Fougères - Uma das maiores fortalezas medievais da França

A cidade de Fougères é uma típica cidade medieval Bretã. O acesso a cidade pode ser feito a partir da rodoviária de Rennes (Gare routière) a partir de 8 Euros. Para obter mais informações sobre ônibus, trajetos e preços da rodoviária de Rennes clique aqui.
Com  suas casas em pedra e madeira tipicas da idade média, a cidade de Fougères se destaca principalmente por seu château (Castelo em francês).

Idade média
Casas medievais da Bretanha.
Situada na "porta" da Bretanha, o château de Fougères fazia parte de um sistema de defesa da bretanha formado pelo château de Vitré, por Chateaubriand e Fougères que protegia a bretanha deas invasões vindas da Normandia e do Maine.
Fougères
Château de Fougères
A primeira fortificação no local foi destruída pelo Rei Henri II da Inglaterra e em 1166 Conde de Fougères Raoul II iniciou a reconstrução da fortaleza. Demorando aproximadamente 3 seculos para ser concluída, esta magnifica fortaleza ocupa uma área de aproximadamente 2 equitares....
Cartão Postal do Château de Fougères [1]
Talvez devido ao tempo e ao período que o château foi construído, os visitantes podem ver a evolução da arquitetura militar da idade média. Como exemplo desta evolução, podemos citar a mudança das torres quadradas (Tour  de la Haye-Saint-Hilaire na entrada do castelo) típicas do seculo XIII para as torres redondas (Tour Coigny) que minimizavam os danos a muralha causados pelo impacto dos projeteis lançado por armas de sitio e a adaptação das torres Raoul e Surienne para receber peças de artilharia que poderiam atacar invasores tanto no lado externo quanto no coração do castelo.
Fougères
Muralha da fortaleza - Detalhe para a torre Coigny
A fortaleza é dividida em 3 recintos. O primeiro recinto (foto abaixo) é chamado avanço. Limitado por uma ponte estreita, um fosso e protegido por torres, o avanço serve para reduzir o numero de soldados na entrada.
Avanço do castelo
Porta de Notre Dame.
Adentrando ao château, chegamos ao coração do castelo. Neste local se desenrolava o dia-a-dia do castelo. Neste local há ruínas de uma capela que era usada pelos morados do castelo, alojamentos reais, silos e outras construções. Em tempos de guerra este local abrigava as pessoas que moravam nas casas fora do castelo.
Coração do castelo
Coração do Château de Fougères.
O 3º recinto do château é o chamado ultimo reduto onde encontra-se a torre de Gobelin(também conhecido como torre de menagem). Protegida por uma pequena muralha, como o próprio nome já diz, o ultimo reduto alem de servir de abrigo para o duque, também era o ultimo local a ser invadido do castelo. Se as forças inimigas chegassem a esse local, a fortaleza estava perdida.
Foto ao lado da torre Coigny com vista para a torre Gobelin
Esta fortaleza ao contrario das fortalezas que visitei, não estava no ponto mais alto da vila. O chãteau de Fougères foi construída sobre um maciço de granito em meio a um pântano no vale. O pântano impossibilitava à aproximação de quaisquer armas de sitio (catapultasaríetes,  balista  e torres de assalto) e ainda dificultava a aproximação da cavalaria......
Infelizmente, nesta viagem aconteceu uma das piores coisa que pode acontecer a um viajante. Eu perdi grande parte das minhas fotos, portanto não teremos muitas imagens a partir daqui.....
Alem do château, a cidade ainda oferece outros atrativos. O bairro ao redor do castelo ainda guarda características medievais onde destaca-se a igreja de Saint-Suplice (seculo XII). A parte alta da vila o destaque é a igreja Saint-Léonard e o Jardim municipal atrás da igreja. Através jardim municipal que por sinal sempre  esta muito bem cuidado, é possível acessar a igreja de Saint-Suplice o château (1 km de caminhada).
Jardim municipal de Fougères.
Outra opção de lazer em Fougères, são as chamadas randonées ou o nosso trekking. Quem curte esse tipo de lazer, não se arrependerá de ir a bretanha. alem de excelentes paisagens, há vários sites com mapas e dicas sobre o assunto. Quem quiser conhecer as opções de trekking em Fougères clique aqui.

Trekking em Fougères
Ovelhas pastando a Fougères,
Cara do inverno na França.
Turma que participou do passeio.

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook