Camerino - Pequena, bela, histórica e acolhedora

Localizada na província de Macerata região do Marche, a Piccola e Bella Città (pequena e bela cidade) de Camerino recebe todos os meses dezenas de Brasileiro que desejam estudar Italiano e escolhem a escola Dante Alighieri como destino. Devido a grande quantidade de informações sobre a cidade, deixarei para falar do curso em outra postagem, assim a informação fica mais concentrada e organizada.
Cidade de Camerino - Ótima posição defensiva - crédito da imagem.
Nossa viagem pela historia de Camerino remete aos seus antigos habitantes conhecidos como Úmbrios. Apesar de dominarem a região muito antes dessa época, os primeiros relatos sobre os "Úmbrios de Camerino" (Umbri-Camerti) datam de 205 a.C. quando formaram uma aliança com Roma contrariando outros povos Úmbrios e Etruscos da região. Apesar das poucas informações, muitos historiadores acreditam que Camerino era a antiga cidade fortificada de Oppidum que foi dominada por Pompeu durante as guerras cívicas e por Planco durante a chamada guerra de Perugia. Durante o império de Augusto a região de Camerino foi dividida entre colonos militares fieis ao imperador.
Camerino - Itália
Antiga porta de acesso a cidadela de Camerino.
Após dominação romana, Camerino fez parte do Exarcado de Ravenna até 592, quando foi capturado pelos lombardos tornando-se um ducado. Ao longo dos séculos passou por diversas ocupações (Carlos Magno, Bonifácio III da Toscana, etc), essas sucessivas dominações e principalmente a conquista imposta por Manfred da Sicília dizimaram a população local e destruíram boa parte do patrimônio da cidade. 
A cidade voltou a prosperar por volta de 1266 quando Gentile di Varano reconstruiu a cidade e estabeleceu aqui um novo ducado. O ducado da família Varano até  1502 quando Cesar Bórgia tomou a cidade de Camerino e assassinou o Duque e seus filhos. Nos séculos seguintes a cidade voltou para a família Varano e foi retomada pelo Papa algumas vezes até 1860 quando a cidade passou a fazer parte do Reina da Itália.

Piazza Garibaldi- Fonte de Bacco e

Camerino - Itália
Passeio pelas ruas de Camerino.

Como chegar:

Ônibus- É possível chegar à Camerino de ônibus saindo das principais cidade da Toscana e de Ancona. Saindo de Ancona e da província de Macerata deve procurar suas passagens no site da Contram clicando aqui. Já quem estiver na Toscana pode procurar ônibus na empresa SENA AUTOLINEE. Talvez você não encontre ônibus direto para Camerino, caso isso aconteça procure ônibus via  Macerata.....

Trem- Na verdade não há um trem que vai direto à Camerino, quem escolher essa opção deve procurar a estação Castelraimondo-Camerino e de Castelraimondo pegar um ônibus. Para mais informações sobre preços e tempo de viagem acesse o site da Trenitalia clicando aqui e confira.

Carro- Quem estiver de carro na Toscana ou em Roma pode seguir na direção de Perugia procurar a estrada SS77 sempre seguindo a direção Macerata, Já quem estiver dos lados de Bologna ou Veneza deve seguir até Ancona e seguir pela estrada SS76 de Ancona até Camerino.
Camerino - Itália
Principal estrada de acesso a cidade de Camerino

O que visitar:

Piazza Cavour e Cathedral of La Santissima Annunziata (Duomo)- A atual catedral da Santíssima Anunciação foi projetada e construída no estilo neoclássico pelo arquiteto Andrea Vici. A atual catedral foi edificada no século XIX sobre as ruínas de outras duas igrejas: a primeira construída ainda no século VII que foi substituída no século XII por uma igreja maior de estilo românica-gótica. Esta segunda igreja foi o centro religioso da cidade até 1799 quando foi completamente destruída por um terremoto que atingiu a cidade.
Cathedral of La Santissima Annunziata- Il Duomo de Camerino -Credito da imagem.
Apesar de achar o interior da igreja "simples" podemos destacar belas obras de arte como a Madonna della Misericórdia e a Bella Madonna. A cripta abriga um sarcófago de mármore (do século XIV) que abriga as relíquias de Sant'Ansovino, Bispo de Camerino do século IX considerado co-padroeiro da cidade junto com San Venanzio.
Camerino - Italia
Interior da Catedral de Santíssima Anunciação.
Cripta de Sant'Ansovino - Credito da imagem.
Na frente do Duomo temos a Piazza Cavour com sua imponente estatua do Papa Sisto V que pode ser considerada o centro da cidade. Ao redor da praça existem alguns comércios como uma agencia de turismo (se voce precisar comprar passagens de trem esse é o local) e o Bar Central que serve o melhor café expresso de Camerino e o famoso drink chamado de Spritz. Na frente da Piazza Cavour temos a entrada para o Palazzo Ducale.


Camerino - Itália
Vista do Duomo da explanda do Bar Centrale.
Palazzo Ducale - O Palazzo Ducale de Camerino foi construído ao logo de três séculos onde diferentes edificações foram sendo construídas formando o complexo que atualmente é utilizada pela universidade de Camerino. A edificação principal que é aberta ao publico foi construída a mando do Giulio Cesare de Varano no século XIV.  Projetada pelo arquiteto militar Baccio Pontelli o Palazzo renascentista possui um belo pátio retangular que dá acesso os palácios construídos por Gentile I e Venancio e a uma varanda decorada com ferro fundido.
Camerino - Itália
Patio interno do Palazzo Ducale di Camerino
Camerino - Itália
Varanda do Palazzo Ducale de Camerino
O Palazzo que também sofreu com o terremoto de 1799 passou por um processo de restauração. Apesar de danos permanentes, durante o processo de restauração foram encontrados alguns afrescos encomendados por Giulio Cesare Varano na chamada Sala degli Sposi. As salas do subsolo do palácio foram transformadas para abrigar salas de aula e auditórios usados pela Universidade.
Palazzo ducalle - Camerino - italia
Afrescos da Sala degli Sposi - Obra encomendada por Giulio Cesare Varano em 1465.
Camerino - Itália
Auditório da universidade de Camerino - Subsolo do Palazzo ducale.
Apesar do Palácio ser do século XIV, a Universidade de Camerino foi fundada em 1200 com os cursos de Direito, Direito canônico, medicina e matérias literárias. A Universidade que foi citada em duas bulas papais teve o reconhecido do imperador Francesco Stefano I que estendeu a validade dos diplomas obtidos em Camerino para todo o território Sacro Romano Império.
Camerino - Itália
Antiga sala do curso de Direito de Camerino.
Basílica di San Venanzio - Reza a lenda que a basílica de San Venanzio foi o local onde o padroeiro de Camerino foi enterrado. Apesar da aparência neoclássica edificada após o terremoto de 1799 que destruiu boa parte da igreja original, ainda é possível ver o belo portal e a roseta do Século IV remanescente da igreja original.
Camerino - Itália
Fachada da Basilica di San Venanzio.
Camerino - itália
Esculturas dos século IV -Basilica di San Venanzio.
Camerino - Itália
Portal do Século IV da Igreja de San Venanzio.
No interior da Basílica temos três naves que conduzem a cúpula da igreja. Com naves laterias decoradas com belas obras de artes século XVII e XVIII o fundo da Igreja abriga um santuário de madeira do século XVI onde se encontra uma estátua de prata de San Venancio. Infelizmente quando visitei o local não foi possível ver a estatua.
Interior da Basilina di San Venanzio - Iluminada pela cúpula central.
Camerino - Itália
Algumas obras expostas no interior da Basílica di San Venanzio
San Venanzio foi um mártir que sobreviveu a varias torturas impostas pelo Rei Antíoco. Um das lendas conta que após se  açoitado, Venanzio foi jogado aos leões que se aproximaram e começaram a lamber suas feridas. Na cripta da Basílica há um altar com uma urna funerária com as relíquias de San Venanzio.
Camerino - itália
Cripta com as relíquias de San Venanzio.
Teatro Filippo Marchetti - Definitivamente este é um local impressionante. Com a notoriedade de Camerino no século XIV e a importância politica na região, o duque de Varano ordenou a construção de um Teatro para animar sua corte. Esse primeiro teatro construído a mando de Varano foi remodelado pelo arquiteto Vincenzo Ghinelli entre 1846 - 1856 e inaugurado em 1857 com a encenação da primeira ópera composta pelo machegiano Filippo Marchetti:  A Gentile da Varano. Em 1881 foi nomeado como teatro Filippo Marchetti e recebeu a obra de Marchetti, inspirado no drama da Victor Hugo: Ruy Blas.
Camerino - Itália
Teatro Filippo Marchetti - Joia no centro de Camerino.
Dia Vip no Teatro Filippo Marchetti .
Com capacidade para 520 espectadores, a decoração do teatro é belíssima. No proscênio há quatro medalhões com retratos de personalidades de Camerino: Domenico Ridolfini, líder do século XVI; Camillo Lilli, historiador do século XVII; Giovanni Antinori, arquiteto do século XVIII; Alfonso Di Varano, o poeta do século XVIII. Os medalhões no teto mostram episódios da Ruy Blas de Filippo Marchetti. No subterrâneo do teatro há um sitio arqueológico com um criptopórtico (é uma galeria abobadada subterrânea ou semi-subterrânea usada como base para sustentar fórum ou vila) do período romano.
Camerino - Itália
Teto decorada com trechos da Ruy Blas de Filippo Marchetti.
Camerino - Itália
Criptopórtico - Ruínas do antigo Fórum Romano de Camerino.
Camerino- Itália
Camarotes do Teatro Filippo Marchetti.
Chiesa Di Santa Maria in Via A igreja de Santa Maria in Via foi construída ainda na idade média para abrigar uma imagem de nossa senhora trazida em 1350 da cidade Smyrna por cruzados. A atual igreja (1642), projeto do arquiteto Camillo Arcucci possui uma arquitetura retangular de tijolos com detalhes decorativos no topo das colunas de sustentação (capitéis) em arenito.
Camerino - Itália
Chiesa Di Santa Maria in Via -Modesta por fora, linda por dentro.
Toda a simplicidade do exterior não é reproduzida no interior da igreja. Com uma estrutura elíptica com colunas e paredes ornamentadas por Adami e Tolentino Roman Ferranti a igreja é rodeada por quatro capelas decoradas com belas obras de arte de pintores como Andrea Sacchi, Jean Valentin de Boulogne e Francesco Geminiani (Eu não conheço esses caras, mas achei importante dar os créditos).
No altar principal em local de destaque ainda é possível ver a imagem da Madonna con il Bambino trazida pelos Cruzados em 1350. Fique atento a igreja não fica aberta o dia inteiro. Para mais informações acesse o site da arquidiocese de camerino clicando aqui.
Chiesa Di Santa Maria in Via - Camerino
Interior da Chiesa Di Santa Maria in Via.
Chiesa Di Santa Maria in Via - Camerino
Altar principal da Igreja Santa Maria in Via.
Chiesa Di Santa Maria in Via - Camerino
Madonna con il Bambino - imagem trazida de Smyrna 
Rocca Borgesca di Camerino Com intuito de proteger a cidade de Camerino de invasores e ex-aliados do Duque de Varano (Giulio Cesare de Varano) assassinado junto com seus filhos por Cesar Bórgia após a tomada de Camerino, o Papa Alexandre VI (Pai de Cesar Bórgia) ordenou ao Arquiteto militar Ludovico Cláudio a construção de uma fortaleza na cidade. Com o passar dos anos o local passou por muitas modificações atualmente ainda é possível ver o fosso defensivo com sua ponte levadiça e duas das torres originais.
Camerino - Itália
Rocca Borgesca di Camerino - Créditos da imagem.
Camerino - Itália
I love Camerino - monumento da entrada da Rocca Borgesca.
O interior da Rocca foi transformada em um belo parque com uma vista incrível. Foi aqui que passei algumas das minhas melhores tardes em Camerino. Alem da possibilidade de fazer um pique-nique ou curtir o restaurante que fica dentro da Rocca, a Vista para os Montes Sibillinis é fantástica!!!!
Camerino - Itália
Vista da Rocca Borgesca di Camerino - Um das mais belas da cidade - clique na imagem para ampliar
Camerino - Itália
Fim de tarde na Rocca di Camerino
Corsa alla Spada e Palio A corrida pela Espada e Palio é realizada todo mês de Maio e faz parte das comemorações em homenagem ao padroeiro da cidade (San Venanzio) e remete a fatos históricos ocorridos na cidade de Camerino. Nesta corrida a cidade é dividade em 3 (Sossanta, Di Mezzo e Muralto) onde cada time corre com 10 atletas que disputam o premio máximo, a espada. Por evocar fatos históricos, todos os envolvidos na corsa vestem roupas medievais e "transportam" Camerino em um feudo medieval. Infelizmente eu não participei do evento, se alguém que já participou quiser comentar ou enviar fotos só deixar um comentário no fim da postagem.
Corsa alla Spada e Palio - A festa mais tradicional de Camerino - crédito da imagem.
Collegio Bongiovanni - O colégio Bongiovanni cujo nome homenageia Berardo Bongiovanni que inciou a construção do local com seus próprios recursos foi uma antiga escola religiosa transformada em residencia Universitária. Foi nesta residencia histórica que fiquei hospedado durante minha estadia em Camerino. 
Collegio Bongiovanni visto do ponto de ônibus na parte externa das antigas muralhas.
Jantar com o pessoal da Residencia.

O que e onde comer:

Salames e embutidos -  A Itália é muito conhecida por seus embutidos:  Presunto Parma, Chorizos e salames não devem faltar no menu de nenhum visitante. Apesar da Pancetta ser meu embutido preferido, a região de Marche possui um embutido chamado Salame de Fabriano. Original de uma cidade vizinha à Camerino, esse salame tem uma fabricação especial e seu interior é pastoso ao ponto que pode ser passado no pão como manteiga.
A diversidade de embutidos é enorme. Os sabores são fantásticos - Foto na Casa del Formaggio.
Salame di Fabriano - Tipico da região do Marche - Crédito da Imagem.
Olives Ascolane -  Quem gosta de azeitonas vai amar as chamadas Olive Ascolane. Nesta maravilha da culinária marchegiana as azeitonas empanadas são recheadas com carne. Em Camerino eu comprava as Olives Ascolane na Casa del Formaggio que alem de vender as olives frescas possui proprietários que são uma simpatia.....
Olive Ascolane - Maravilha da região de Marche - Crédito da imagem.
Porchetta - A Porchetta (se pronuncia Porqueta) é uma carne de porco desossada e assada temperada com alecrim, erva-doce, pimenta de reino entre outros temperos. Essa maravilha da foto foi feita pelo Roberto na Noè Wine and Food o restaurante mais agradável da cidade.
Noè Wine and Food - Camerino
Exposição com produtos da região do Marche promovido pelo restaurante Noè Wine and Food
Curso de Culinária Italiana  - O restaurante Noè Wine and Food alem de ótima comida e um atendimento nota 10 o Roberto oferece cursos de culinária italiana. O cardápio que será feito durante o curso varia e após passar uma tarde cozinhando e aprendendo a historia dos pratos, no final do dia a gente come o que foi preparado durante a tarde. Quem visita Camerino não pode deixar de fazer o curso.
Confraternização após o curso de culinária.
Roberto tirando uma bella Lasanha do forno

Para acessar mais fotos de Camerino clique aqui e acesse no fanpage no Facebook.

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

  1. Obrigada pelo post. Estive lá em junho de 2016. Estudei na Scuola di Italiano Dante Alighieri e em outubro do mesmo ano teve um terremoto na região. Tive muita sorte! Não iria conhecer essa bela cidade se tivesse ido depois. Vou fazer um video e tenho alguns posts no Instagram: @alinestravels e esqueci o nome do Criptoportico e consegui achar o seu post. Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook