensas estatuas no exterior que mostram um povo unido e cenas tipicas da guerra (como soldados se despedindo de seus familiares) o local possui um grande acervo de fotos, ilustrações e objetos usados durante o período do cerco. O preço para visitar o interior do monumento é de 350 Rublos.
Compilação de fotos do memorial do resistência ao cerco de Leningrado
Nevsky Prospekt e Teatro Mariinsky - Talvez a mais celebre Avenida de São Petersburgo, a Nevsky Prospekt alem de ser próxima das principais atrações da cidade (Catedral de Kazaan , teatro mariinsky, Hermitage, etc) o local que possui belos exemplares da arquitetura russa oferece aos turistas um grande numero de cafés, restaurantes e lojas.
São Petersburgo - Russia
Edifícios na Nevsky Prospekt e Igreja da Ressurreição ao fundo.
Dentre os diversos pontos interessantes nesta avenida irei destacar a Catedral de St Kazan, o teatro Mariinsky e placa com a seguinte frase: "Cidadãos! Durante um bombardeio este lado da rua é o mais perigoso" - durante o cerco de Leningrado a artilharia alemã estava do lado oposto a placa, logo quem andasse pelo outro lado da rua seria "protegido" pelos edifícios. 
São Petersburgo - Rússia
Placa remanescente ao cerco de São Petersburgo.
O Teatro Mariinsky é um dos grandes orgulhos da Russia. Quando você pergunta para um russo o que ele te aconselha a visitar em São Petersburgo, a primeira indicação de 90% das pessoas é o Teatro Mariinsky (a 2º opção é o Museu Hermitage). O local construído a mando de Catarina - A Grande. sofre reformulações até chegar a aparência atual. O teatro que revelou nomes como Anna Pavlova recebeu apresentações memoráveis como como The Sleeping Beautiful em 1890, O Quebra Nozes em 1892, Raymonda em 1898 e O Lago dos Cisnes em 1895. Quem estiver em São Petersburgo e quiser assistir uma opera ou balé no Mariinsky clique aqui e acesse o site oficial do teatro.
São Petersburgo - Russia
Opera Mariinsky - Um dos maiores orgulhos da Russia.
Catedral de St Kazan- Dedicada a Nossa Senhora de Kazan essa é a principal catedral ortodoxa de São Petersburgo. Construída entre 1801 a 1811 no estilo Neo-clássico foi fechada durante o período comunista e assim como a Catedral de St. Isaac foi transformada no museu da História da Religião e Ateísmo
Vista da Catedral de St. Kazan. - crédito da imagem.
A catedral que retomou as funções religiosas com o fim do regime comunista ainda abriga algumas peças do museu de religião, mas todas referencias relacionadas ao Ateísmo foram retiradas da catedral. O local também guarda o tumulo de do general Kutuzov comandante do exercito russo durante a 1º Guerra mundial e imortalizado no livro Guerra e paz de Tolstoi.
São Petersburgo - Rússia
Catedral de St. Kazan - Detalhe da estatua de Kutuzov.
Metro de São Petersburgo- O metro de São Petersburgo merece um destaque especial não só pela sua eficiência (esta entre os 10 mais movimentados do mundo) ou pelo preço (28 Rublos o bilhete), mas sim por sua beleza. Com boa parte de suas estações construídas durante o regime comunista, o metro de São Petersburgo foi "construído pelo povo e para o povo" com essa filosofia o governo comunista investiu na ornamentação das estações decorando-as com mármores, estatuas e lustres de cristais. Devido a grande beleza dos ornamentos, as estações de metro eram chamadas Palácios do Povo.
Estação de Avtovo - Um das mais belas do mundo.
Eu nunca tinha tido vertigem de descer em escada rolante até visitar São Petersburgo. Dizem que o metro de São Petersburgo é o mais profundo do mundo (a estação de Admiralteiskaya esta a 120 m de profundidade) e dependendo da estação que você usar, a decida até a plataforma será inesquecível. Provavelmente você verá escadas imensas com pessoas descendo em fila, chaves mecânicas ao longo da descida e no final da escada rolante uma cabine vermelha de controle com uma mulher e um telefone vermelho dentro, me senti na antiga URSS. Parece piada, mas teve uma manha que fiquei andando de metro e descendo nas estações só para olhar a beleza do lugar. Para mais infos sobre preço e mapa do metro de São Petersburgo clique aqui.
São Petersburgo - Russia
Estações de metro de São Petersburgo -  O Palácio do povo no comunistmo
Estação Finliandski  - A estação que leva os passageiros de São Petersburgo para a Finlândia é um dos lugares históricos na Rússia. Foi nesta modesta estação que Lenin chegou a São Petersburgo para assumir o controle do pais após seu exílio. Em frente da estação há uma estatua do líder bolchevique fazendo joinha e no interior da estação a locomotiva 293 que trouxe Lenin do exílio ainda esta exposta.
São Petersburgo - Russia
Estatua de Lenin em frente a estação Finliandski 
Outras atrações e informações - São Petersburgo é uma cidade fantástica, o contraste entre os monumentos construídos pelos Czares, a influencia do comunismo, a riqueza de seus museus e principalmente as pessoas que alem de muito bonitas são extremamente educadas e simpáticas torna o passeio pelas ruas uma experiencia unica. Com certeza se você passar 5 ou 6 dias na cidade vai achar que poderia ter ficado mais. Não tive a oportunidade de visitar a cidade no verão que deve ser maravilhoso, mas conhecer o famoso e rigoroso inverno russo ver a imensidão do Neva coberta por uma camada espessa de gelo foi uma experiencia impar.
São Petersburgo - Russia
Rio Neva completamente congelado no rigoroso inverno russo.
Russia
Ruas de São Petersburgo - Cada esquina um pouco de história.
São Petersbugo - Russia
Estatua de Pedro o Grande - ao fundo Catedral de St. Isaac.
Infelizmente passei pouco tempo em São Petersburgo e como fui à trabalho não consegui visitar tudo o que a cidade tinha à oferecer. Alem dos lugares na cidade que foram mostrados nessa postagem , vale a pena checar informações sobre os Museus Russo e Naval, o Almirantado ou Submarino Narodovolets alem dos patrimônios localizados nos arredores da cidade como os palácios de Tsarskoe Selo, Pavlovsk e Peterhof. Quem quiser saber mais sobre a cidade assim como obter informações sobre o Petersburg Card ou Hop-on Hop-off city tour clique aqui e acesse o site oficial de turismo da cidade.
Palacio de Peterhof - Arredores de São Petersburgo- credito da imagem.

O que comer:

Strogonoff- Apesar de ser muito conhecido aqui no Brasil(assim como no mundo todo), muita gente não sabe que esse prato é de origem russa. O prato ganhou o mundo um pouco antes da 2º guerra mundial sofreu variações por onde passou: na França o prato ganhou os Champignons, nos países nórdicos, pode ser feito com linguiça e no Brasil em geral é acompanhado de Batata Palha. Apesar das variações não deixe de provar o original aqui na Rússia.
São Petersburgo - Russia
Tipico Strogonoff russo
Bife de Atum- Devido a proximidade do mar, em São Petersburgo é possível encontrar bons peixes (Acho que por isso tem tanto restaurante japonês aqui). Dentre os pratos que provei esse Bife de atum foi um dos mais perfeito.
São Petersbugo
Bife de Atum
Caviar e Vodka- Duas coisas tradicionais que todo viajante deve provar é a combinação de vodca e caviar negro. Há dois tipos de caviar onde os chamado de caviar vermelho que tem origem de ovas de salmão e trutas e o caviar de esturjão conhecido como caviar negro. Devido ao forte controle na extração das ovas, a venda do caviar negro é controlada pelo governo portanto alem de caro não é tão fácil de encontrar.
São Petersburgo - Russia
Caviar Negro + Vodca - Mais russo que isso impossível.

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook