Mont Saint Michel - Terceiro local mais visitado de França

Localizado entre a Normandia e a Bretanha, o Mont Saint Michel é uma pequena ilha na foz do rio Couesnon onde foi construída uma abadia dedicada a São Miguel Arcanjo. Tive a oportunidade de visitar o monte algumas vezes e sinceramente não consigo descrever a sensação que sentia em cada visita. Segundo minha esposa, ir ao Mont Saint Michel é viajar no tempo, viver e sentir uma época que já não existe...... 
Vista da baía
Chegada ao Mont Saint Michel
No ano de 709 o então Bispo de Avranges construiu sobre um rochedo em meio ao mangue um santuário para o Arcanjo São Miguel. Em 966 o local ficou sobre os cuidados da ordem beneditina (Ordem de São Bento) onde se iniciou a construção da abadia.
Devido a localização estratégica, durante os seculos XIV e XV os engenheiros militares da época transformaram o rochedo do então santuário de São Miguel em uma fortaleza. Localizada em meio ao um mangue e devido a grande variação das marés nesta região da França, esta fortaleza nunca foi invadida durante a guerra dos 100 anos, pois era impossível sitiar o local. Na foto abaixo é possível entender o porque da dificuldade de invadir o monte, o banco de areia pelo qual passa a estrada foi construído "recentemente" para facilitar o acesso aos turistas.

Vista aerea
Vista aérea do Mont Saint Michel [1]


Le Mont Saint Michel
Detalhe da abadia no alto da monte.
Para os amantes de construções da idade média, esse lugar é fantástico. As ruas e edifícios que dão acesso a abadia pouco foram modificados nos últimos séculos só de andar pelas ruas e visitar as lojinhas de Souvenirs ja vale o passeio.

Ruas medievais
Ruas medievais do Mont Saint Michel

Vsita
Subida para visita da Abadia
O que visitar:

Alem das ruas dentro do mont que é um museu ao céu aberto e gratuito, é possível visitar a abadia de Saint Michel no alto do monte. O custo da visita é 5,5 Euros por pessoa.

Mont Saint Michel
Escultura de São Miguel no interior da Abadia.
Interior da Abadia
Jardim no centro da Abadia

Alem da visita à Abadia, o Mont Saint Michel possui 4 museus:

L'archéoscope - Museu multimídia que mostra a construção do Mont Saint Michel.

Musée historique - que apresenta uma coleção de roupa, armas, pinturas, etc....

Musée de la mer et de l’écologie - Museu que explica as marés na região, acredite, você irá ficar impressionado como e quanto a maré varia por aqui!!!!!

Le logis Tiphaine demeure de Bertrand Duguesclin - Museu que apresenta alguns objetos retratando a vida do contestável da França. Se quiser saber mais sobre quem foi esse cavaleiro Bretão clique aqui.

O preço de cada museu é de 9 Euros por pessoa, no entanto é possível comprar um ingresso combinado para visitar os 4 museus  por 18 Euros. Qualquer um dos quatro museus vende esse ticket combinado.

Outra opção de lazer é a chamada travessia do Mont Saint Michel. Essa travessia é o antigo caminho para o Mont Saint Michel e só pode ser realizado na maré baixa. A Distancia percorrida varia de 2 km a 8 km e o custo é de 12 Euros. EVITE REALIZAR A TRAVESSIA SEM GUIA, A MARÉ AQUI É MUITO PERIGOSA!!!!!!!
Mais informações sobre a travessia clique aqui.


Le Mont Saint Michel
Outra rua medieval no monte. 
Acesso ao Mont Saint Michel:

De ônibus: Na gare routière (rodoviária) de Rennes é possível pegar um ônibus que custa 12,80 Euros    cujo trajeto dura aproximadamente 1h20. Fique atento aos horários só há 4 ônibus por dia (9h40, 11h35, 12h50 e 16h45) e não aconselho  a ir no período da tarde pois o ultimo ônibus para voltar é as 17h15. Mais informações sobre ônibus clique aqui.

De carro: saindo de Rennes seguindo pela Route de Fougères pegue a D175 que posteriormente se transformará em D975.
Saindo de Paris siga pela A14 e A13 direção de Caen após pegue a A84.

De Trem: Não há trem direto para o Mont Saint Michel. Para viajantes vindo de Paris é necessário ir de TGV até Rennes e pegar o ônibus ate o monte. O preço do trem varia e quanto antes o bilhete for comprado é possível conseguir preços mais acessíveis. Mais informações sobre preços e horários de trens entre no site da SNCF clicando aqui.

Le Mont Saint Michel
Acesso ao Mont Saint Michel.

Hospedagens:

Quem quiser pode ficar hospedado no monte, há algumas opções de hospedagem mas nenhuma muito barata. O preço por pessoa em um hotel barato custa em torno de R$ 100,00. Outra opção é é ficar em Avranges. Sinceramente, a visita ao Mont Saint Michel não é muito demorada eu pessoalmente optaria por me hospedar em Rennes que é muito mais movimentada (principalmente a Quinta de noite) ou em St-Malo. Em Ambos os casos a hospedagem será mais barata e você terá mais opções de lazer.......
Le Mont Saint Michel noite
Mont Saint Michel a noite.

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook