Praça da Sé - Marco zero de São Paulo

Marco zero da cidade de São Paulo, a Praça da Sé é um dos principais ponto turístico da cidade onde a grande vedete é a catedral metropolitana. Um dos cincos maiores templos neogóticos do mundo, a construção da atual catedral durou mais de 40 anos para ser concluída.
Praça da Sé
Catedral da Sé de São Paulo
A história da Praça e da Catedral da Sé inicia-se em 1591 quando foi edificada a igreja matriz da vila de São Paulo de Piratininga. No ano de 1745 a igreja matriz conhecida como velha Sé é elevada à catedral e uma nova construção é iniciada no local da antiga Sé. A catedral atual só foi iniciada em 1911 como parte de um projeto urbanístico da região.
Praça da Sé
Vista lateral da Catedral da Sé
Com 111 metros de comprimento e 92 metros de altura, o interior da catedral possui três altares: o altar-mor, um altar dedicado ao padroeiro da cidade (São Paulo claro) e um altar dedicado a Sant'Anna padroeira da arquidiocese de São Paulo. Alem dos altares, destaque para os vitrais nas laterais e o órgão de 12 mil tubos trazido de Milão.
Altar mor
Altar-mor da catedral da Sé

Altar de São Paulo
Altar dedica a São Paulo e detalhes dos vitrais.

Altar de Sant'anna
Altar dedicado a Sant'anna.
Sob o altar-mor encontra-se a cripta da Catedral. A visitação da cripta custa R$ 5,00 e é acompanhada de um guia da igreja. Assim como toda cripta de catedral, na cripta da catedral da Sé também serve como "cemitério". Alem dos restos mortais dos bispos e arcebispos de São Paulo, encontram-se aqui os restos mortais do Pe. Bartolomeu de Gusmão o inventor da Passarola, do Pe. Feijó, regente do Brasil e do Índio Tibiriçá (cacique que teve papel importante na fundação da cidade), destaque para a tumba dos dois últimos ornamentada com esculturas em bronze. 
Catedral da Sé
Cripta da Catedral da Sé
Catedral da Sé
Restos mortais do índio Tibiriçá;

catedral da Sé
Restos mortais do Pe. Feijó
Alem dos restos mortais, a cripta possui algumas esculturas em mármore carrara feita por artistas brasileiros e uma cópia do Santo Sudário. Este exempla em tecido foi trazido de Turim pelo bispo de São Paulo.
Catedral da Sé
Copia do Santo Sudário
Jó, o afligido do Senhor - Escultura em mármore Carrara
Em frente a catedral é possível ver uma rosa dos ventos no centro da praça. No centro dessa rosa dos ventos encontra-se o marco zero da cidade de São Paulo. O marco zero significa o zero geográfico da cidade, ou seja todas as medições de distancias usam esse ponto como referencia. A numeração das ruas de São Paulo também usa o marco zero como referencia sendo que o ponto da rua mais próximo  do pronto zero é onde se inicia a numeração das casas.

Marco zero
Praça da Sé - Rosa dos ventos ao centro
Praça da Sé
Marco zero na Praça da Sé
Ainda na Praça da Sé é possível se deparar com a sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Construído no estilo neoclássico, o edifício inaugurado em 1933 foi idealizado por Ramos de Azevedo inspirado no Palácio de Justiça da cidade de Roma. 
Praça da Sé
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Apesar da importância histórica e da beleza da Praça da Sé, é preciso cuidado ao visitar o local. A Praça é ate razoavelmente policiada, no entanto há muitos viciados e sem-tetos que ficam andando na praça. Infelizmente é comum ouvir relatos de pequenos furtos na região. Quando você for visitar a região, tente não se afastar muita da região policiada e evite deixar câmeras fotográficas expostas.
Praça da Sé
Catedral da Sé embelezadas por quaresmeiras 
Quem estiver visitando a Praça da Sé, não deixe de ir até o Patio do Colégio que fica a poucos metros daqui. Mais informações clique aqui.
Patio do Colegio - Local onde a cidade de São Paulo foi fundada

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook