Louvre - A fortaleza que se transformou em patrimônio mundial das artes e da cultura

Localizado no coração de Paris num dos mais belos e admiráveis edifícios da Europa, o mais famoso museu do mundo é parada obrigatória para viajantes que visitam a capital Francesa. Faltam adjetivos para descrever a vasta coleção de arte que conta com mais de 380 mil itens e contam a historia da humanidade desde o Egito antigo até tempos modernos. 
A história do atual museu do Louvre remonta ao ano de 1190 quando o Rei Filipe II construiu as margens do Rio Senna uma imponente fortaleza que defenderia a cidade de Paris das invasões vikings (Conheça Estocolmo, a capital viking clicando aqui). Durante o reinado de Carlos V uma muralha com intuito de melhorar as defesas da cidade foi construída fazendo com que o castelo do Louvre perdesse sua função defensiva. Ao visitar o museu é possível visitar uma ala que mostra as antigas fundações do Castelo do Louvre.
Museu do Louvre - Paris - França
Piramide de entrada do museu do Louvre.
Durante o renascimento, o Rei Francisco I contratou o arquiteto Pierre Lescot e escultor Jean Goujon que já haviam trabalhado em castelos no Vale do Loire para modernizar o castelo do Louvre baseados nesse novo estilo vindo da Itália. A sucessora de Francisco I, Catarina de Medici ordenou a construção do palácio de Tuileries do qual hoje temos sobraram os jardins de Tuileries, um dos meus lugares preferidos em Paris.....
Museu do Louvre - Paris
Grande piramide de acesso e fachada da ala Sully.
Vista da janela dos aposentos de Napoleão.
Os Bourbons continuaram as obras iniciadas por Catarina de Medici e transformaram o Louvre e construíndo o Pavillon de l' Horloge, Ala Denon e a Ala Richelieu. No reinado de Louis XIV o Pavillon du Roi e Grand Cabinet du Roi foram construídos assim como a remodelação do Jardins de Tuileries. Apesar das benfeitorias feitas por Louis XIV a corte foi transferida para o Palácio de Versalhes (clique aqui para conhecer o palácio simbolo do absolutismo de Louis XIV) e o palácio do Louvre foi transformado em galeria de artes.
Museu do Louvre - Paris
Foto tirada de uma janela na Ala Richelieu.
Em 1805, durante o império de Napoleão Bonaparte o Arco do Triunfo do Carrossel foi construído a mando do imperador para celebrar a vitória dos exércitos franceses na Batalha de Austerlitz que é considerada uma obra-prima em termos tácticos (quer conhecer mais sobre a batalha, clique aqui). A quadriga no alto do arco é uma copia dos Cavalos de Bronze de Constantino I, que foram trazidos da Basílica de São Marcos de Veneza como troféu de guerra na Primeira Campanha da Itália. Após a derrota de Napoleão em Waterloo, a estatua foi devolvida ao seu lugar de origem e uma replica foi colocada no lugar. 
Arc de Triomphe du Carrousel - Musée du Louvre
Arco do triunfo carrossel - Construído por Napoleão para celebrar a vitória em Austerlitz.

Como chegar:

Metro- Essa é a melhor opção de transporte em Paris. A malha metroviária de Paris é excelente e te leva para qualquer lugar por 1,70 Euros, em qualquer guichê de metro é possível comprar tickets com validade de 1 dia (sem limite de viagens) por 6,80 Euros ou 5 dias corridos por 10,55 Euros.
Quem acessar o local de metro o ideal é pegar a linha 1 do metro (La Defense - Château de Vincennes) e descer na estação Palais Royal/Musée. Apesar de outras estações próximas como a Louvre/Rivoli, a estação Palais Royal/Musée deixa voce na entrada do museu. Mais informações sobre o metro de Paris e preços dos tickets clique aqui.
Acesso ao Metro de Paris.
Piramide invertida no interior do Louvre

O museu:

Como já citado neste texto, o museu do Louvre é um dos maiores e mais importantes museus do mundo. Com mais de 380 mil itens, 9 milhões de visitantes por ano e mais de 2000 funcionários, quem quiser realmente apreciar com calma e chegar a história das obras necessitará de alguns dias. Como imagino que você não terá alguns dias para visitar o Louvre, vou deixar umas dicas para otimizar sua visita.

Preços e horários - O preço para visitar a exposição permanente do museu é de 12 Euros. Para mochileiros e viajantes com baixo orçamento, no primeiro domingo dos meses de Outubro a Março a entrada no museu é gratuita . Em geral o museu fica aberto das 9h as 18hs, quartas e sextas é possível ficar no museu até 21h30. Mais informações sobre horários e tarifas clique aqui.

Mapas e coleções - O site do Louvre possui um mapa indicando a localização das principais coleções assim como um folheto para download com as principais informações do museu (tem em português), quem quiser acessar o mapa clique aqui.

Visitas virtuais e roteiros para visita - Também no site do Louvre é possível fazer um tour virtual conhecendo algumas das principais obras do museu clicando aqui. Outra facilidade proporcionada pelo site do museu é a proposição de alguns roteiros, clicando aqui você poderá ver o tempo aproximado que um determinado roteiro irá demorar e as principais obras que você encontrará no roteiro.

Quem não quiser perder tempo acessando o site do museu e treinar seu francês ou inglês, fiz um resumo das exposições do museu e as obras que visite durante minhas passagens pelo Louvre.

Antiguidades egípcias- Instalado na Ala Denon e em salas do Cour Carré esta exposição retrata o Egito desde o Egito antigo até o século VII com obras dos povos cristianizado. Destaque todo especial para a coleção de esfinges (incluído a grande Esfinge de Tanis), sarcófagos, múmias e objetos referentes a mumificação.
Museu do Louvre - Paris
Coleção de esfinges do Louvre.
Museu do Louvre - Paris
Joias em ouro encontradas 
Museu do Louvre - Paris
Sarcófago de Ramsès III - Destaque da ala de múmias.
Essa foi uma das exposições que mais gostei, tenho tantas fotos guardadas que nem sabia quais escolher para mostrar. A exposição de múmias é fantástica onde o grande destaque é o sarcófago de Ramsès III (1153 a.C) de 18 toneladas encontrada no vale dos reis.
Museu do Louvre - Paris
Múmia embalsamada e objetos encontrados em seu sarcófago.
Museu do Louvre - Paris
Coleção de Sarcófagos expostas no museu do Louvre.
Museu do Louvre - Paris
Vasos Canopos -  Local onde pulmões(babuíno), figado(cabeça humana), estomago(Chacal) e intestinos(Falcão) das múmias eram guardados.
Museu do Louvre - Paris
Gatos- Representação da Deusa Bastet.
Artes do Oriente- Localizada no Térreo nas alas Richelieu e Sully, a exposição de artes do oriente possui peças que contatam mais de 3 mil anos de história do oriente (Irã, Mesopotâmia, Suméria  e Assíria). Na minha opinião os grandes destaques são as estatuas do século VIII a.C. encontradas em Khorsabad (capital da Assíria durante reinado de Sargão II), os leões e colunas da sala de audiência (Apadana) palácio de Dario I.
Museu do Louvre - Paris
Um touro alado e domador de leão de Khorsabad - Encontrada na antiga capital do império de Sargão II da Assíria.
Museu do Louvre - França
Colunas ornamentadas da Apadana de Dario I.
Painéis em alto-relevo encontrados no palacio de Dario I - 500 a.C.
Artes da Africa, Asia, Oceania e das Américas - Esta ala do museu localizada no térreo da Ala Denon expõem obras que fazem parte da coleção do museu do Quai Branly. Apesar da minha rápida passagem, os itens que mais gostei foram as ligadas a Ilha de Pascoa.
Museu do Louvre - Paris
America do sul representada com estatuas da ilha de pascoa.
História do Louvre medieval - Localizada no subsolo da Ala Sully, esta exposição alem de mostrar as fundações do Louvre medieval expões maquete e objetos que contam a historia do museu.
Museu do Louvre - Paris
Fundações do antigo Castelo do Louvre em exposição no subsolo do museu.
Pinturas - A seção de pintura com suas 12 mil peças (6 mil estão em exposição permanente) é a segunda maior do mundo só perdendo para o acervo do Museu Hermitage (Se quiser conhecer São Petersburgo e o Hermitage, clique aqui e acesse nossa postagem sobre a cidade). Esta vasta coleção começou a ser adquirida por Francisco I, ainda no tempo em que o Louvre era uma fortaleza e possui obras-primas de Rafael Sanzio, Michelangelo, Leonardo da Vinci, Vermeer e Rembrandt.
No 1º andar da Ala Denon temos pinturas italianas, francesas e espanholas, já no segundo andar da Ala Richelieu temos a coleção holandesa, germânica e do flandres. Separei algumas obras que me chamaram a atenção para postar aqui no blog. Infelizmente para mostrar todas as obras que gostei minha postagem iria ficar imensa.
Museu do Louvre
Virgem das Rochas de Leonardo Da Vinci - Quando com duas cópias pintadas por Da Vinci.
Museu do Louvre - Paris
A Liberdade Guiando o Povo - Eugène Delacroix.
Museu do Louvre - Paris
Bodas de Caná de Paolo Veronese - Retratação do primeiro milagre de Jesus Cristo.
Museu do Louvre - França
Coroação de Napoleão Bonaparte de Jacques-Louis David - Um dos quadros que mais gostei.
Museu do Louvre - França
A famosa Mona Lisa de Da Vinci - Muita gente fica decepcionada ao ver o famoso quadro.
A Balsa da Medusa de Géricault conta a história da jangada construida após o naufrágio da  fragata Medusa, em 1816.
Arte grega, romana e etrusca- Dividas entre o térreo e o subsolo de diversas Alas do museu, a coleção possui peças de todo o Mediterrâneo desde o período Neolítico até o Helenismo. Dentre as principais obras podemos citar a estatua de Afrodite conhecida como Vênus de Milo (imortalizada até em desenhos), os escravos de Michelangelo, Psique revivida pelo beijo de Eros e a Vitória de Samotrácia.
Museu do Louvre - Paris
Vênus de Milo - Um das esculturas mais famosa do mundo.
Museu do Louvre - Paris
Psiquê revivida pelo beijo de Eros de Antonio Canova
Museu do Louvre - Paris
 Escravos de Michelangelo - Esclave Mourant (Escravo Morrendo) em destque e  Le Captif (O Cativo) na direita.
Museu do Louvre - Paris
Victoria de Samotrácia - Escultura de 200 a.C comemorando a vitoria grega em Rodes.
Museu do Louvre - Paris
Esculturas do período helenístico.
Museu do Louvre - Paris
Estatua da Deusa Atenas - Louvre
Alem das belas esculturas mostradas acima, no térreo da Ala Richelieu temos o chamado Cour Marly e suas salas adjacentes que expõem esculturas principalmente de artistas franceses que foram contratados por Louis XIV para decorar o palácio. Alem das lindíssimas esculturas em mármore também temos esculturas em bronze e prata. No mapa do Louvre essa exposição esta marcada como Ala das esculturas.
Museu do Louvre - Paris
Cour Marly - Uma das mais belas coleções do Louvre
Hércules matando a Hidra de Baron François Joseph - Estatua em Bronze de 1824.
Estatua de Deusa Grega na ala das esculturas- Louvre
Museu do Louvre - Paris
Hermes-Mercúrio apertando seus sapatos alado.
Objetos de Arte- Esta galeria localizada no 1º andar da Ala Richelieu expõe objetos de artes e decorações desde a Idade Média até meados do século XIX. Entre as principais atrações temos os aposentos de Napoleão III, a coroa de Louis XV e o cetro (clique aqui e veja a coroa e o cetro).
Museu do Louvre - Paris
Aposentos de Napoleão II - Ala Richelieu do Louvre.
Museu do Louvre - Paris
Penteadeira em Diamante e ouro.
Museu do Louvre - Paris
Sala do trono de Napoleão III
Museu do Louvre - Paris
Sala de Jantar de Napoleão III.
As fotos apresentadas aqui não foram tiradas no mesmo dia, mas se você não tem muito tempo e mesmo assim quer ver o máximo de coisas possíveis, um passeio de 1 dia é suficiente para ver as alas apresentadas aqui, mas não se engane, você terá pouco tempo para apreciar as peças e corre o risco de perder alguma coisa. 

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook