Bolonha - Erudita, gorda e vermelha

Algumas cidades italianas tem um "sobrenome" que reflete a origem histórica e fama, por exemplo: Roma é conhecida como a cidade eterna, Veneza a Sereníssima, Florença a Bela e Bolonha por sua fez não recebe só um, mas três "sobrenomes": Bologne Dotta, Grassa e Rossa (Erudita, Gorda e Vermelha). Erudita é devido a tradicional universidade que Bolonha que falaremos depois e ostenta o titulo universidade ocidental mais antiga do mundo, Gorda é devido a paixão dos bolonheses pela culinária e as inúmeras receitas aqui criadas e Rossa devido a cor usada nas construções da cidade.
Bolonha - Itália
Bologna Rossa vista da torre degli Asinelli destaque para outras duas torres da cidade.
A historia de Bolonha tem inicio no século 6 a.C. com civilizações etruscas que fundaram aqui uma cidade chamada de Felsina. E algum momento não específico os Boios (tribo gaulesa)  chegou a região e ao invés de dominar a cidade, fundiram sua cultura com os etruscos e mudaram o nome da vila para Bononia de onde derivou a o nome atual. Os Boios "escolheram" o lado errado durante as guerras púnicas e apoiaram Cartago contra Roma. Com a derrota de Aníbal para o general Romano Cipião Africano (Batalha de Zama) a cidade foi dominada por Roma e apesar da dominação romana ainda é possível notar a influencia dos boios na região principalmente no dialeto bolonhês.
Bolonha - Italia
Ruas de Bolonha - Destaque para a torre degli Asinelli e pórticos dos prédios.
Durante o império romano a cidade prosperou e chegou a ser a 2º cidade mais importante do império com vários templos, banhos, um teatro e uma arena. Durante o governo do imperador Claudio, a cidade foi destruída por um incêndio e posteriormente foi reconstruída por Nero. Com a queda do império romano, Bolonha passou a fazer parte do império Bizantino até 556 quando passou a fazer parte da Liga Lombarda ate a dominação de Carlos Magno. Durante esse período a cidade voltou a prosperar e aqui foi construída a universidade que falaremos depois. Após esse período Bolonha voltou ao a fazer parte dos aos Estados Pontífices até 1859 (período interrompido durante a invasão de Napoleão). Durante a 2º Guerra mundial a cidade foi intensamente bombardeada. Com o final do conflito a cidade tornou-se o centro do socialismo e do comunismo italiano.

Como chegar:

Carro - O principal acesso a cidade de Bolonha é a rodoviária A1 que conecta Bolonha a cidade como Milão (210 km), Florença (107 km) e Roma (386 km). Quando fui a Bolonha não fui de carro, mas com certeza alugar um carro é um excelente opção para viajantes em grupos de 4 ou 5 pessoas.

Trem- A Itália tem uma excelente malha ferroviária que possibilita ao viajante conforto e comodidade. Certamente uma boa opção para quem quer economizar e não liga muito para o conforto é a viagem noturna onde é possível dormi no trem e chegar no destino pela manha. O trem de Florença para Bolonha custa entre 25,00 e 13,00 Euros e demora aproximadamente 40 minutos, já o trajeto para Roma possui diversos preços em função do tempo de viagem. Para verificar preços e tempo de viagem acesse o site da Trenitalia clicando aqui e confira.

Avião - A cidade de Bolonha tem um aeroporto internacional onde aterrissam diversas cias dentre as quais podemos citar Iberia, Ryan Air, Tap e Vueling. O acesso ao aeroporto para a cidade pode ser feito de ônibus por 7 Euros. Para acessar o site do aeroporto clique aqui.
Bolonha - Italia
Para um grupo de 4 pessoas o aluguel de carro é a opção mais barata de viagem.

O que visitar:

Piazza Maggiore - Localizada no coração da cidade, a Piazza Maggiore é o resultado de séculos de transformações e construções de edifícios importantes. A Piazza é o melhor local para começar a visitar Bolonha. Localizado no centro histórico a praça é rodeada ou muito próxima aos principais monumentos da cidade como a Basílica de San Petronio, a fonte de Netuno, o Palácio dos Notários, o Palácio Accursio, o Palazzo del Podesta.
Bolonha - Itália
Piazza Maggiore coração da cidade de Bolonha vista da torre degli Asinelli.
Bolonha - Itália
Basílica de São Petrônio - Uma das principais atrações da Piazza Maggiore.
Fonte de Netuno - A imponente fonte projetada em 1563 por Tommaso Laureti teve as estatuas construídas por Giambologna (o mesmo que construiu "O rapto das Sabinas" exposta em Florença e considerados por muitos a estatua percursora do Barroco). Alem da beleza do monumento, a historia de sua construção é bem engraçada. Quando Giambologna estava quase terminando a estatua de Netuno (Netuno representaria o poder da igreja e o absoluto domínio  do Papa Pio V sobre a terra assim como Netuno na mitologia) o cardeal de Bolonha ficou horrorizado com o tamanho do membro do Netuno e pediu pra o artista diminuir o tamanho do bingolim da estatua pois seria um escândalo.
Bolonha - Itália
Fonte de Netuno - Obra de Giambologna o percursor do barroco.
Como todo artista da época, Giambologna  não se conformou com o pedido do bispo mas acatou a ordem. No entanto, Giambologna  adicionou as ninfas na base da fonte que jorram água por seus seios e criou um ilusão na estatua que quando vista por trás o dedo da mão esquerda de netuno parece ser o bingolim ereto!!!!
Bolonha - Itália
Estatua de Netuno - Quando olhada por trás causa uma ilusão proposital.
Basílica de São Petrônio - Dedicada ao santo que foi bispo de Bolonha durante o século V, a Basílica de Bolonha é a sexta maior igreja da Europa. Construída a partir de 1390, a Basílica de São Petrônio foi projetada para ser a maior que a Basílica de São Pedro em Rom,a mas o projeto foi reduzido devido ao desvio de recursos. Alem da fachada inacabada a igreja ficou assimétrica, pois contem uma fileira extra de colunas do lado leste. Dizem que o desperdício financeiro na construção da Basílica contribuiu com a reforma protestante de Martinho Lutero.
Bolonha - Itália
Fachada da Basílica de São Petrônio - Nunca terminada devido o desvio de  recursos.
O interior da Basílica possui obras de arte, de autores como Jacopo della Quercia, Lorenzo Costa, Agostino de' Marchi e maior relógio de sol do mundo projetado pelo astrônomo Giovanni Domenico Cassini. A Basílica que possui 22 capelas com belíssimos afrescos, possui uma capela com uma pintura do céu e inferno inspirada na obra de Dante Alighieri. Essa pintura gerou grande polemica, pois mostra o profeta Maomé no inferno o que culminou em duas tentativas de ataques terroristas.
Interior da Igreja de São Petrônio - crédito da imagem
Universidade de Bolonha - A Universidade de Bolonha é considerada a universidade mais antiga do mundo ocidental, tendo sido fundada em 1088. Durante a idade média, o local ficou conhecido em toda Europa principalmente por sua escola de Humanidades e Direito Civil por onde passou o Prof Irnerio que recebeu o titulo de "Lucerna Iuris" (a luz do Direito). Alem de Irnerio outro grandes nomes passaram pela Universidade como Francesco Petrarca (inventor do soneto), Tomás Becket (SãoTomás) e Benjamin Franklin. Entre todas essas "celebridades", não tem como discutir que o mais celebre aluno de Bolonha foi Dante Alighieri - O pai da língua Italiana.
Bolonha Itália
  Palazzo dell’Archigimnasio Sede da Universidade de Bologna .
Atualmente é possível visitar o "palazzo dell’Archigimnasio" que foi construído no século XVI, abrigou sede da Universidade de Bolonha e atualmente abriga a Biblioteca Comunale dell'Archiginnasio. Neste belo edifício todo decorado com brasões das famílias de antigos professores e ex-alunos da universidade é possível visitar a sala toda de Madeira decorada com estatuas de médicos como Hipócrates e Galeno que era usada nas para as aulas de Anatomia conhecida como teatro anatômico e a sala de leitura chamada Sala dello Stabat Mater. O preço para visitar essas salas é de 3 Euros. Quem quiser ver outras fotos do "palazzo dell’Archigimnasio" acesse nosso facebook clicando aqui.
Bolonha - Itália
Teatro anatômico - Destaque para o assento do professor que ficava protegido por um Baldaquino sustentado por estátuas de dois homens nus e sem pele, conhecidas como "gli spellati"
Bolonha - Itália
 Sala dello Stabat Mater - Sala de leitura da bilbioteca do palazzo dell’Archigimnasio.
Torres de Degli Asinelli e Garisenda - As torres da cidade de Bolonha foram construídas na idade média entre o século XII e XIII,acredita-se que nesse período a cidade chegou a ter mais de 180 torres. O motivo da construção de tantas torres não é certo, mas acredita-se que as famílias ricas construíam as torres para mostrar o seu poder (quanto mais alta era a torre, mas poderosa era a família) com o tempo as torres passaram a compor o sistema defensivo da cidade.  Após o século XIII, algumas torres desmoronaram outras foram destruídas e hoje somente 10% dessas torres ainda estão de pé onde o grande destaque são as torres construídas pelas famílias Asinelli e Garisenda.
Bolonha - Itália
Torres de Degli Asinelli e Garisenda.
As duas torres em questão gozam de alguns privilégios. A torre Garisenda alem de ser mais inclinada que a famosa torre de Pisa é citada por Dante no livro do Inferno Canto XXXI (136 - 140). Já na torre Degli Asinelli que foi construida em 1109 há um mirante em torre mais altas da Itália no topo de seus 98 metros. O custo para subir na torre é de 3 Euros  e o turista terá que enfrentar 485 degraus em uma escada parece ser do século XIII.... 
Bolonha - Itália
Escadaria da torre Degli Asinelli - 485 degraus até o topo!!!!
Bolonha - Itália
Toda animação antes de entrar na torre.....
Palácio di Re Enzo -Localizado no centro da Piazza Maggiore o palácio di Re Enzo foi construído em 1245 como uma extensão do Palazzo del Podestà (primeira sede do governo de Bolonha) que era insuficiente para as exigências da comuna de Bolonha. O palácio só recebeu esse nome em 1249 quando Enzio da Sardenha, filho de Frederico II, foi preso no palácio até a sua morte em 1272.
Bolonha - Itália
Palácio di Re Enzo fortaleza Bolonhesa no centro da Piazza Maggiore.
No centro do palácio di Re Enzo (não é preciso entrar no palácio) é possível ver "il voltone del Podestà" (a abobada do Podestà). Abobada é a estrutura formada por quatro arcos no centro do palácio projetados de tal maneira que criam um efeito acústico interessante. Se duas pessoas se posicionam em lados opostos dos arcos, o que uma pessoa sussurrar para a parede de um lado, pode ser escutado perfeitamente pela pessoa do outro lado. 
Bolonha Italia
il voltone del Podestà - Efeito acústico interessante.
Basílica de São Stefano - A basílica de Santo Stefano na verdade é um complexo de 7 igrejas (4 atualmente) onde a igreja São Vital e Agricola (primeira igreja do complexo) foi construída ainda no século IV a pedido de São Petrônio sobre um antigo templo dedicado a Deusa Ísis para guardar os restos mortais dos primeiros mártires Bolonheses perseguidos pelo imperador Dioclesiano. Sua fachada composta por três igrejas (Santi Vitale ed Agricola, Basilica del Sepolcro e Chiesa del Crocifisso) estão voltadas para a praça da sete igrejas ou também conhecida como praça do santo sepulcro. 
Bolonha - Itália
Entrada do complexo de São Estéfano - 7 igrejas juntas.
Bolonha - Itália
Claustro dos Celestines - Complexo de São Stefano.
O nome de Santo Sepulcro é devido a igreja de forma octogonal foi construída (século XII) inspirada no santo sepulcro de Jerusalém. No interior do Santo Sepulcro estava os restos mortais de São Petrônio que depois foi transferido para a Basílica construída em homenagem ao santo. Quem quiser mais informações sobre o complexo, pode acessar o blog viagem na Itália e ler um artigo interessante e mais completo sobre o local.
Bolonha - Itália
Reconstrução do Santo sepulcro criado para guardar os restos mortais de São Petrônio.
Museu Cívico Arqueológico de Bolonha - Localizado no Palazzo Galvani construído ainda no século XV, a coleção do museu Cívico Arqueológico de Bolonha esta entre as coleções arqueológicas mais importantes da Itália. Com um acervo que abrange a história local, da pré-história até os tempos romanos, a seção com objetos da antiga Felsina (cidade etrusca) é uma das mais completas da Itália.
Bolonha - Itália
Fonte no interior do Museu Cívico Arqueológico de Bolonha
Bolonha - Itália
Rico acervo de estatuas romana em exposição no museu arqueológico. 
Outra coleção exposta no museu que merece um destaque todo especial é a coleção de antiguidades egípcias, uma das mais importantes da Europa.  O preço para visitar o museu é de 5 Euros, estudantes pagam 3 Euros. Para acessar o site oficial do museu clique aqui. O museu possui muitas obras importantíssimas e belíssimas, quem quiser ver outras fotos do acervo do museu, acesse nossa fanpage no facebook clicando aqui e confira outras fotos....
Bolonha - Itália
Múmia exposta no museu cívico arqueológico de Bolonha.
Bolonha - Itália
Estatuas egípcias encontradas em sarcófagos e escavações no Egito.
Cidade dos Pórticos  -Em arquitetura, um pórtico é o local coberto à entrada de um edifício que pode se estender ao longo de uma colunata(sequência de colunas). A cidade de Bolonha possui aproximadamente 45 km de pórticos sob seus edifícios o que dá a cidade um charme todo especial aos edifícios e o titulo de cidade dos pórticos . 
Bolonha - Italia
Pórticos da cidade de Bolonha - Charme todo especial na cidade vermelha.
A historia dos pórticos da cidade se confunde com a criação da universidade de Bolonha. Com o crescimento da Universidade, estudantes de toda a Europa migraram para Bolonha o que gerou um déficit de habitação para esses estudantes. A solução encontrada foi ampliar os edifícios já existentes criando novos quartos para serem alugados. A Foto abaixo mostra como esses quartos eram construídos. Com o tempo as colunas de madeira foram substituídas formando os famosos pórticos.
Bolonha Itália
Pórtico medieval próximo a Piazza Mercanzia.
Vista da catedral de São Petrônio de um pórtico da cidade.
Palacio d'Accursio - Localizado ao Lado da Fonte de Netuno o Palazzo d'Accursio, ou Palazzo Comunale é a sede do governo de Bolonha. A data da construção do palácio não é precisa, só se sabe que o palácio era moradia de Francesco Accursio (Professor da Universidade de Bolonha e renovador do direito romano). Em 1336 o local se tornou a residência dos anciões, ou seja, a máxima magistratura da comuna e sede do governo. No século XV a torre do relógio foi acrescentada ao palácio.
Bolonha - Itália
Palacio d'Accursio - Sede do governo de Bolonha
Igreja de São Domingo - A historia da Igreja de São Domingos remonta ao ano de 1218 quando São Domingos de Gusmão chegou a Bolonha logo após reconhecimento da ordem Dominicana por parte do Papa. São Domingos e seus monges se estabeleceram no convento de São Nicolau de Vinha que mais tarde seria reformado tornando-se uma das igrejas mais importantes de Bolonha.
Bolonha - Itália
Igreja de São Domingos -  Modelo arquitetônico para varias outras igrejas no mundo.
Nesta igreja cuja arquitetura inspirou a construção de outras igrejas ao redor do mundo, foi o local onde São Domingos escreveu boa parte dos elementos fundamenteis de sua ordem. Com o crescimento da ordem, a igreja começou a adquirir obras de artes e com o passar dos anos sua coleção contava com obras de artistas como Giunta e Nicola Pisano, Michelangelo, Guercino e Filippino Lippi, etc.
Hoje é possível ver parte dessas obras que ainda estão expostas no interior da igreja. Alem de todas essas obras, a igreja abriga os restos mortais de São Domingos. Sua arca funerária que ao longo dos anos foi modificada por diversos artista inclusive Michelangelo apresenta Deus soberano no topo da arca seguido pelos evangelistas, os protetores de Bolonha  e por fim diversas esculturas com cenas da vida de São Domingos. 
Bolonha - Itália
Arca de São Domingos - Resultado do trabalho de vários artistas inclusive Michelangelo.

O que comer:

Bolonha é um prato cheio para quem quer desfrutar da culinária italiana. A cidade conhecida como a gorda é responsável por pratos como tagliatelle ou Lasagna al ragù bolognese, Tortellini de Bolonha, Lombo di Maiale al Forno, Cotoletta Bolognese, mortadela entre outros....
Quando vamos a um restaurante aqui na Itália, podemos escolher um prato ou pegar o chamado Menu que costuma ser um pouco mais barato que comprar os pratos separados. Um menu italiano é composto por um antipasto (entrada), primo piato (prato e massa), secondi piatto (Alguma coisa com carne), contorno (acompanhamento do secondi) e sobremesa. Os preços do menu podem variar de 12 a 30 Euros dependendo da cidade. Para deixar o viajante com mais água na boca vou deixar aqui algumas sugestões de prato....

Ragù bolognese - Ragù bolognese é o molho de tomate com carne moída (bovina e suína) cebola, alho, cenoura e osso criado aqui em Bolonha. Esse molho cujo preparo pode durar horas com certeza deve ser provado ou no tagliatelle ou na Lasagna (se possível prove os dois). Normalmente os pratos com ragù bolognese são servidos como primo piato e podem custar de 6 a 10 Euros em restaurantes econômicos.
Bolonha - Itália
Roberto preparando um Ragù bolognese na Tratoria Nóe em Camerino.
Cotolette alla bolognese - Um dos pratos mais típicos de Bolonha é um filé (vitela ou frango) frito em manteiga, coberta com uma fatia de presunto e uma fatia generosa de queijo parmesão. O prato que costuma ser servido como secondi piato e pode custar de 8 a 15 Euros nos restaurantes mais econômicos.
Cotolette alla bolognese -creditos da imagem.
Misto de Frios - Este antipasto costuma agrada boa parte dos viajantes. A Itália é uma perdição para os amantes de embutidos e queijos o único problema serão os quilinhos a mais depois da viagem. Em geral o misto de frios vem presunto cru, salames, copa e queijos. O preço varia de 5 a 7 Euros.
Bolonha - Itália
Presunto cru - Não pode faltar no menu dos viajantes.

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:


Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook