São Thomé das Letras - A cidade mais mística do Brasil

No coração da Serra da Mantiqueira no alto de um deposito de quartzito (Pedra de São Thomé) São Thomé das Letras é conhecida por sua natureza, seu misticismo e o pessoal alternativo que anda pelas ruas da cidade. O pessoal alternativo é um caso a parte, em São Thomé você irá encontrar várias pessoas com o estilo do Raul Seixas e/ou pessoas que curtem usar alguns tipos de ervas e derivados, mas não se preocupe, a cidade é muito mais que isso. Eu pessoalmente adorei a cidade e recomento a todo mundo. Suas ruas e casas construídas com pedras de São Thomé, suas belas cachoeiras, o belo por do sol na pirâmide ou seus simpáticos moradores chamarão muito mais sua atenção.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Piramide de São Thomé das Letras e seu belíssimo por do sol.
A história de São Thomé das Letras remete a 1780 quando João Antão escravo da Fazenda Campo Alegre (Fazenda do pai do futuro Barão de Alfenas - o Capitão João Francisco Junqueira) fugiu da fazenda e se refugiou numa gruta na atual São Thomé das Letras. Depois de alguns dias na Gruta, um senhor de vestes brancas apareceu na gruta, entregou um bilhete ao João Antão e falou que se o escravo entregasse o bilhete ao dono da fazenda ele seria perdoado. Analfabeto, João Antão entregou o bilhete que falava sobre uma imagem de São Thomé. O capitão que ficou impressionado com o bilhete, com a caligrafia (impossível ter sido escrito por um escravo analfabeto) e com a qualidade do papel usado no bilhete ordenou que João o levasse até a gruta onde ele havia se escondido. O intuito de ir até a gruta era recuperar uma imagem de São Thomé talhada em madeira descrita no bilhete.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Gruta do João Antão - Foi aqui que a estatua de São Thomé apareceu.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Estatua de São Thomé da praça em frente a igreja.
Como o Capitão João Francisco era muito religioso recolheu a imagem, a levou para casa e libertou João Antão. A imagem sumiu e reapareceu na gruta e toda vez que o capitão retirava a imagem da gruta, alguns dias depois ela reaparecia na gruta novamente. Acreditando que um milagre acontecia quando a imagem sumia e reaparecia na Gruta, João Francisco  mandou erguer uma capela ao lado da gruta para abrigar a imagem. Na gruta onde a imagem foi encontrada havia alguns anagramas e símbolos que pareciam letras logo a futura cidade que nasceu a partir da construção da igreja passou a ser chamada de São Thomé das Letras.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Casa construída em quartzito tipica de são Thomé das Letras.
Atualmente são duas as principais atividades econômicas da cidade: Mineração e Turismo. A mineração movimenta um grande comercio com a extração da pedra de São Thomé (quartzito). Alem da geração de empregos boa parte das ruas são pavimentadas com essas pedras que também são usadas na construção de casas o que garante um charme todo especial a cidade. Já o turismo é atraído pelas belas cachoeiras que mostraremos depois e pelas diversas lendas e crenças que existem na região. Místicos e Ufólogos adoram São Thomé, os místicos acreditam que São Thomé é um dos chamados chakras da terra e alguns falam que há uma gruta que leva as pessoas diretamente a Matchu Picchu.  Quem quiser conhecer mais lendas de São Thomé das Letras clique aqui e acesse o site oficial da cidade. Lá vocês irão conhecer lendas como a dos Corpos Secos ou conhecer Chico Taquara o São Francisco brasileiro.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Chico Taquara - São Francisco brasileiro.

Como chegar:

Ônibus - Pelas informações que achei, para chegar a São Thomé das Letras saindo de São Paulo, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro é preciso pegar um ônibus até Três Corações. O preço do trajeto entre Três Corações - São Thomé das Letras é feito pelas empresas Trectur ((35)3231-3844) e Coutinho ((35)3231-3355). Saindo de São Paulo os ônibus saem do terminal Tiete e as empresas são Transul e o grupo Santa Cruz.

Carro - Saindo de São Paulo (350 km) ou  Belo Horizonte (300 km) o viajante deve seguir pela Rodovia Fernão Dias até três corações e seguir pela MG-862 até São Thomé. Quem quiser fazer um passeio mais histórico pode chegar a São Thomé pela Estrada Real  visitando cidade como Caxambú (termas imperiais), Cruzília (Cidade do Queijo), Baependi (cidade de Nhá Chica) e Cunha.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Placa indicando que chegamos a São Thomé das Letras.

O que visitar:

Igreja Matriz de São Thomé das Letras - Construída 1785 no estilo Barroco o interior possui altares no estilo rococó assim como paredes e pinturas revestidas de Ouro. As obras no interior da igreja são atribuídas a Joaquim José Natividade (discípulo de Aleijadinho). Infelizmente a imagem de São Thomé das Letras encontrada na gruta foi roubada da igreja.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Fachada da Igreja Matriz de São Thomé das Letras.
Teto da Igreja Matriz de São Thomé das Letras - credito da imagem.
A igreja que abriga um quadro do Barão de Alfenas também é o local onde seus restos mortais estão enterrados. Apesar da importância histórica do local infelizmente o estado de conservação das obras no interior da igreja não é dos melhores. Diz a lenda que na época do Barão de Alfenas a igreja era usada por sociedades secretas para a realização de encontros e a igreja possui tuneis subterrâneos que eram usados pelos membros dessa sociedade. Assim como outras lendas, não é possível verificar se há tuneis sob a igreja.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Lateral da Igreja Matriz de São Thomé das Letras.
Igreja Nossa Senhora do Rosário Conhecida como Igreja de Pedra, a Igreja do Rosário teve sua construção iniciada ainda no século XVIII por escravos que eram impedidos de frequentar os cultos na igreja Matriz. Cartão postal de São Thomé das Letras a igreja foi construída com pedaços de quartzito sobrepostos e sem argamassa, construção típica da região. Todas as vezes que passei na igreja o local estava fechado.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Igreja de Pedra - Construção iniciada por escravos no século XVIII.
Vale das Borboletas - O local que fica na estrada para Três Corações possui esse nome porque em uma determinada época do ano (não descobri qual época) o vale fica cheio de borboletas. Já a Cachoeira do local não é muito grande, mas é linda. De acesso relativamente fácil e águas rasas a cachoeira possui duas quedas e uma pequena gruta que teve parte tomada pela vegetação. Antes de chegar na cachoeira há dois restaurantes.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Vale das Borboletas - Uma das mais belas cachoeiras de São Thomé das Letras
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Parte alta da cachoeira do vale das borboletas.
Cachoeira dos Antares - localizada a 17 km do centro de São Thomé a linda cachoeira dos Antares vale cada minuto passado na estrada de terra que leva até ela. Com uma queda de 15 mts (foi isso que me falaram) a exuberante cachoeira é o local ideal para fazer um rapel. Se você não tem equipamentos de rapel não esquenta, normalmente tem uma equipe que fica com as vias montadas no local.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Cachoeira dos Antares - Ideal para quem curte fazer Rapel.
Cachoeira Véu de Noiva - Uma das cachoeiras mais populares de São Thomé a Véu de Noiva além de bela possui uma boa piscina para nadar. Para chegar ao local mostrado na foto é bem tranquilo tem até uma "escada" construída com madeiras e raízes das arvores. Nesta cachoeira é possível seguir o leito do rio e chegar na cachoeira do Paraíso. No caminho você encontrará outras cachoeiras menores e locais para banho, mas não se iluda o caminho é tão tranquilo.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Cachoeira Véu de noiva - uma das mais procuradas de São Thomé das Letras.
Cachoeira do Paraíso  - Localizada próxima a cachoeira Véu de Noiva a cachoeira do Paraíso possui uma queda pequena ótima para a pratica de hidromassagem e uma prainha de areia fina. Essa cachoeira quase não possui pedras no fundo. Devido a quantidade de arvores na prainha essa cachoeira é boa em qualquer horário. Lembrando que quanto mais cedo menos pessoas terão no local.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Cachoeira do Paraíso -  Belo local para curtir com a família.
Ladeira do Amendoim - no caminho para a gruta do Carimbado( Que está fechada por determinação Judicial) chegamos a famosa Ladeira do Amendoim. Essa ladeira ficou famosa pelo fenômeno que lá acontece. Nela, se você deixar o carro parado e em "ponto morto" ao invés de continuar a descer a ladeia o carro sobe. Só em São Thomé mesmo...... Quem quiser assistir um vídeo da ladeira clique aqui.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Ladeira do Amendoim - Fenômeno bizarro em São Thomé das Letras
Parque Antonio Rosa -A poucos metros do centro da cidade de São Thomé das Letras temos o Parque Antonio Rosa. Alem de abrigar vegetação nativa da região, o parque Antonio Rosa possui os mais belos mirantes de São Thomé como o alto do cruzeiro, a pedra da bruxa e a pirâmide. É aqui que todo fim de tarde moradores de São Thomé e turistas vêm para contemplar o por do sol.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Cruzeiro no alto do parque Antonio Rosa
Vista da cidade de São Thomé das Letras
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Chegando na piramide para contemplar o por do sol
Certamente o local mais animado e procurado para avistar o por do sol é a pirâmide. Chamada assim por causa de sua arquitetura que foi projetada e construída por um "astrônomo" apaixonado pela constelação de escorpião, o local é utilizado por turistas que desejam assistir e fotografar do por do sol. É comum no fim de tarde músicos divertirem o local. A notificação negativa é pela quantidade de pessoas usando maconha no local, mas não se preocupe o local não é perigoso. 
São Thomé das Letras - Minas Gerais

Claro que este local tinha que ter algo de místico. Alem do belo por do sol, diversos relatos dão conta do avistamento de ÓVNIS e seres extraterrestres neste local. Apesar de diversos estudos, especialistas até hoje tem opiniões diferentes a respeito das experiências. Quando visite o local percebi que muita gente ali devia estar vendo ÓVNIS, Gnomos, etc.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Pessoal começando a chegar para ver o por do sol.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
A beleza na simplicidade do por do sol.
Bairro do Sobradinho - Localizado a 15 km do centro de São Thomé das Letras, o bairro do sobradinho oferece belas opões de lazer como cachoeiras, trekkings e grutas. Não deixe de conferir nossa postagem sobre o local clicando aqui.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Cachoeira do Sobradinho - um das atrações de Sobradinho
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Belas paisagens para contemplar em Sobradinho.
Outros locais para visitar - Apesar dos 5 dias em São Thomé das Letras, não consegui visitar todos os pontos turísticos da cidade. Ao invés de sair correndo de um lugar para outro somente para registrar e ir embora, optamos por fazer menos passeios e aproveitar melhor cada um deles. Quem quiser conhecer todos os pontos turísticos da cidade pode acessar o site oficial de São Thomé das Letras clicando aqui.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Bar do Et - Centro de São Thomé das Letras

O que comer:

Baseada em produtos simples, a cozinha mineira lembra a comida da vovó onde até a comida mais simples tem um paladar único. Alem da riqueza de sabores e odores, alguns pratos da cozinha mineira contam um pouco da historia do Brasil.
A simplicidade dos pratos é "culpa" da corrida pelo ouro. Durante o ciclo do ouro ninguém queria vir para minas trabalhar no plantio e abrir mão do garimpo logo, a oferta de alimentos na região era limitada e as refeições eram realizadas com produtos de fácil plantio como quiabo, feijão e mandioca ou frango que podia ser criado no quintal. Quer saber mais sobre a história da culinária mineira clique aqui.

Feijão Tropeiro- Esse prato é uma mistura de feijão com farinha de mandioca, torresmo, linguiça e ovos ganhou esse nome por se a comida que os tropeiros (Tropas organizadas para transportar o ouro encontrado no interior de minas até o porto de Paraty) carregavam em suas viagens. 
Ouro Preto - Brasil
Feijão Tropeiro servido em panelas de pedra
Tutu de Feijão - Dizem que esse prato a base de feijão foi criado nas senzalas de Ouro Preto. A palavra TUTU vem do quimbundo (língua africana falada na Angola) quitutu que significa “papão”que significa algo fora do comum ou sobrenatural (Daí a historia do bicho Papão). Como a mistura do caldo de feijão, o feijão e a farinha de mandioca tinha tinha um sabor muito apreciado pelos escravos o prato passou a ser chamado de tutu (tão bom que parecia ser sobrenatural). Em restaurantes mais sofisticados o prato para duas pessoas pode até custar R$ 45,00.

Vaca Atolada-  Prato tipico da comida caipira a Vaca Atolada é feita de costela e mandioca.  Assim como o feijão tropeiro a Vaca Atolada  foi criado pelos Tropeiros valeparaibanos que carregavam no embornal carne mergulhada na gordura, o que garantia alimento por um bom tempo, sem deteriorar. Ao longo das trilhas colhiam mandioca, assim podendo misturá-las e cozinhar junto com as carnes, uma comida forte e boa para dias mais frios da serra.
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Vaca Atolada - Comida caipira tipica..
Frango com quiabo -  A origem do prato é um pouco divergente, há site falando que a origem do prato é africado (O quiabo foi trazido da africa) em outro falam que o prato é indígena. A grande verdade é apesar do quiabo ser um pouco discriminado o prato é delicioso.  Na Rua São José (rua dos banco) o restaurante Chafariz do Paço é uma boa opção para comer com preço de R$ 45,00 por pessoa com direito a comer até explodir.

Queijos e doce de leite - Durante o período que passei em Minas, todos os dias eu comia queijo e doce de leite de sobremesa. Minas Gerais é muito famoso pelos seus queijos e o doce de leite aqui maravilhoso. Não deixem de provar os dois....
São Thomé das Letras - Minas Gerais
Não há sobremesa melhor que um doce de leite com queijo branco.

Onde se hospedar:

Como toda cidade turística, São Thomé das Letras tem varias opções de hospedagem e atendem todos os gostos e todos os bolsos. Durante minha estadia em São Thomé da Letras fique hospedado na Pousada das Estrelas. Localizada próxima a rodoviária de São Thomé a pousada é proxima o suficiente do centro da cidade (500 mts) permitindo o turista ir andando, mas longe o bastante para não ser incomodado com o barulho dos bares... :)
Alem da boa localização o Sr. Carlos gerente da pousada é extremamente simpático. Atendimento do local foi nota 10.

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook