Sevilha - A cidade mais vibrante da Andaluzia

Imagine uma Belíssima bailarina de flamenco com suas belas curvas, seus passos que mostram aquela personalidade forte características da mulher espanhola e com aquele olhar negro apaixonante. Essa imagem é a primeira coisa que vem na minha cabeça quando lembro da minha passagem por Sevilha. Cidade do conquistador Don Juan, Carmen (Amante do Toureiro Escamillo) e cidade de onde o navegador Cristovan Colombo saiu para descobrir o novo mundo, a bela capital da Comunidade Autônoma da Andaluzia é uma das cidades mais vibrantes e apaixonantes da Espanha.
Catedral de Sevilha, La Giralda e Muros do Alcázar - três dos principais pontos turísticos de Sevilha.
Parque Maria Luisa - Local onde esta localizada a famosa Praça de Espanha
Apesar das lendas que contam que Sevilha foi fundada pelo herói grego Hércules, os fundadores da cidade foram os Tartéssicos(século VIII a.C) com o nome de Ispal ou Hispal. Posteriormente a cidade foi dominada por fenícios e cartagineses. No ano de 206 a.C. o general romano Cipião Africano conquista a cidade cartagineses e funda a importante cidade Lulia Rômula Híspalis que posteriormente seria berço dos imperadores Trajano e Adriano. Assim como sua vizinha Portugal a cidade também foi dominada por povos bárbaros (vândalos e visigodos) e posteriormente por muçulmanos que nomearam a cidade de Ishbiliya que posteriormente derivou para Shbiya até se chamar Sevilha. 
A dominação muçulmana começou por volta de 712 quando Musa de Tanger e seu filho atravessam o estreito de Gibraltar com um poderoso exercito que rapidamente dominou a cidade visigoda. A partir de Sevilha os Mouros avançaram sobre a península Ibérica dominando desde os Pirineus até cidades portuguesas Lisboa e Porto. Essa dominação durou mais de 700 anos deixou uma riquíssima herança cultural visíveis nas artes, língua e arquitetura de cidades como Sevilha e Córdoba (principais cidades do califado).
Praça São Francisco - Proteção contra o sol do verão da Andaluzia
Sevilha - Espanha
Casa de contratación -Atual Arquivo das Índias
Após a reconquista cristã, Sevilha continuou a ser uma cidade prospera. Seu porto as margens do rio Guadalquivir era responsável por quase todo comercio entre a Espanha e países como Inglaterra, Flandres e Gênova. Em 1492 foi do porto de Sevilha que Cristóvão Colombo partiu para descobrir a America. Após a descoberta, o rei da Espanha fundou em Sevilha a casa de contratación (Atual Arquivo das Índias) que controlava e taxava toda a riqueza que entrava na Europa vinda das Américas. Nesta época Sevilha se tornou a maior cidade da Espanha com mais de 100 mil habitantes. O declínio da cidade aconteceu no século XVII quando a casa de contratación foi transferida para Cadiz e uma epidemia que dizimou mais de 45% da população da cidade. Após a dominação francesa e a guerra civil espanhola, Sevilha retomou seu crescimento no século XIX e passou por uma grande transformação quando sediou a Exposição Ibero-americana 1929.
Sevilha - Espanha
Ayuntamiento de Sevilha - Belo edifício construído por Carlos I em 1534.

Como chegar:

Ônibus- É possível chegar de ônibus a Sevilha saindo das principais cidades Europeias através da empresa Eurolines. Já quem esta na Espanha, pode escolher entre a empresa Alsa e a Socibus, onde o trajeto Madri-Sevilha custa aproximadamente 22 Euros.

Trem - A estação de Santa Justa é a principal estação de Sevilha (há também a estação de São Bernardo), o preço do trajeto Madri-Sevilha utilizando trem demora aproximadamente 2h30 e pode custar de 22 Euros a 60 Euros. Para comprar bilhetes on-line clique aqui e acesse o site cia de trens espanhola (Renfe).

Avião - Sevilha possui dois aeroportos, um aeroporto menor onde pousam aviões da Americam airlines, Iberia e outras cias espanholas e o aeroporto internacional de Sevilha onde pousam aviões de cias low cost como Ryan Air, Easy Jet e Vueling.
Sevilha - Espanha
Avenida de la Constitución  no centro de Sevilha - Arquitetura com influencias mouras.

O que visitar:

Catedral de Sevilha - Com certeza a catedral de Sevilha é a principal atração turística da cidade e uma das mais importantes da Espanha. Construída entre 1401 e 1593 a Catedral de Santa Maria da Sede ostenta os títulos de maior catedral da Espanha, maior catedral gótica e terceiro maior templo do mundo. A atual catedral foi construída sobre as ruínas da mesquita muçulmana parcialmente destruída após a reconquista cristã.
Sevilha - Espanha
Catedral de Sevilha - Maior templo gótico do mundo.
Catedral de Sevilha
Replica do Giraldillo - Representando a Fé e o Triunfo da Igreja na entrada da Catedral
O ingresso para visitar a catedral custa 8 Euros (Catedral e a La Giralda). No interior da catedral os visitantes poderão apreciar algumas joias da arquitetura espanhola e objetos de arte sacra dentre os quais podemos destacar os arcos e teto da catedral que foram transformados pelos arquitetos em obras de arte, o gótico e reluzente altar mor com cenas da vida de Cristo esculpidas por Pierre Dancart e a sala do capitulo com sua arquitetura impar.
Sevilha - Espanha
Arcos e teto da catedral de Sevilha.
Sevilha- Espanha
Altar mor com cenas da vida de Cristo esculpidas por Pierre Dancar
Sevilha - Espanha
Bela arquitetura da sala do capitulo- Catedral de Sevilha
Alem dos itens citados acima, da Giralda que falarei na sequencia e das inúmeras obras de arte espalhadas no interior do templo, a Catedral de Sevilha assim como toda Catedral também abriga alguns túmulos onde o que mais me chamou a atenção foi o do Navegador genovês e descobridor da America Cristóvão Colombo. Alem de Colombo o visitante pode ver os túmulos de Pedro I de CastelaAfonso X de Leão e Castela. Quem quiser conhecer mais sobre a história da catedral, ver outras joias expostas no interior da Catedral assim como informações de acesso clique aqui e acesse o site oficial da catedral.
Sevilha - Espanha
Tumulo de Cristóvão Colombo - Destaque na nave principal da catedral.
La Giralda - Um dos três minaretes almóada restantes no mundo (os outros são em Marrakech e Rabat no Marrocos) a Giralda foi construída entre 1184-1196 e era usada pelo almuadem da cidade nas cinco chamadas diárias à oração. A Giralda era tão venerada pelos muçulmanos que durante a reconquista cristã os Mouros pensaram em destruir o minarete. O Rei Afonso X proibiu a destruição da torre sobre a pena de não poupar a população caso isso acontecesse. A catedral de Sevilha que foi construída sobre a antiga mesquita da cidade anexou a Giralda que se transformou no símbolo da cidade de Sevilha.
Sevilha - Espanha
Detalhe e vista da Giralda. Catedral de Sevilha.
Com arquitetura moura formado por treliças e blocos diferentes em cada face da torre, não há escadas no interior da torre. As escadas foram substituídas por uma série de 35 largas rampas construídas assim para possibilitar que o almuadem subisse a torre montado a cavalo. O ticket comprado para visitar a Catedral vale para subir na Giralda e vista da torre é lindíssima.
Sevilha - Espanha
Giralda - Atual torre da catedral de Sevilha e simbolo da cidade.
Alcázar Real- Considerado patrimônio da humanidade o Alcázar Real começou a ser construído em 713 para abrigar os lideres muçulmanos na cidade. Durante o império mouro, o local serviu como fortaleza defensiva e impediu a invasão Viking a Sevilha (que conhecer a capital dos Vikings? Clique aqui e conheça a cidade de Estocolmo). Composto por vários edifícios construídos em diferentes épocas o local abriga edifícios de estilos que passam desde arquitetura mudéjar até o barroco, o Alcázar real é o mais antigo palácio ainda utilizado pela realeza no mundo.
Sevilha - Espanha
Muralhas do Alcázar Real
Assim como nos palácios marroquinos, podemos ver aqui edifícios com estruturas em estuques trabalhados, mármores e aqueles famosos ladrilhos coloridos chamadas de zellige típicos da cultura moura (Quer conhecer mais sobre essa bela arquitetura clique aqui e conheça Marrakech). Dentre os inúmeros palácios e jardins do Alcázar, não podemos deixar de citar o "Patio de las Doncellas" que segundo a lenda era o local onde as 100 virgens que eram oferecidas aos califas ficavam e "Salón de Embajadores" com sua belíssima cúpula que impressiona os visitantes do Alcázar . Boa parte do Alcázar pode ser visitada de maneira gratuita, para visitar os aposentos reais o custo é de 14 Euros e visitas noturnas podem ser feitas por 13 Euros. Quem quiser acessar o site oficial do Alcázar  clique aqui.
Alcazar - Sevilha - Espanha
Patio de las Doncellas um dos principais pontos de visita no Alcázar.
Sevilha - Espanha
Salón de Embajadores- Belo teto usado para impressionar visitantes.
Torre del Oro - Construída por volta de 1220, a torre del Oro foi construida durante o califado almóada e protegia as margens do rio Guadalquivir de invasores. Localizada no chamado passeio de Hércules a torre foi transformada em  Museu Marítimo Naval, a torre del Oro recebeu esse nome em razão de seu revestimento dourado (hoje não existente) e ao fato que durante o período colonial a torre abrigava as riquezas chegadas nas frotas que vinham das Índias Orientais e Ocidentais. O preço para visitar é de 2 Euros e quem quiser conhecer mais sobre o museu pode clicar aqui e acessar o site do museu.
Sevilha - Espanha
Torre del Oro - Margens do Rio Guadalquivir de onde Cristóvão Colombo partir para descobrir a America. 
Sevilha - Espanha
Torre del oro - Atual museu naval de Sevilha.
Praça de Espanha - Construída para a exposição Ibero-Americana de 1929 a Praça de Espanha é um dos locais mais belos de Sevilha. Ocupando uma área de 50.000 metros quadrados, onde 19.000 são de área construída, a Praça de Espanha foi projetada e construída voltada para o rio Guadalquivir(Rio de onde saiam as embarcações de Sevilha) de forma semielíptica que simboliza o abraço de Espanha às suas antigas colônias.
Praça da Espanha - Maiores e mais belas Praça do mundo.
Sevilha - Espanha
Bancos revestidos de cerâmica contando uma parte da historia da Espanha.
A construção da praça e do seu imponente edifício de tijolos à vista, mármore e cerâmica durou quatorze anos e chegou a empregar mais de 1000 homens na empreitada. Projeto do Arquiteto Aníbal González para expor as tecnologias da indústria espanhola, a praça é uma mistura de estilos renascentista, barroco e o belo estilo típico da Andaluzia o mudéjar. Do lado externo do edifício temos bancos apoiados às paredes e ornamentos em cerâmica que mostram quarenta e oito províncias espanholas. Sobre a representação de cada província há  mapas e mosaicos com eventos históricos e os brasões de cada capital de província.
Sevilha - Espanha
Banco revestido de cerâmica falando sobre Granada.
Pavilhão de exposição na praça de Espanha
A praça é rodeada por um canal de 550 metros cortado por quatro pontes que representam os quatro reinos medievais que deram origem a Espanha. Quando esse canal esta cheio (não sei o motivo, mas as vezes no verão o canal é esvaziado) é possível alugar barcos e de divertir um pouco no local.
Sevilha - Espanha
Canais da praça de Espanha - Opção de lazer romântica para um fim de tarde. créditos da imagem
Museu de artes e costumes populares- Construído para a exposição de 1929 o edifício de estilo mudéjar abriga uma coleção é composta de bordados, cerâmicas, roupas, ferramentas de trabalho, jóias, instrumentos musicais, etc. A vista ao museu é gratuita para cidadãos da comunidade europeia e custa 1,50 Euros para estrangeiros. Para conhecer um pouco mais sobre o museu, clique aqui e acesse o site do museu.
Sevilha - Espanha
Museu de artes e costumes populares - Arquitetura muçulmana ainda muito presente em Sevilha. 
Metropol Parasol - Localizada na Plaza de La Encarnación substituindo um convento e um antigo mercado público (ambos demolidos em 1983) o metropol é maior estrutura de madeira do mundo. Conhecido o Las Setas de La Encarnación (Os cogumelos da Encarnación) o metropol foi projetado pelo arquiteto Alemão Jürgen Mayer-Hermann é divido em 4 andares. No subsolo do Metropol temos o Museu Antiquarium que expõe vestígios arqueológicos romanos e árabes. No térreo, há um mercado central onde podemos encontrar produtos tipos da Andaluzia Nos pisos superiores alem de terraços panorâmicos há um restaurante com uma bela vista de Sevilha. Para visitar o Metropol o visitante irá desembolsar 3 Euros.
Metropol Parasol - credito da imagem
Parque Maria Luisa - Espaço verde mais famoso da cidade de Sevilha, o parque Maria Luis é recheado de belas fontes e monumentos o que torna o local um excelente opção de lazer. Aqui fica localizado o museu arqueogeológico de Sevilha que expões objetos desde a pré-historia até o período romano e a Praça de Espanha.
Sevilha - Espanha
Museo Arqueológico de Sevilha - Uma das opções de lazer no parque Maria Luisa.
Sevilha - Espanha
Glorieta de San Diego, - Uma das entradas do Parque Maria Luisa
Real Fabrica de Tabaco de Sevilha- O impressionante edifício neoclássico construído em pedra no XVIII foi sede da primeira fabrica de tabacos construida na Europa. Um dos maiores edifícios da Espanha, a Real fabrica de tabacos contava com mais de 100.000 trabalhadoras, dentre as trabalhadoras destaque para Carmen que foi imortalizada na ópera de Bizet. Atualmente o edifício da fabrica de tabaco abriga a reitoria da Universidade de Sevilha.
Sevilha - Espanha
Real Fabrica de Tabaco de Sevilha - Imortalizada por Bizet.

O que comer:

Rabo de Touro - Como o próprio nome este prato tipico da Andaluzia é feito com rabo de boi ou vaca refogado em azeite e vinho e acompanhada de alho, pimento vermelho, cenoura, açafrão e batatas. Este prato pode ser encontrado por 14 Euros em Sevilha.
Sevilha - Espanha
Rabo de touro - Prato apreciado em Andaluzia.
Revuelto de oricios- Este prato também da região da Andaluzia é feito de ovos mexidos com ovas de ouriços do mar e camarões, não tive a oportunidade de provar o prato mas pode ser encontrado por 25 euros.

Tapas - Tapas são uma especie de brusquetas que são servidas com entradas. No caso da foto abaixo temos pão chorizo, queijos e azeitonas. Alias os melhores azeites estão em terras ao redor do mediterrâneo.
Tapas - Ótima opção de entrada.

Usuários de Yahoo e netvibe, assine nosso FEED na barra lateral e fique sabendo de todas nossas atualizações. Semanalmente temos novidades!!!!!


Duvidas são bem vindas, postando uma duvida em nosso blog você esta ajudando outros viajantes como você....


Curtiu nossa postagem ou as fotos? Curta nossa pagina no facebook abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas

Curta nossa pagina no Facebook