Estrada Real - Caminho Velho - Antiga Rota do Ouro

Esse post serve para promover um roteiro turístico mineiro/paulista lindo e riquíssimo em historia . A historia desse caminho remete a descoberta do Ouro na capitania de Minas Gerais, fato que culminou na construção de um caminho que serviria para transportar o ouro extraído nas Minas Gerais para um porto onde seria enviado para Portugal. Esse importante caminho foi batizado como Estrada Real ou Caminho do Ouro.
Apesar dos diversos caminhos criados ao longo dos anos para transportar as riquezas de Minas Gerais como o Caminho Novo (Ouro Preto - Rio de Janeiro) e o Caminho dos Diamantes (Diamantina - Ouro Preto) nossa postagem irá mostrar somente algumas cidades que foram fundadas e cresceram em consequência da extração aurífera no Caminho Velho (Ouro Preto - Paraty).
Estrada Real - Minas - São Paulo
Mapa da Estrada Real com destaque para cidades que serão abordadas nessa postagem.  
O caminho velho (primeiro caminho criado pela coroa portuguesa) e seus poucos mais de 700 km era a estrada por onde tropas (tropeiros) com até 300 mulas trafegavam na época colonial, levando ouro para o porto de Paraty e retornando à Minas Gerais transportando alimentos para abastecer as novas cidades da capitania. Atualmente algumas dessas cidades são consideradas patrimônios da humanidade e abrigam uma riqueza cultural, gastronômica e arquitetônica que todo brasileiro deveria conhecer.
Para estimular o turismo na região e resgatar um pouco da nossa historia, o instituto Estrada Real possui um site repleto de informações sobre os diversos caminhos usados durante o ciclo do ouro. Esse instituto também fornece um passaporte que pode ser carimbado nas principais cidade ao longo da estrada e no final do trajeto o viajante ganha um certificado atestando que percorreu todo o caminho. Para maiores informações clique aqui e acesse o site do instituto.
Estrada Real - Trilha
Marcos na Estrada Real indicando sua localização


Estrada Real - Minas - São Paulo
Passaporte da Estrada Real - Incentivo ao Turismo




Ouro Preto -  O arraial fundado em 1698 que cresceu devido a extração de ouro é uma das cidades que mais gostei de visitar no Brasil. Conhecida outrora por Vila Rica, a atual Ouro Preto que já foi a mais importante zona de extração de ouro no mundo hoje exibe atrações como a Igreja da Nossa Senhora do Pilar decorada com mais de 400 kg de ouro, o 1ª teatro ainda em funcionamento do Brasil, minas de ouro cavadas na época do ciclo do ouro e as belas obras de arte de Aleijadinho. Para conhece a encantadora história de Ouro Preto assim como ler algumas dicas de viagem, acesse nossa postagem: 


Estrada Real - Caminho Velho
Praça Tiradentes e Museu da Inconfidência - Praça central do centro histórico de Ouro Preto.
Estrada Real - Caminho Velho
Casarões coloniais no centro de Ouro Preto.
Mariana - Primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais, Mariana assim como Vila Rica foi uma das maiores produtoras de Ouro do Brasil durante o período colonial. Apesar de não ser tão preservada quanto sua vizinha Ouro Preto, o local ainda possui belas construções em seu centro histórico e oferece um passeio de trem até Ouro Preto. Fora da cidade é possível vistar a Mina da Passagem  que segundo os guias é a maior mina de ouro aberta a visitação do mundo. 
Estrada Real - Caminho Velho
Conjunto Arquitetônico no centro de Mariana - Cartão postal da cidade 
Entrada da Mina da Passagem -Antiga mina de ouro de Mariana
Congonhas - Sem informações muito precisas, acredita-se que Congonhas foi fundada por garimpeiros que saíram da atual Conselheiro Lafaiete e estabeleceram um povoado as margens do Rio Maranhão. Esse povoado que mais tarde se tornaria a cidade de Congonhas foi uma das principais lavras de mineração da região e era conhecida como lavra do batateiro pois lá eram encontradas pepitas de ouro chegavam a ter o tamanho de batatas. A cidade que prosperou no ciclo do ouro possui belos exemplos de arquitetura colonial e talvez seja a cidade com o maior numero de obras do famoso escultor Antônio Francisco Lisboa - O Aleijadinho. Para dicas de Congonhas, acesse nossa postagem:


Estrada Real - Caminho Velho
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos - Uma das mais belas obras do Barroco brasileiro.
Estrada Real - Caminho Velho
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e seus 12 profetas feitos por Aleijadinho
Tiradentes -  Fundada em 1702 em razão da descoberta de ouro nas encostas da Serra de São José, a cidade foi batizada com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes. Com o passar dos anos a cidade trocou seu nome para Arraial velho e posteriormente para São José até ganhar o nome que homenageia seu ilustre filho Joaquim José da Silva Xavier, o "Tiradentes". Esquecida durante anos, atualmente a cidade conta com um belo patrimônio arquitetônico repleto de exemplares do século XVIII. Alem das belezas históricas, a cidade também possui uma boa estrutura turísticas. Para mais informações acesse o site roteiros de turismo clicando aqui.
Estrada Real - Caminho Velho
Cidade histórica de Tiradentes - Casarões e passeios de cavalo



São João Del Rei -  Fundada em 1702,  São João del Rei e Tiradentes eram uma unica cidade que tinha o nome de Rio das Mortes. A cidade que foi palco da Guerra dos Emboabas ainda hoje é uma das mais importantes cidades de Minas.

Centro histórico de São João Del Rei - crédito da imagem
Carrancas -  Fundada em 1716 por bandeirantes paulistas, a pequena cidade de Carracas ganhou esse nome devido as escavações realizadas em suas serras que se pareciam "cara feias" - Carrancas. Apesar de pequena e longe do esplendor de Ouro Preto ou Tiradentes, Carrancas possui muitas belezas naturais e agrada desde os amantes do ecoturismo, trekking e esportes radicais àqueles que buscam descanso junto à natureza.
Cidade repleta de belezas naturais como o Complexo da Fumaça  - crédito da imagem.
Cruzília -  A cidade que ganhou esse nome por estar no cruzamento de duas estradas importantes do período colonial, Cruzília é berço dos Cavalos Mangalarga/Mangalarga Marchador (há um museu na cidade sobre o assunto).  A cidade também é conhecida nacionalmente por seus queijos premiados, tradição trazidas pelos dinamarqueses em 1920. Apesar de não ter muitas opções de visitação vale uma parada para comprar um queijo.




Estrada Real - Caminho Velho
Queijos de Cruzília - famoso no Brasil inteiro
Estrada Real - Caminho Velho
Fabrica de queijos Cruzília - tradição e qualidade

Caxambu -  Considerada a maior estancia hidromineral do planeta, a cidade ganhou fama no século XIX por possuir águas terapêuticas. A fama correu o império e por volta de 1870 (Data imprecisa) a Princesa Isabel que não conseguia engravidar partiu para Caxambu em busca da cura de sua infertilidade (funcionou!!!). Atualmente a cidade que faz parte do circuito das águas mineiro, recebe anualmente milhares de turistas que vêm conhecer o famoso Parque das Águas com suas fontes medicinais. Para ler mais dicas sobre Caxambu, acesse nossa postagem:


Estrada Real - Caminho Velho
Centro hidroterápico de Caxambu - Maior concentração hidromineral do planeta

Estrada Real - Caminho Velho
Fonte D Pedro, decorada com a replica da coroa do imperador.
Passa Quatro -  Localizada no alto da Serra da Mantiqueira, Passa Quatro servia de apoio para os viajantes que cruzavam a Estrada Real. Em 1884 a pedido do Imperador D. Pedro II foi construída a antiga Estrada de Ferro Minas-Rio que instalou aqui uma estação e contribuiu para o crescimento da cidade. A cidade que foi palco de alguns combates durante a revolução de 32 ficou famosa pelo fato do então jovem Juscelino Kubitschek atuar como medico no hospital municipal. Atualmente a cidade que vive do ecoturismo e turismo rural possui diversas trilhas e cachoeiras. Para os amantes de trens, a cidade também oferece um passeio de ferroviário de 2h. Maiores informações clique aqui.
Estação ferroviária de Passa Quatro - Uma das opções de turismo da cidade - crédito da imagem.

Estrada Real - Caminho Velho
Altar Barroco no interior da Igreja Matriz de Cunha

Cunha -  Localizada no Vale do Paraíba, a pequena cidade que ainda guarda traços coloniais e está entre duas Reservas ambientais - o Parque nacional da Serra de Bocaina e o Parque Estadual da Serra do Mar é uma excelente opção de lazer para quem gosta de trilhas, cachoeiras e tranquilidade. Conhecida por ser a capital do Fusca (possui a maior frota de fuscas do Brasil) e por sua festa do pinhão (aquela farofa de pinhão é a melhor), Cunha é uma das 12 estancias climáticas do estado de São Paulo. A cidade que serviu de apoio para os tropeiros que passavam pela estrada Real, também teve papel importante na revolução de 32. Quer conhecer mais sobre a cidade e pontos turísticos como a Pedra da Macela e a Cachoeira do Desterro? Acesse nossa postagem: 


Paraty -  Cidade do litoral Fluminense, Paraty é uma joia do período colonial brasileiro. Fundada por Martim Afonso de Souza , a cidade de Paraty foi projetada por militares portugueses para ser um importante porto da colônia. Conhecida como Veneza brasileira, Paraty possui um lindo centro histórico e diversas opções de lazer como passeios de barco e belas praias. Acesse nossa postagem sobre Paraty e conheça as belezas da cidade.


Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook.

Comentários

  1. Nossa é maravilhosa eu vou conhecer está cidade de encantos e mística amo essas lendas!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, estou pensando em fazer este caminho e as informações foram muito importantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook