Lisboa - Belém joia lisboeta

Continuando nosso passeio pela capital portuguesa, vistamos um dos mais belos bairros de Lisboa: Belém. A cerca de 6 km de distancia da praça do comercio, o bairro de Santa Maria de Belém antigamente era uma praia fluvial onde navios costumavam atracar. Devido ao grande fluxo de navios que aqui paravam, alguns trabalhadores começaram a construir suas casas nos arredores da praia. Com o tempo, um sistema de defesa foi montado próximo a essa praia para evitar o ataque de piratas a cidade e aos navios que ali estavam.
Durante o reinado de D. Manuel o local se transformou com a construção de mosteiros, jardins, edifícios ligados a corte e outras benfeitorias. Com vários parques, jardins cafés a beira do rio, o local oferece (no meu ponto de vista) os monumentos mais belos de Lisboa como o mosteiro dos Jerônimos e a torre de Belém.

Mosteiro dos Jerônimo -  Um dos mais notáveis exemplos da arquitetura manuelina (mistura da arquitetura gótica com influencias mouriscas e simbologias que remetem a cavalaria e ao grande avanço marítimo do reino português), o mosteiro que começou a ser construído por volta de 1501 logo após a volta de Vasco da Gama das índias e foi financiado com o lucro da venda das especiarias vindas da índia.
Mosteiro dos Jeronimos
Fachada do mosteiro dos jerônimos
Mosteiro dos Jerônimos
Detalhe em frente ao mosteiro
O mosteiro recebeu este nome por ter sido entregue a ordem de São Jerônimo. Hoje abriga os túmulos de D. Manuel I (rei que mandou construir o mosteiro), Luiz de Camões, Vasco da Gama, Fernando Pessoa, entre outros famosos. Com toda sua imponência e grandiosidade, os detalhes na fachada e principalmente nas portas do mosteiro deixam qualquer visitante impressionado...
Nas 2 fotos abaixo temos a chamada Porta Sul do mosteiro. Localizada na Rua Belém, no centro deste portal temos a imagem da Santa Maria de Belém segurando o menino Jesus em sua mão direita e um presente dos 3 reis magos na mão esquerda. Rodeando a santa, temos figuras da  igreja como apóstolos, profetas e doutores da igreja. Na coluna que divide as portas germinadas temos a imagem de D. Henrique vestido com sua armadura e sua espada. Ainda há imagens de São Jerônimo em penitencia e retirando um espinho da pata de um leão e outra imagem de São Miguel Arcanjo.
Entrada do Mosteiro
Mosteiro dos Jeronimos
Porta sul do mosteiro.
Alem da Porta Sul, outra obra de arte do mosteiro é a chamada Porta Axial. Voltada para o Leste (ponto cardeal da sabedoria), a porta Axial é a entrada principal do mosteiro. Neste portal destacam-se a três cenas do nascimento de Jesus Cristo  (Anunciação, Natividade e Adoração dos Magos) e as estaturas de D. Manuel I aos pés de São Jerônimo (esquerda do portal), sua esposa D. Maria e São João Batista (direita do portal).
Infelizmente não poderei me aprofundar sobre os detalhes do mosteiro pois as 3 vezes que estive aqui não consegui visitar o seu interior.  Para que vocês não corram o risco de chegar aqui e dar com as portas na cara assim como aconteceu comigo, clique aqui para saber os horários de visitas do mosteiro. Quem quiser conhecer o interior do mosteiro, acesse o blog de nosso parceiro Viaje por Dois clicando aqui.

Lisboa
Ornamentos da Porta Axial do mosteiro.
Fachada do mosteiro dos jerônimos
Padrão dos descobrimentos - Em frente ao mosteiro temos outro ponto turístico muito famoso em Portugal: O padrão dos descobrimentos. Quando vi esse monumento lembrei as aulas de historia da Profª Flau no ginásio....:
Belem - Lisboa
Padrão dos descobrimentos
No ano que completaria 500 anos da morte do Infante D. Henrique, Salazar (António de Oliveira Salazar - Primeiro-ministro Português de 1932 à 1968) mandou construir um monumento em homenagem ao Infante D. Henrique e ao período dos descobrimentos.
O Infante D. Herinque, filho de D. João I foi um dos personagens que mais contribuiu com a era dos descobrimentos portugueses com a fundação da escola de Sagres (onde se formaram nomes como Vasco da Gama e Cristovam Colombo) devido a isso o monumento foi construído no formato de caravela com mais de 30 personalidades da historia portuguesa.
Padrões dos descobrimentos - Formato em caravela
para homenagear as época das navegações.
Construído no local onde as embarcações faziam a aguada (abastecimento do navio com água) no monumento temos estatuas imensas de personalidades como Vasco da Gama, Diogo o cão, Pedro Álvares Cabral, Pedro de Vaz Caminha e na Proa da caravela a frente de todos esses ícones, esta o Infante D. Henrique segurando uma esfera Armilar.
A parte de trás do monumento foi construída em formato de espada com um elevador que leva à um mirante no alto do monumento. No chão em frente ao elevador, temos uma imensa rosa dos ventos com o mapa mundi no centro e indicações de todas as colônias e rotas marítimas descoberta pelos navegadores portugueses e as datas que foram descobertas.
Lisboa - Belém
Parte posterior do monumento em formato de espada.
Padrão dos descobrimentos
Rosa dos ventos.
O preço para visitar o padrão dos descobrimentos é de 3 Euros. Mais informações clique aqui.

Torre de Belém - Um dos principais cartões postais de Portugal, a torre teve sua construção iniciada em 1514 à ordem do Rei D. Manuel I na "praia de Belém". A torre esta localizada na Foz do Rio Tejo onde estava e ainda estão localizados os principais portos de Portugal. A torre fazia parte de um sistema defensivo do Tejo e substituiu um antigo navio que ficava ancorado naquela região para proteger o Rio contra piratas que vinham saquear a cidade e os navios que partiam para a Índia. Com o passar do tempo, o local perdeu sua função defensiva e se transformou em um farol para orientações de embarcações até se tornar um dos pontos turísticos mais visitados de Portugal.
Por do sol próximo a torre de Belém
Vista próxima a torre de Belém.
Outro exemplar da arquitetura manuelina. em seu exterior é possível observar vários elementos artísticos que remetem as navegações, assim como símbolos da cavalaria e da realeza portuguesa. Abraçando a edificação e as guaritas temos a representação de cordas e nós de marinheiros e as ameias (estrutura no parapeito da muralha usada para proteção dos defensores do castelo) do castelo são em formato de escudo com a Cruz da Ordem de Cristo.
Lsiboa
Detalhe de cordas ao redor da torre.
Entrada da torre de Belém
Ao entrar na torre, os visitantes têm acesso a sala dos canhões ou bastião. Bastião significa angulo saliente de uma fortaleza, ou seja, local usado para posicionar a artilharia da fortaleza....
O bastião da torre de Belém possui 16 canhões direcionados para 3 pontos cardeais. A foto não ficou muito boa devido a minha falta de experiência na época em que realizei essa visita. Abaixo do bastião fica um deposito onde era guardada a pólvora usada pelos defensores da torre.

Vista interna do Baluarte ou Bastião - Sala dos canhões
Acima do bastião temos o terraço do Bastião. O chão do terraço é levemente inclinado para escoar a aguá que ali se acumulava e também ajudava o posicionamento dos canhões que voltavam para a posição exata após os disparos. No centro do terraço temos a imagem da Nossa Senhora do Bom Sucesso (Nossa Senhora das Uvas) segurando o menino Jesus em uma das mãos e um cacho de uvas e folhas de parreiras na mão esquerda representando das vinhas do Senhor. Na fachada da torre é possível ver vários elementos do estilo manuelino, onde podemos destacar a Esfera Armilar, o Escudo Nacional, a Cruz da Ordem de Cristo que foi uma derivação da cruz templaria, as cordas usadas como arremate, etc (que conhecer mais sobre essa simbologia, acesse nosso post sobre o mosteiro da batalha). ...
Terraço do Baluarte
Acima do terraço do Baluarte, temos mais 4 andares que iremos descrever aqui.  No primeiro andar temos a Sala governador onde é possível ver a cisterna da torre que captava água das chuvas. No andar superior temos a sala do rei com uma varada onde o monarca português costumava assistir a partida das caravelas. Nos próximos andares temos a sala das audiências onde o rei costumava receber pessoas da corte e a Capela real com seu teto arredondado (abóbada) com vários símbolos do estilo manuelino. No ultimo andar da torre encontra-se o terraço da torre com uma privilegiada vista para todo o bairro. Na foto abaixo temos um vista da ponte 25 de Abril outro ícone da cidade de Lisboa.
Terraço da torre - Vista para ponte 25 de Abril (Golden Gate Bridge Portuguesa)
Terraço da torre - vista para entrada do atlântico
Lisboa - Belém
Vista Noturna da torre de Belém.

A visita a torre de Belém custa 5 Euros e os horários de funcionamento dependem da época do ano. Para obter mais informações sobre a torre de Belém clique aqui.

Próximo a torre de Belém ainda é possível ver um monumento de um Hidroavião Fairey F III que foi usado por Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira travessia do Atlântico sul.
Monumento homenageando a 1º travessia aérea do Atlântico Sul.
Finalizando o passeio pelo Bairro, logo ao lado do Mosteiro dos Jerônimos temos a famosa fabrica dos Pasteis de Belém. Fundada em 1837 o local começou a fabricar os tradicionais pastéis de natas que logo começaram a ser chamados de pasteis de Belém. Apesar da pequena fachada, o interior é imenso com azulejos decorativos e objetos decorativos como maquinas registradora e instrumentos usado pelos confeiteiros no inicio do século XX.
Lisboa
Fabrica dos pasteis de Belém.
O custo de cada pastel de Belém é de 1 Euro e aqui em Portugal, nada melhor que comer os pasteis acompanhados de uma taça de vinho do porto. Quem quiser fazer uma visita virtual à fabrica clique aqui.
fabrica de pasteis de Belém
Pasteis de Belém com vinho do porto.

Alem dos pontos turísticos mostrados neste post, no bairro de Belém é possível visitar o museu da marinha construído na capela anexa ao mosteiro dos Jerônimos onde os navegantes rezavam antes de suas viagens, o museu nacional dos coches com um dos mais belos acervos de carruagens e o Jardim agrícola tropical, uma especie de jardim botânico.

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

  1. Muito legal! Eu não entrei na Torre quando visitei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É show de bola, quem curte parte de simbologia principalmente ligada a cavaleiros templários e tal, tem muita coisa!!!! :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook