Marrakech - Praça Jemaa el Fna

A praça mais famosa de Marrakech e talvez do Marrocos é o centro turístico da cidade de Marrakech. Diz a lenda que o nome Jemaa el Fna que significa Assembleia dos Mortos pois aqui era o local onde criminosos eram decapitados e tinham suas cabeças expostas para servir como exemplo para outros criminosos, mas a fonte não é tão segura. O que é garantido que hoje a praça vive de um comercio muito intenso e durante a noite o local se transforma em um grande centro cultural do Marrocos.
Marrakech
Praça Jemaa el Fna durante o dia;
Marrakech
Carruagens que vendem suco de laranja.
Durante o dia, as principais atrações da praça são os vendedores de suco de laranja (acredite, ate isso é uma atração aqui), os Souks, os encantadores de serpente e alguns domadores com seus macacos. Desculpe o trocadilho mas é encantador ver as Najas "dançando" ao som da flauta dos encantadores(mesmo sabendo que elas são surdas), para turistas mais ousados até é possível bater fotos segurando as cobras, mas atenção, tudo tem um preço, inicialmente os encantadores falarão que você pode dar o quanto quiser mais depois vão querer 20 euros (foi isso que queriam de mim) mas com negociação 2 ou 3 Euros serão bem aceitos (foi o que paguei). 
Marrakech
Encantador de serpentes na Praça Jemaa el Fna.
Encantadores de cobras
Detalhe da Naja a cobra rei....
Durante a noite a Praça se torna um elixir da vida, a vibração sentida aqui é algo que pode ser vivenciado e não relatado. Cada metro do local é disputado por turistas, comerciantes, contadores de historias, músicos que tocam e cantam canções tradicionais, mulheres Berberes fazendo tatuagem de rena, artistas de circo com seus saltos mortais e/ou cuspindo fogo, pequenas peças de teatro, dançarinos, etc...
MArrakech
Músicos tocando musicas tradicionais.
Marrakech
Músicos que se apresentam durante as noites de Marrakech.
A praça também é um excelente local para jantar e conhecer os principais pratos marroquinos (caso queira conhecer mais sobre a culinária do Marrocos, clique em nossa postagem sobre informações praticas). Com varias barraquinhas e preços mais acessíveis que a maiorias dos restaurantes, essas barracas servem pratos típicos em mesas improvisadas no centro da praça. A abordagem do pessoal das barracas é fantástica, eles falam português, conhecem o Neymar a Ana Maria Braga e falam que a comida deles é melhor que a do Alex Atala (eu nem sabia quem era esse cara só descobri depois).
Marrakech
Barracas de comida - Bom e barato.
Marrakech
Restaurantes na Praça Jemaa el Fna.
Ainda na parte de alimentação, há varias barracas que vendem furtos secos, tâmaras de diferentes espécies e doces apesar que a tâmara substitui qualquer doce....
MArrakech
Frutos secos na Praça Jemaa el Fna.
Marrakech
Barraca de doces na Praça Jemaa el Fna.
Jemaa el Fna também era o local onde as caravanas berberes vindas do Saara chegavam à Marrakech para vender e trocar seus produto. Essa tradição se manteve viva através dos famosos Souks dentre os quais é possível encontrar muito artesanato berbere. Souks são as barraquinhas de comércios espalhados por toda a Medina. Nestes Souks é possível encontrar roupas típicas, cerâmicas, lustres artesanato, peças em prata, peças em couro (malas, sacolas, pufes, etc) e mais uma infinidade de objetos. Tudo aqui é negociável, nunca aceite o primeiro preço, se quiser conhecer algumas historias de negociações clique aqui e veja nosso outro post sobre Marrakech.
Marrakech
Souks na Praça Jemaa el Fna.
Jemaa el Fna - Marrakech
Souk de cerâmica com temas berbere e touareg.
Marrakech
Lojas de lustres em Jemaa el Fna.
Algumas souks vendem produtos que são usados pelos marroquinos como os famosos Djellaba que são uma espécie de roupão usados tanto por homens quanto por mulheres e os chinelos em couro que parecem o sapato do Aladin.
Marrakech
Loja de djellaba roupas tipicas marroquinas.
Jemaa el Fna
Loja de sapatos de couro.
Praça democrática, também são aceitos vendedores sem barracas, na foto abaixo o Sr. vendia "remédios" naturais e produtos que são achados em herboristerie com preços mais acessíveis no entanto não garanto que a qualidade seja melhor. Não sabe o que são herboristerie? Não deixe de ver esse local único clicando aqui.
MArrakech
Vendedor de produtos naturais na praça.
Para encerrar essa postagem sobre a Praça Jemaa el Fna vou deixar uma foto do por do sol tirada do restaurante La Place localizado a direta de quem chega na mesquita koutoubia. Não deixe de ver nossas outras postagens sobre o Marrocos:
Marrakech
Por do sol visto de um restaurante em Jemaa el Fna.

Ait-Ben-Haddou - Localizada na rota das caravanas de mercadores Berberes e Touaregs que traziam mercadorias do sudão através do deserto ate Marrakech, a cidade localizada as margens do rio Ounila é conhecida como a Porta de entrada do Saara. Tombado como patrimônio histórico pela Unesco o local já foi usado por diversos cineastas em filmes como Gladiador, A múmia, Alexandre e Príncipe da Pérsia, entre outros. Clique aqui para acessar nossa postagem!!!!

Marrocos - Saara
Vista panorâmica de Ait Ben Haddou.

Deserto do Saara - Durante minha estadia no Marrocos fui ate uma cidade chamada Zagora que serve como ponto de partida para um acampamento no deserto do Saara. Clique aqui e veja o relato de nossa noite no acampamento no Saara conhecendo um pouco mais sobre a cultura Tuareg e Berbere.
Marrocos
Galera na duna aguardando o nascer do sol.
Guia de sobrevivência no Marrocos  - Nesta postagem fiz um relato com diversas informações que certamente irão ajudar voce que pretende visitar o Marrocos. Para saber mais, clique aqui.....
Rua da Antiga Medina de Marrakech - Todas informação é bem vinda

Marrakech - Primeiro estranha-se, depois entranha-se - Guia definitivo do que fazer, comer e curtir na capital Marroquina. Clique aqui e descubra essa cidade cheia de encantos e história.

Medersa Ben Youssef - Visita obrigatória em Marrakech.


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook