Sortelha - A cidade de Granito

Localizada no conselho de Sabugal-Guarda, a pequena aldeia localizada a aproximadamente 700 metros de altitude no alto de um maciço de granito no vale de Riba-Côa é um belo e conservadíssimo exemplo da arquitetura medieval portuguesa. Desconhecida até mesmo de muitos portugueses, a aldeia foi inteiramente (muralhas, castelos, casas, etc) construída em granito extraído na região.
Apesar de não haver muitos relatos, há indícios que a região de Sortelha (assim como boa parte das cidades portuguesas) foi habitada por Romanos, Visigodos e Muçulmanos (Mouros). Após a reconquista cristã, D. Sancho I, "o povoador" preocupado em controlar sua fronteira e conter as invasões do Rei de Castela decide povoar a região e construir uma fortificação em Sortelha .  Em 1280 Sancho II (Neto de Sancho I) concedeu o primeiro foral à vila atraindo a população das povoações vizinhas para as imediações da fortificação transformando a cidade num importante centro politico-militar e sede do conselho medieval. 
Sortelha - Portugal
Porta principal da Cidadela de Sortelha
Alguns anos depois, D. Dinís (1279 -1325) realizou benfeitorias no castelo e renovou o foral concedido por seu antecessor aumentando a projeção da vila na região hoje conhecida como Beira alta. A partir da assinatura do tratado de Alcanizes(1297), a fronteira de Portugal com o reino de Castelo foi demarcada a aproximadamente 50 km de Sortelha fazendo com que a vila perdesse sua função estratégica e militar. Durante o reinado de D. Manuel I (1495-1521) o foral da cidade foi renovado com intuito de repovoar a região que já não gozava do esplendor de outras épocas. O monarca realiza benfeitorias no castelo, no interior da cidadela e nas muralhas ao redor da vila. Os edifícios que ganharam benfeitorias por parte de D. Manuel I apresentam símbolos manuelinos (quer ver outras obras no estilo Manuelino clique aqui) como a esfera armilar.
Depois da Guerra da Restauração, que terminou em 1640, suas muralhas de Sortelha foram adaptadas para receber as novas peças de artilharia da época, os canhões....
Sortelha - Portugal
Largo do Curro - Primeira visão após entrar na fortificação.
Após essa ultima adaptação, a cidadela foi pouco modificada (alguns dizem que quase nada foi modificado nos últimos 400 anos) e com perda das funções defensivas, a população da cidade decidiu migrar de Sortelha para terras mais férteis e próximas ao rio. Essa migração da população transformou a vila numa aldeia fantasma e fez com que toda a arquitetura medieval fosse preservada.
No ano de 1910 a cidadela foi classificada como Monumento Nacional e passou por um processo de restauração. Hoje a cidadela faz parte do programa Aldeias históricas de Portugal que valoriza a diversidade e recursos culturais do interior da região central de Portugal.
Sortelha - Portugal
Rua qualquer em Sortelha protegida por sua imponente muralha de granito.

Como chegar:

Não consegui achar uma maneira de chegar a cidadela usando transporte publico, mas continuarei a busca e quando tiver novidade posto aqui. Para quem estiver de carro, segue as possibilidades para chegar a Sortelha:

Saindo de Lisboa - Entre na A1 até Castelo Branco onde deve-se pegar a A23, continue em direção à Covilhã, até à saída da Belmonte /Sabugal. Proximo a Sabugal irá aparecer a placa para Sortelha .

Saindo do Porto- Entre na A1 até Albergaria e pegue a A25 até à Guarda, depois siga na direção Sabugal.  Próximo a Sabugal irá aparecer placas indicando Sortelha.
Sortelha - Portugal
Torre do Relógio - A partir desse ponto já falta pouco para chegar a cidadela Sortelha.

O que visitar:

Castelo - Também chamado com o ultimo reduto por estar localizado dentro das muralhas da cidadela, o castelo de Sortelha foi construído nos estilos românico e gótico no limite do penhasco e ponto mais alto do maciço. O castelo fica aberto e não é necessário pagar para visitar seu interior. Apesar de não ser muito grande, o castelo de Sortelha com suas duas portas, torre de menagem, cisterna e ameias é o típico castelo medieval na minha concepção.
Sortelha - Portugal
Castelo de Sortelha - Ultima remodelação feita por D. Manuel I.
Logo na entrada temos o brasão de armas de D. Manuel I e uma sacada exatamente em cima da porta do castelo conhecida como "Varanda de Pilatos” (Não descobri o motivo do apelido) na parte inferior da sacada temos os chamados mata-cães (buracos no piso da sacada) que eram usados para lançar pedras ou óleo quente quando invasores tentavam invadir o castelo. No interior do castelo temos a praça de armas com sua cisterna retangular no centro. A partir da praça de armas é possível subir nas muralhas da fortaleza desfrutar tanto da vista da cidadela quanto visualizar a serra da estrela.
Sortelha - Portugal
Praça de armas do castelo - Cisterna ao centro e acesso as muralhas.
Sortelha - Portugal
Vista da cidadela de Sortelha a partir da varanda de Pilatos.
No interior do castelo ainda temos a Torre de menagem com seu formato quadrado e terraço onde o alcaide (responsável ou oficial) do castelo morava. Outra curiosidade é a chamada porta falsa no interior do castelo cuja saída é para o abismo. Diz a lenda que os homens que traíram o alcaide ou o rei eram atirados por essa porta.
Sortelha - Portugal
Torre de Menagem do Castelo de Sortelha.
Sortelha - Portugal
Porta falsa do castelo - local onde os traidores eram jogados.
Largo do Pelourinho - Na época do império português, o pelourinho era o símbolo que representava a autonomia e o poder econômico/militar de uma cidade. Situado na frente do castelo no largo do pelourinho, o pelourinho de Sortelha possui o temas manuelinos como a esfera armilar e motivos decorativos da época.  Ainda na praça do pelourinho temos a Casa da Câmara e a Cadeia da cidade que foi transformada em escola.
Praça do Pelourinho -Simbolo da autonomia da vila na época de D. Manuel I. credito da imagem.
Igreja Matriz - Dedicada a Nossa Senhora das Neves a igreja Matriz de Sortelha a data de 1573 inscrita em seu portal e acredita-se que esse é o ano da construção da igreja. Construída com elementos renascentista, foi alvo de grandes alterações ao longo dos séculos. Infelizmente não consegui entrar no local nem achar fotos do interior, mas sei que a igreja abriga uma série de sepulturas medievais escavadas na rocha e um belo altar barroco.
Sortelha - Portugal
Igreja Matriz de Sortelha.
Ruínas da Igreja de Santa Rita - Do lado externo da muralha temos as ruínas da Igreja de Santa Rita e do hospital. Neste trecho ainda podemos ver o antigo calçamento medieval e bom estado.
Sortelha - Portugal
Ruínas da Igreja de Santa Rita.
Torre do campanário - Construída no estilo românico, este é o campanário da igreja Matriz. Com uma escadaria externa o campanário de Sortelha possui dois sinos que foram adicionados recentemente pois os originais estavam em péssimo estado.
Sortelha - Portugal
Torre do campanário - Sortelha
Lendas e histórias - Varias lendas estão ligadas a cidade de Sortelha uma delas é a "Vento que Soa" que conta a historia de um pai que falou para seu filho no leito de morte as seguintes palavras:
“Se tiveres um segredo, que não queiras ver espalhado pelo vento que soa, 
não o contes a ninguém. Nem a tua mulher, 
nem ao teu maior amigo. 
Guarda-o, porque um verdadeiro segredo guarda-se no coração…”

Se voce quiser ler a lenda completa clique aqui.

Lenda do poço do governador- A casa do governador de Sortelha possui um poço com uma abertura de 70 cm de aproximadamente 20 metros de profundidade. Moradores de Sortelha afirmavam que no fundo do poço havia uma mina e um túnel que ligava a casa ao castelo. Até hoje esse túnel não foi achado... :)

Lenda do beijo eterno- Esta é uma historia de um romance de entre o oficial mouro que sitiava o castelo e a filha do Alcaide do castelo. Os jovens que viviam um amor impossível arrumaram uma maneira de se comunicar a partir de mensagens enviadas por um cesto de palha. Uma certa noite no casal se encontrou junto a porta do castelo e foram flagrados pela esposa do Alcaide que tinha fama de bruxa. Ao ver a filha e o oficial muçulmano, a mãe da donzela fez um feitiço e transformou os amantes em pedra no momento que os amantes tocavam seus lábios. Os dois amantes ainda estão ao lado da torre do alcaide.
Amantes petrificados por um feitiço ficarão eternamente se beijando.
Pedras sigladas- No interior do castelo assim como em muitas pedras na vila e principalmente no interior da porta principal da vila temos as chamadas pedras sigladas. Essas pedras possuem figuras geométricas e letras que ninguém sabe ao certo seu significado. Alguns estudiosos acreditam que as letras representavam a inicial de um nome, provavelmente o nome do responsável pelo canteiro de obra, já outros autores acreditam que é possível que os símbolos indiquem a posição da pedra na construção em razão de suas propriedades. Alguns lugares do castelo apresentam faces de cavaleiros que são atribuídas por muitos como uma maneira de registrar feitos heroicos dos cavaleiros de Sortelha, mas a quem diga que as faces eram apenas uma maneira tempo dos moradores e soldados passarem o tempo. Dentro da torre de menagem há um tabuleiro de jogo desenhado em uma das pedras.
Entrada do Castelo de Sortelha - Detalhe da Seteira em formato de cruz.
A cidade de Sortelha é interessantíssima, sem duvidas um belo exemplo de arquitetura medieval portuguesa. Infelizmente eu visitei a cidade numa Segunda-Feira e o local mais parecia uma aldeia fantasma. Ninguém na rua e somente uma loja de artesanato do lado do castelo estava aberta. Se você for visitar a região de Sortelha procure marcar seu passeio para o fim de semana e com certeza evite a Segunda-Feira.
Bar do Campanário - Quando aberto deve ser interessante.

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook