Estudando italiano em Camerino

Nas férias de 2014 eu e minha esposa decidimos visitar a Itália. Como mais que visitar locais adoramos conhecer pessoas, decidimos nos matricular num curso de Italiano e fazer uma imersão na cultura do país. Férias decididas passamos ao planejamento e a principal questão:  Onde vamos estudar e ficar durante esse período?
Após muita procura e conversas com colegas, decidimos partir para uma pequena cidade na região de Marche chamada Camerino e é essa experiência que irei relatar nessa postagem.
Camerino - Italia
Cidade de Camerino - Ótima posição defensiva - crédito da imagem.
Camerino - Itália
Cidade de Camerino - Também bela para quem for no inverno- crédito da imagem.

Porque Camerino:

Após alguns meses de pesquisa varias escolas e procurando informações sobre suas respectivas cidades escolhemos a escola Dante Alighieri de Camerino.  A pergunta que todo mundo me faz é porque Camerino e não Roma, Florença ou Milão que são os destinos mais tradicionais? Para ajudar você viajante, irei citar os motivos que me levaram a Camerino.


Vida da cidade pequena  - Por ser uma cidade pequena, Camerino é muito atraente no que diz respeito a receptividade, pois em cidades menores é muito mais fácil se integrar e conhecer moradores locais. No caso de Camerino isso é ainda melhor já que os alunos também se interessam em conhecer os alunos que vem para o Dante.
O custo de vida também é um fator que deve ser levado em consideração. Um jantar no restaurante do Nóe com três pratos( Primo piato, Secondo Piato com contorno e/ou desert) custava em torno de 15 Euros. Provavelmente uma compra no supermercado da cidade é mais barato que uma compra na sua cidade no Brasil. Continue lendo que você vai entender melhor.
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Rocca di Camerino - Ótimo lugar para passar uma tarde
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Produtos mais frescos e atendimento nota 10 - Foto na Casa del Formaggio que fica perto da escola.


Scuola Dante Alighieri - Camerino
Afresco mostrando Dante ensinado sua Divina Comédia - Florença

Aulas de Cultura Italiana- O curso da escola Dante é composto por aulas de italiano e aulas de cultura Italiana. A aula sobre a Divina Comédia da  Profª Giusy foi fantástica, com certeza a que mais curtir e me interessei (Até comprei o livro em italiano). Além da aula da Professora Giusy, tivemos aula de música, passeios que contavam um pouco da história da Itália e aula de degustação onde conhecemos os principais produtos da região do Marche. Essa aula de produtos do Marche foi promovido pelo Roberto do restaurante Noè wine and food que falarei depois.

Acomodações - O preço do curso já inclui acomodações em quartos duplos. Algumas pessoas (esse foi meu caso) são alojadas em residências usadas por estudantes da Universidade de Camerino. Isso é sensacional, permite que os alunos estrangeiros se integrem com os alunos italianos ajudando tanto no desenvolvimento do idioma quanto nas "farras"...
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Colégio Bongiovanni - O melhor lugar para fazer amigos.
Em geral os quartos possuem cozinha equipadas com panelas, pratos, talheres e geladeira, então se você quer economizar uma grana pode comprar comida no mercado e cozinhar em casa. Com certeza você fará uma boa economia fazendo compras e cozinhando algumas vezes.
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Saindo um belo Jantar - Nada melhor que uma cozinha para socializar.

Scuola Dante Alighieri - Camerino
Panfleto da escola Dante distribuído aqui no Brasil
Preço e qualidade do curso- O curso da Escola Dante Alighieri de Camerino é o mais barato que encontrei fato que pesou muito na escolha.  O curso de 1 mês custa 888,00 Euros e você tem 80 horas de curso de Italiano, 20 horas de aulas de cultura Italiana além dos passeios que variam de um mês para outro.

Curso - Antes de chegar a Camerino, eu não tinha idéia se o curso seria bom ou não, agora já posso dar uma opinião com maior propriedade.  Quer aprender italiano? Então vá para Camerino.
Todo mundo que conversei em Camerino ficou contente com o curso e os responsáveis pela escola que são muito profissionais e organizados. Desde as aulas até os passeios e atividades tudo funciona como um relógio e os professores ajudam os alunos da melhor maneira possível.
Como não poderia ser diferente, no primeiro dia de curso os alunos fazem uma prova de nível e são alocados em diferentes salas de acordo com seu conhecimento na língua italiana.
Como já mencionado o curso tem duração de 80 horas. Isso implica em aulas todos os dias em dois períodos (manha e tarde). Acreditem é puxado até porque todos os dias você terá que estudar e fazer exercícios em casa. Quem realmente levar o curso a sério, depois de 1 mês você irá melhorar muito o italiano. Se já tiver algum conhecimento prévio da língua, provavelmente sairá falando razoavelmente.
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Ultimo dia de aula - Profª Fabíola entrega as provas.
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Staff daEescola Danta Alighieri.
Passeios - Como Camerino fica fora dos grandes centros, a escola oferece no mínimo duas visitas guiada pelos professores por semana onde uma sempre ocorre durante a semana com destino a uma cidade da região e outra ocorre durante o fim de semana com destino a um grande centro. Dentre os passeios inclusos temos Assis (Cidade de São Francisco de Assis), Gubbio, Caldarola, Grotte di Frasassi, Loreto, Bolonha (clique aqui para ver nossa postagem), Roma, Florença (clique aqui e veja nossa postagem). Além dos passeios oferecidos pela escola, nos dias livres a escola vende alguns passeios. Quando eu fui para Camerino acabei comprando os passeios de Siena, Pisa, Veneza e San Marino.
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Prof. Stefano contando a história da cidade de Assis.
Normalmente nos passeios, os professores acompanham o grupo por um determinado tempo onde mostram os principais locais da cidade e contam a historia do local. Depois do tour guiado eles deixam um tempo livre para que os alunos possam curtir a cidade sozinhos. Em todos os passeios curtir muito a visita guiada e achei que valeu a pena, o único ponto negativo é que em algumas cidades nosso tempo livre é curto demais e ficamos com a sensação de quero mais. Assis e San Marino foram cidades que achei o passeio muito corrido, Assis só deu tempo de visitar a basílica e os subterrâneos da cidade. Outro ponto negativo são as longas viagens de ônibus, isso é realmente cansativo.
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Visita de Roma - Essa dispensamos o passeio guiado
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Caracterização da turma para o Karaoke.
Atividades de confraternização - A escola promove varias atividades para integrar  os alunos. Logo na primeira semana teve um jantar com muita música e dança no Castelo de Caldarola. Cuidado para não abusar do vinho a lenda diz que os estudantes que tomarem muito vinho despertarão o cagão de Caldarola.....
Também temos a noite do Karaokê da escola onde todas as turmas escolhem uma música para cantar no dia. Na ultima semana do curso temos a Cena internacional onde os alunos são divididos em grupo e cada grupo deve apresentar um prato típico do seu país. Se você vai para Camerino, já pensa nisso, pois vai ter que cozinhar e não é tão fácil achar produtos brasileiros na Itália. O restaurante Nóe também promove alguns encontros com Karaokê e música ao vivo. 
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Jantar no Castelo de Caldarola - Otima visita e boa oportunidade para conhecer o pessoal da escola.

Outras dicas importantes:


Preços e contas do mês - Um pouco afastado do centro da cidade tem um mercado chamado Eurospin que possui ótimos preços. O pessoal da Escola fala sobre esse mercado e até disponibilizam transporte duas vezes por mês para os alunos fazerem suas compras. Aproveite o passeio para comprar bons queijos, abusar do macarrão, dos molhos e não deixe de comprar um bom prosciutto crudo (Presunto parma). Para você que gosta de se programar, clique no link ao lado e veja quanto custa fazer compra no Eurospin: Promoções do EUROSPIN
Não esqueça de levar sacolas, os mercados na Europa não fornecem sacolas, se não tiver como carregar as comprar vai ter que comprar uma ou duas sacolas no mercado.
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Eurospin - Melhor opção de compra em Camerino.
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Vai um vinho ai?
Compras na cidade -  Gosta de vinhos? Indo para a Rocca de Camerino há uma Enoteca com produtos regionais e bons títulos de vinhos para vender. Se você quiser pagar pouco e mesmo assim tomar um bom vinho essa loja possui alguns tonéis com vinhos de diferentes regiões da Itália e você pode comprar por litro levando sua garrafa. O preço do litro varia de 1,50 Euros até 3 Euros. Acreditem o vinho de 1,5 Euros é melhor que muito vinho que você já tomou aqui no Brasil e pagou R$ 30,00 ou R$ 40,00. Se você vai cozinhar no alojamento, bem próximo a Enoteca ,  ha uma portinha que vende massas frescas. Vale a pena conferir a diversidade e qualidade dos produtos.
O meu local preferido para fazer compras dentro da cidade é a Casa del Formaggio que fica perto da escola. Aqui sempre era possível encontrar produtos de qualidade, ótimas opções de embutidos e as famosas Olives Ascolane (quer saber o que é? Acesse nossa postagem de Camerino clicando aqui)
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Casa del Formaggio ótima opção para compras pequenas e produtos regionais.
Quando visitei a cidade encontrei uma loja de perfumes chamada Acqua & Sapone que fica um pouco mais afastado da cidade, mas possui bons preços para alguns artigos. Acabei comprando alguns perfumes e maquiagem (minha esposa) e fiquei satisfeito com os preços.

O que e onde comer:


Nòe Wine and Food - O restaurante Noè Wine and Food foi o restaurante que mais gostei em Camerino além de ótima comida e um atendimento nota 10. Pelo menos uma vez voce deve comprar o menu com 3 pratos onde o primeiro prato normalmente é uma massa, o segundo algum tipo de carne e o contorno que normalmente é uma fogazza ou batatas, etc .
O interessante é que o cardápio do restaurante varia sempre, o que possibilita ao turista provar pratos diferentes a cada jantar. Os preços variam de 10 a 15 Euros e não deixe de provar o Tiramissu de morango. 
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Confraternização após o curso de culinária.
Kebab -  Essa é opção mais barata para quem não quer cozinhar. O famoso churrasquinho grego também é uma boa opção quando você sentir falta de carne. O Kebab que eu gostava de frequentar ficava próximo a escola. Um refeição aqui custava 5 ou 6 euros com refrigerante. Aqui também é possível comprar cerveja barata, muito mais barata que nos bares próximos.
Kebab - Bom barato e gostoso.

Pizza por Pedaço-  Claro que visitando a Itália uma boa Pizza não é d+. No caminho da escola tem uma pizzaria pequena que vende pedaços de pizza para comer no balcão. Os preços variam de 1,5 a 4 Euros o pedaço.
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Pizzaria - Sempre uma boa opção de jantar.

Outras dicas:

Curso de Culinária do Nòe - O Nòe oferece cursos de culinária italiana. O cardápio que será feito durante o curso varia e após passar uma tarde cozinhando e aprendendo a historia dos pratos, no final do dia você come o que foi preparado durante a tarde. Quem visita Camerino não pode deixar de fazer o curso.
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Roberto tirando uma bella Lasanha do forno

Outlet Armani - Perto de Camerino tem uma fabrica e um outlet da Armani. Quando visitei o local eu estava de carro então foi fácil chegar no local, é só seguir as placas indicando Matelica que você passará na frente da loja. Também é possível chegar no Outlet indo de ônibus. Para quem optar em ir de ônibus deve conversar na escola para saber os horários do ônibus. Sobre os preços do outlet.... sim vale a pena!!!! :)
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Outlet do Armani - Pensa numa criança feliz. 
Aluguel de Carro - Minha experiência de aluguel de carro não foi muito boa. A Avis possui um representante que fica perto de Camerino mas o cara é NÃO É CONFIÁVEL.  Combinamos de pegar o carro as 8h30 e só pegamos o carro as 12h40, detalhe, ficamos esse tempo todo esperando e ouvindo que já estou chegando ou onde vocês estão? Não desistimos do passeio porque já havíamos perdido aula e acabaríamos ficando o dia todo sem fazer nada. A entrega do carro também foi conturbada, combinamos as 8h30 e o cara estava dormindo ficamos até 9h30 esperando o Sr. Andrea aparecer. Alugar carro é uma excelente opção para passeio mas cuidado quando for tratar com o Sr. Andrea, ele é um enrolão de conversa mole que não está nem ai para você.
Scuola Dante Alighieri - Camerino
Passeio nas ruas de Camerino.
Para acessar mais fotos de Camerino clique aqui e acesse no fanpage no Facebook.

Scuola Dante Alighieri - Camerino
Após ralar 1 mês inteiro, certificado em mãos;

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

  1. Grazie di questa recensione, è stata molto utile alla mia ragazza per iniziare ad ambientarsi prima di partire per l'Erasmus.

    ResponderExcluir
  2. Estudei nessa escola e na próxima sexta, dia 11 de setembro, às 18:00 teremos uma Live sobre a escola. Queremos convidar todos os ex-alunos e futuros alunos a participarem. Será no instagram: http://www.instagram.com/alinestravels

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook