Um passeio por Perugia - A capital Italiana do chocolate

Capital da região de Umbria e conhecida por ser a capital italiana do chocolate (Aqui são fabricados os chocolates da Baci), a cidade de Perugia foi um bela surpresa na minha passagem pela Itália. Alem da fabrica da Baci a cidade possui muitos vestígios da civilização Etrusca e um belíssimo e conservado centro histórico.
Uma das 12 cidades da Liga Etrusca, Perusia (antigo nome de Perugia) foi citada algumas vezes em documentos romandos como no acordo de paz entre Roma e a liga Etrusca que ocorreu em 310 a.C., a civilização que habitava a região participou do conflito entre Roma e o povo de dominava a região dos Montes Apeninos conhecidos como Samnitas (290 a.C.) e auxiliando as legiões romanas contra Aníbal na 2ª Guerra Púnica (Guerra entre Roma e Cartago). 
Perugia - Itália
Vista do Borgo de St.. Pietro - Cidade de Perugia.
Em 41 a.C. o tribuno romano Lúcio Antonio (Irmão de Marco Antonio) apoiado por alguns senadores tentou incitar uma revoltar contra o triuvirato Otávio Cesar (Futuro Imperado Augusto). A revolta não foi bem sucedida e levou o tribuno a fugir e se refugiar em Perugia. Otávio sitiou a cidade durante 7 meses e após invadir a cidade assassinou seus traidores exceto Lúcio que por ser irmão de Marco Antonio foi exilado na Hispania. Após acabar com seus inimigos, Otávio autorizou o saque da cidade e ordenou que todas as edificações com exceção aos templos de Juno e Vulcano e as muralhas fossem incendiadas. Anos mais tarde o próprio augusto ordenou a reconstrução da cidade e doou terras na região da Umbria para os soldados veteranos.
Durante a invasão dos Ostrogodos na região, Perugia foi a unica cidade a resistir aos bárbaros. Justificando o titulo de bárbaros, quando Herculano o bispo de Perugia se apresentou ao líder Totila para negociar a rendição, Tolina ordenou que o bispo fosse esfolado e decapitado. Anos mais tarde Herculano foi santificado e se tornou o santo padroeiro da cidade.
Centro histórico de Perugia - Borgo medieval muito bem conservado.
Capela localizada próxima ao centro histórico de Perugia.
Anos mais tarde a cidade caiu nas mãos dos Lombardos e se tornou uma das mais importantes cidades da região conhecida como Tuscia. Por volta de 773 Carlos Magno cercou a cidade de Pavia e derrotou o Desidério o ultimo Rei dos Lombardo anexando parte da Lombardia ao seu império e deixando outras cidades (como aconteceu com Perugia) sobre responsabilidade do Papa Adriano I. Apesar de fazer parte dos estados papais, Perugia possuía uma vida independente e um governo próprio que foi oficialmente reconhecido em Papa Inocêncio III. Em 1861 a cidade passou a fazer parte do Reino da Itália e posteriormente da Republica Italiana. Mais informações sobre Perugia consulte o site oficial da cidade de Perugia clicando no link.


Perugia - Itália
Fonte qualquer no centro de Perugia.
Local cidade nos cantos da Divina Comédia de Dante Alighieri.

Como chegar:

Trem- A estação de trem que fica a poucos quilômetros do centro histórico liga Perugia as principais cidades da Itália. O acesso entre a estação ferroviária e o centro histórico pode ser feito de metro.
Para ter uma ideia dos preços/tempo de viagem, o trecho de Roma-Perugia dura aproximadamente 3 horas e custa de 12 a 25 Euros dependendo do horário. Mais informações clique aqui e acesse o site da Trem Itália.

Ônibus - A estação de trem que fica a poucos quilômetros do centro histórico liga Perugia as principais cidades da Itália. O acesso entre a estação ferroviária e o centro histórico pode ser feito de metro. Para maiores informações sobre destinos e preços de ônibus clique aqui.

Carro - Quem tem planos de alugar um carro em Roma para visitar a Toscana, pode pensar em fazer uma visita a cidade. O acesso a cidade pode ser feito através da Rodovia E45 que pode ser acessada da autoestrada A1 que segue de Roma para Florença. Quem passear pelo local poderá desfrutar de paisagens com a da foto abaixo.
Perugia - Itália
Campos de girassóis - Paisagem tipica nas estradas da Umbria e da Toscana

O que visitar:

Galleria Nazionale dell'Umbria - Com uma coleção que começou a ser reunida no século XVI, a Galeria Nacional da Umbria possui um impressionante acervo. Com obras elaboradas entre os séculos XIII e XIX. Além enorme quantidade de obras criadas por artistas da Umbria, o acervo conta com diversas obras da idade média e do renascimento.
Perugia - Itália
Grifo e leão de metal  que decoram a entrada da Galeria Nacional da Umbria.
Com preço de 10 Euros, a galeria apresenta obras organizadas em ordem cronológica onde as obras são intercaladas por peças têxteis, de cerâmica e joias. Para maiores informações, clique aqui e acesse o site com informações sobre os museus de Perugia.
Obras de arte expostas na Galeria Nacional da Umbria - crédito da imagem.
Subterrâneos da cidade - Rocca Paolina - O Subterrâneo faz parte do complexo da antiga Rocca Paolina. A fortaleza foi construída a pedido do Papa Paolo III (por isso o nome de Rocca Paolina) por volta de 1540 para proteger a cidade de invasores. Após a unificação da Itália, a fortaleza foi desativada e parcialmente destruída. Atualmente é possível visitar parte da antiga fortaleza que está abaixo da atual cidade. Apesar de parcialmente destruída, o subterrâneo da antiga fortaleza é aberto ao publico (Passeio gratuito) e engana-se quem pensa que o local é abandonado e feio, atualmente as ruas subterrâneas são usadas pelos moradores da cidade como uma das principias ligações entre a Piazza Partigiani e a Piazza Itália. O local também recebe exposições temporárias.
Cidade Subterrânea de Perugia - Ligação entre a Piazza Partigiani e a Piazza Itália.

Arco Etrusco o Arco di Augusto - Construída no Século III a.C. o Arco Etrusto era uma das sete portas da cidade. A imponente porta protegida por duas torres trapezoidais foi reconstruído em 40 d.C após Otávio Cesar vencer a guerra de Perugia. Durante o renascimento, uma loggia foi construída no alto da torre esquerda e no ano de 1621 uma fonte foi adicionada a base da mesma torre. No interior do arco, ainda é possível ver a inscrição "AVGVSTA PERVSIA", nome dado a cidade após a guerra de Perugia.
Arco Etrusco ou Arco de Augusto -  - Crédito da imagem.

Palazzo dei Priori - O palácio comunal de Perugia que atualmente abriga a Câmara Municipal e a Galeria Nacional da Umbria começou a ser construído por volta de 1290. O projeto original cuja fachada de três janelas voltadas para a Praça IV de Novembro demorou 4 anos para ser concluído. Ao longo do séculos, o palácio passou por diversas modificações onde ganhou aspectos militares com uma torre fortificada e ameias. Apesar do estilo Gótico que foi mantido em todas as reformas o palácio ganho uma geometria assimétrica que dá um certo charme ao local.
Perugia -  Itália
Fontana Maggiore - Centro histórico de Perugia.
No portal do Palácio é possível ver as duas estatuas de bronze do Grifo e do leão simbolo da cidade (As originais estão na entrada da Galeria da Umbria) que especula-se foram fundidos em Veneza por volta de 1270. No interior do Palácio temos a sala Sala dei Notari (Sala dos Notários), a antiga Câmara Municipal, um grande salão coberto de afrescos que datam do século XIII, retratando cenas bíblicas e alegóricas, bem como diversos brasões dos administradores da cidade até 1499. No mesmo lado da fachada há, à direita, uma escadaria sobre um arcada tripla, onde está instalado um púlpito de onde os magistrados faziam as proclamações públicas.
Sala dell'Udienza del Collegio del Cambio - Interior do Palazzo dei Priori.
Fontana Maggiore -  Localizada na praça IV de Novembro, a fonte foi construída entre 1275 e 1278 para comemorar a chegada da água vinda do monte Pacciano através do aqueduto com estatuas de Nicola Pisano, Foi projetado em estilo gótico, entre 1275 e 1278, por Nicola Pisano, na bacia inferior mostra os meses do ano com sinais e cenas da cultura agrária e feudal tradicional do zodíaco, as artes liberais e personagens da Bíblia e da história de Roma, nesta ordem.
Perugia -  Itália
Fontana Maggiore - Um dos símbolos de Perugia
Catedral de San Lorenzo  - A atual catedral de Perugia que já foi em diversos outros locais foi construída entre 1345 e 1490 com uma curiosidade: A fachada principal fica na lateral da igreja voltada para o Palazzo dei Priori e a Fontana Maggiore. Com seu exterior não terminado, a face voltada para a Fontana foi decorada com losangos em mármore rosa e branco (retirado Catedral de Arezzo). A  fachada voltada para Piazza Danti é decorado com um portal em estilo barroco projetado por Peter Carattoli em 1729.
Fachada lateral da Catedral de San Lorenzo. - créditos da imagem
Entrada principal da Catedral voltada para a Piazza Dante.
Infelizmente não possível fotografar no interior a catedral (é proibido fotografar). Decorada com diversos afrescos e pinturas, o interior da catedral guarda os restos mortais do Papa Martinho V (1365-1431) alem de relíquias de Urbano IV e Inocêncio III e um suposto anel dado à Maria por José.
Perugia - Itália
Estatua do Papa Sisto V - Ao fundo detalhes da decoração da catedral

Aqueduto de Perugia  O antigo aqueduto que antigamente levava água para abastecer a cidade foi transformando em um passeio de pedestres. Apesar de não conseguir informações sobre quando o aqueduto foi construído, o passeio neste lado da cidade é muito bonito.
Perugia - Itália
Aqueduto medieval de Perugia - Atualmente uma via de pedestres.
Perugia - Itália
Aqueduto de Perugia -Atualmente uma rota de pedestre

O que e onde comer:

Birra à Porter - Não necessariamente é um restaurante, mas o Birra à Porter é um local especializado em cervejas. Alem de achar cervejas e copos regionais, aqui é possivel encontrar cervejas do mundo inteiro com preços muito mais acessíveis que os nossos. O lugar é super simpatico e o atendimento é top... quem quiser conhecer o local fica na Via L. Bonazzi 11.
Birra à Porter - Otimo lugar para tomar uma breja

Chocolate Baci - Perugia é conhecida como a cidade do chocolate na Itália por ser sede da Baci chocolates. Aqui é possível visitar a fabrica e um museu dedicado ao chocolate, mas atenção, os horários  são restritos. Para maiores  informações clique aqui.
Museu do chocolate na fabrica da Baci - Imagem do site do museu.

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook