Marrocos no Ramadã

Recentemente fiz uma viagem ao Marrocos e na preparação da viagem tive muitas duvidas quanto a esse exótico pais. Uma grande parte dessas duvidas só foram tiradas quanto cheguei a Marrakech e imaginando que vários viajantes possam ter as mesmas duvidas, decidi criar esse post.
A principal coisa que percebi foi que as pessoas gostam de falar de coisas que não sabem, não devemos falar de um pais baseado em coisas que acontecem em outros lugares ou que são mostrada em novelas. Dito isso, vamos aos fatos que constatei na minha visita ao Marrocos.... :)

Marrakech no Ramadã:

Quanto estive no Marrocos era Ramadã (Ramadão ou Ramadan) e ai começaram as primeiras duvidas: O Ramadã é a época que os muçulmanos fazem jejum de comida, bebidas e vícios (cigarro, narguilé, etc) durante o dia (Até o por do sol, mais informações sobre o Ramadã clique aqui) e algumas pessoas disseram que nessa época a cidade é meio parada. 
Bom, não conheço Marrakech fora do Ramadã, mas todos os lugares que visitei estavam funcionando normalmente. A única coisa que fiquei na duvida, foi que alguns museus que fechavam as 16h30 (Por exemplo, o Palácio Bahia da foto abaixo) e ate agora não sei se era ou não por causa do Ramadã ou não.

Marrakech
Interior do Palácio Bahia.
Nesta época, os famosos Souks(lojinhas de artesanato) da medina (cidade antiga) ficam aberto até tarde no minimo 1h da madrugada nos locais mais visitados da medina. Só notei que não são todos Souks que abrem cedo, mas vamos dizer uma coisa neh, ninguém sai de férias para acordar as 7hs da manhã não dá neh.... :)

Alimentação no Ramadã:

Não tive problema nenhum para comer nesse período. Encontrei varias opções de restaurantes onde fui muito bem atendido em todos independente do horário.... :)

Marrakech
Tajine e Couscous pratos típicos marroquinos.
Alem das comidas tipicas, é possível encontrar KFC e MCDonalds abertos na cidade o dia todo. Apesar desses famosos fast-foods,  não serem caros, não vale a pena, é bem melhor comer uma comida tipica.....

Segurança na Medina:

A medina de Marrakech é segura. Eu passei 6 dias no marrocos e todas as noites sai na medina com câmera pendurada no pescoço. Em momento algum me senti inseguro. Quando você ler, "sair na medina" entenda andar bastante em todos horários possíveis pois meu Riad (hotel tipico marroquino) fica a 15 minutos andando da Praça Jemaa el Fna onde ocorre a maior agitação na cidade.

Mulheres no Marrocos:

Como viajei com minha esposa, procurei informações sobre roupas e costumes dos marroquinos. Por ser o primeiro pais muçulmano que visitei e ainda mais no ramadã, não queria desrespeitar a cultura do pais.

Antes de embarcar, ouvi muitas coisas do tipo, mulher não pode andar com braços descobertos, devem usar véu, não devem falar com homens, não devem ficar longe do seu marido, etc.......Tudo mentira.
Por ser um pais muito turístico, há gente de todo lugar e vestidos das mais diversas formas. Vimos algumas mulheres que até abusavam dos decotes e shorts e não vi ninguém desrespeitando ou "atacando" essas mulheres. Na foto abaixo uma turista até comportada (em comparação com outras que vi) visitando a Medessa Ben Youssef .
Roupas
Turista visitando a Merdessa Ben Youssef.
Uso do véu: 

Como visto na foto acima, o véu não é acessório obrigatório para as mulheres visitando o país. Para dizer a verdade, vi muitas marroquinas sem o véu ou djellaba (roupa tipica marroquina). Agora uma coisa é certa, devido ao forte sol, segundo minha esposa é confortável usar um véu para proteger o rosto e os cabelos do sol.

Patroa usando o véu....
Diferentes vestimentos e diferentes mulheres marroquinas.
Relação entre homem e mulheres:
Neste ponto, também ouvi muita coisa antes de chegar ao marrocos. Ouvia coisas do tipo não converse com as mulheres, mulheres, não andem sozinha e não peça informações para homens, etc....
Sinceramente acho que as pessoas que falam isso não conhecem o Marrocos. 
Em vários comércios (farmácias e restaurantes principalmente) havia mulheres no balcão, os atendentes dos souks conversavam com minha esposa e mesmo na rua conversamos com gente da cidade sem problemas....

Mulheres viajando sozinhas:
Ouvi muita bobeira, foi sobre mulheres sozinhas...... Eu vi varias mulheres viajando sozinha ou em grupo de amigas, não vi nem fiquei sabendo de algum problema nesse sentido.
Quando fui visitar o Saara conheci um mãe e filha que moram em Dubai e ja estavam alguns dias em Marrakech, conversamos e elas não me relataram nenhum problema nesse sentido........

Considerações finais:

Os fatos que citei aqui são baseados nos dias que passei no Marrocos visitando Marrakech, Zagora, Ouarzazate, não posso afirmar que todas as cidades são sempre assim, mas posso afirmar que os marroquinos são pessoas receptivas e se esforçam para ajudar o turista. Apesar do choque cultura que tivemos no primeiro dia, com o passar dos dias você vai entendo um pouco do local, as pessoas e começa a se apaixonar.... 

Novela não é realidade, va conhecer para falar.... :)

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook